UM GÊNERO TEXTUAL EM QUESTÃO: ANÁLISE DE ANÚNCIOS DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS
Resumo
O estudo da linguagem, em suas mais variadas formas e usos, sempre desperta o interesse daqueles que pretendem explicar os fenômenos a ela relacionados. Estudar um texto, por exemplo, que une a linguagem verbal e a não-verbal, observando possibilidades de análise, constitui um grande desafio. Não é uma tarefa simples, pois o texto precisa ser analisado como um todo, considerando-se as possíveis interpretações. O objetivo principal é analisar textos de anúncios institucionais, considerando: 1) os contextos da cultura e da situação, a partir da proposta de Halliday (1994); 2) o contrato de comunicação proposto por Charaudeau (1996); 3) os gêneros textuais, especificamente, o gênero anúncio institucional, pois a identificação e a interpretação de um gênero textual constituem importantes pontos a serem destacados em uma análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.