A LEITURA ONLINE E HIPERTEXTUAL COMO MEIO DE INSERIR PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
Abstract
A leitura online está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, o que proporciona novos espaços de escrita e de interação. Nesse contexto, pode-se ressaltar que a internet, enquanto espaço de escrita e de leitura, não apenas traz novas formas de acesso à informação, mas proporciona também diferentes práticas de letramentos digitais. Este artigo tem como objetivo investigar se a leitura online insere práticas de letramentos digitais no contexto universitário. Para tal investigação, foi realizado um estudo de pesquisa dentro de uma perspectiva etnográfica, com um grupo focal composto por 10 universitários do Curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas, RS. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, além de narrativas, de entrevistas e também através da gravação do percurso de leitura online. Esse artigo apresenta um recorte dessa pesquisa, focando sobre três narrativas dos universitários. Como aporte teórico, fez-se o uso dos Novos Estudos do Letramento e de autores sobre leitura online e hipertextual. As análises tiveram como foco as marcas discursivas que revelaram como os universitários se inserem em práticas de letramentos digitais através da leitura online, a qual contribuiu de modo significativo para a prática acadêmica dos estudantes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
11-10-2013
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
