Mapeamento das práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de Libras como língua adicional no Brasil

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45455

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais

Resumo

A língua brasileira de sinais (Libras) é a principal forma de comunicação da comunidade surda no Brasil e uma língua adicional (LA) para ouvintes. O estudo visou mapear as práticas pedagógicas no ensino de Libras como LA no Brasil, com base em publicações de 2020 a 2023. A revisão sistemática seguiu o protocolo de Tranfield, Denyer e Smart (2003) e utilizou o Google Acadêmico, pesquisando termos como “ensino”, “Libras”, “ouvintes”, “segunda língua”, “língua adicional” e “didática metodologia”. Foram analisados 41 trabalhos publicados em português que abordavam o aprendiz ouvinte. Os resultados mostram que na Região Norte predominam trabalhos crítico-reflexivos; no Nordeste, há diversidade contextual; no Sul, propostas de inovação metodológica; no Sudeste, ênfase na formação e identidade docente; e no Centro-Oeste, destaca-se a capacitação em serviço, uso da música e gamificação. O ensino de Libras como LA no Brasil é caracterizado por práticas pedagógicas diversas e regionalmente situadas.

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Biografia do Autor

Lídia da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora efetiva do Curso de Graduação em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Coordena o Núcleo de Ensino de Libras (NEL).

Brunna Camilly Alves Rodrigues da Mata, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Estudante de Nutrição na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integra o CECANE Paraná, onde colabora com iniciativas relacionadas a alimentação escolar e seu interesse acadêmico abrange ações voltadas para a educação alimentar e nutricional em escolas.

Daniele Wants, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Estudante de Letras Português (Licenciatura) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dedica-se à pesquisa e à produção de vídeos de divulgação científica.

Michele Cristina Batista dos Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Estudante de Letras Francês (Licenciatura) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na criação de vídeos de divulgação científica.

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Publicado

23-12-2024