TICS E INTERAÇÃO TRANSCULTURAL NO ENSINO DE L2
Abstract
O objetivo deste trabalho é refletir sobre formas de desenvolver a competência comunicativa na língua estrangeira (L2) através do uso de abordagens híbridas de ensino que incorporem tecnologias da informação e comunicação (TICs) como formas de aumentar o contato com a língua e cultura alvo e desenvolver a autonomia do aprendiz de L2. Para tanto, o estudo descreve um projeto de ensino que utilizou uma metodologia híbrida de ensino de L2 com uso de TICs e que foi aplicada a estudantes do nono ano de uma escola pública em Vila Velha, ES. A metodologia aplicada no projeto de ensino descrito no estudo incorporou o uso de vídeos, atividades no laboratório de informática da escola acessando um curso no laboratório virtual da Universidade do Oregon (ANVILL), interação em uma rede social e o uso de um software. Os resultados do projeto de ensino sugerem que abordagens híbridas que incorporam TICs promovem maior motivação e autonomia no aluno além de propiciarem o desenvolvimento da competência comunicativa em L2.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
11-10-2013
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
