Mapeamento das práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de Libras como língua adicional no Brasil
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45455Palavras-chave:
Língua Brasileira de SinaisResumo
A língua brasileira de sinais (Libras) é a principal forma de comunicação da comunidade surda no Brasil e uma língua adicional (LA) para ouvintes. O estudo visou mapear as práticas pedagógicas no ensino de Libras como LA no Brasil, com base em publicações de 2020 a 2023. A revisão sistemática seguiu o protocolo de Tranfield, Denyer e Smart (2003) e utilizou o Google Acadêmico, pesquisando termos como “ensino”, “Libras”, “ouvintes”, “segunda língua”, “língua adicional” e “didática metodologia”. Foram analisados 41 trabalhos publicados em português que abordavam o aprendiz ouvinte. Os resultados mostram que na Região Norte predominam trabalhos crítico-reflexivos; no Nordeste, há diversidade contextual; no Sul, propostas de inovação metodológica; no Sudeste, ênfase na formação e identidade docente; e no Centro-Oeste, destaca-se a capacitação em serviço, uso da música e gamificação. O ensino de Libras como LA no Brasil é caracterizado por práticas pedagógicas diversas e regionalmente situadas.
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