“DOCENTES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”: AGENTES OU ATORES? ANÁLISE LINGUÍSTICODISCURSIVA DO HISTÓRICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO
Resumo
Este texto apresenta uma análise linguístico-discursiva do Histórico que relata o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Foram empregados alguns dos procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional propostos por Bronckart e Machado (2004; 2005), sendo o objetivo encontrar e apresentar uma resposta para a seguinte questão: qual é o lugar atribuído pelo documento aos professores de educação profissional de nível técnico no processo de elaboração das diretrizes? O estudo revelou que o documento analisado apresenta os docentes como agentes, ou seja, actantes que não possuem as características de um ator. Em outras palavras, esses professores figuram no documento não como a fonte de um processo, mas como passivos em relação a uma Comissão Especial e seus membros.
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