MECANISMOS DÊITICOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO GÊNERO TIRA
Resumo
Este trabalho discute a presença da dêixis no Livro Didático (LD) e o ensino de estratégias textual-discursivas necessárias à compreensão do gênero tira, como uma possibilidade de permitir ao aluno desenvolver competências leitoras linguístico-discursivas. O gênero tira torna possível ainda, por seu caráter lúdico e composicional, maior participação dos alunos nas atividades de leitura e, consequentemente, uma abordagem metodológica mais voltada para a discursividade, para fenômenos como, por exemplo, a ambiguidade, a polifonia, a ironia e a intertextualidade. De acordo com essa perspectiva, defendo que ler e analisar o gênero tira, de acordo com opanorama, gênero/deiticidade/estratégias de leitura, se constitui um campo profícuo de pesquisa e estudo, visto que a atenção dos pesquisadores tem se voltado ora mais para a investigação do gênero como um texto midiático; ora mais para a relação do gênero com os aspectos pragmáticos que particularizam os produtores e os receptores. Os resultados evidenciam que é possível compreender a tira não apenas como um artefato
capaz de produzir humor, mas também como um construto social, cuja harmonia entre os elementos linguísticos e não linguísticos é complexa e requer domínio de diferentes estratégias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-10-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.