TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever a primeira chamada de um curso de formação continuada de professores para a utilização de TICs no ensino presencial da UFES. Essa etapa teve duração de 06 meses, com 5 módulos, a saber: 1) Ambientação de plataforma Moodle e conferência Web; 2) Recursos de mediação em educação online; 3) Integração de mídias na educação I; 4) Integração de mídias na educação II e 5) Fundamentos em Educação a Distância. Um total de 176 alunos distribuídos entre 119 servidores técnico-administrativos e 57 professores da UFES participaram do curso. O presente estudo reporta resultados preliminares do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino presencial por parte de professores que integraram o curso. Para tanto, a análise se baseou em dados obtidos nas respostas a um questionário aplicado a professores que fizeram o curso. Em geral, os resultados sugerem que a formação continuada é essencial na utilização das TICs no ensino presencial por possibilitar a incorporação de novas metodologias de ensino e ressignificações dos papéis de professores e de alunos em contextos de ensino e de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-10-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.