A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: ETHOS E CENOGRAFIA DISCURSIVOS

Autores

  • Silma Ramos Coimbra Mendes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O objetivo deste artigo é, sob uma perspectiva discursiva, depreender a cenografia e o ethos de materiais publicitários - Catálogos de Processos Seletivos 2002-2003 e 2007-2008 que circularam em uma instituição de ensino superior privada, situada no interior do estado de São Paulo, em meio a um contexto de mudanças. O corpus foi constituído por recortes de quatro Catálogos de Vestibular, 2002-2003 e 2007-2008, de instituição de ensino superior privada. Os referenciais teóricos inserem-se na Análise do Discurso francesa e no dispositivo enunciativo-discursivo de Maingueneau (2005) no qual estão imbricados o verbal e não-verbal. A análise permitiu depreender, por meio das cenografias e ethé das peças publicitárias, um funcionamento discursivo que aponta para um continuum de alinhamento da instituição aos “novos tempos”.

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Biografia do Autor

Silma Ramos Coimbra Mendes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada no LAEL Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo.

Publicado

01-11-2013