TICS E INTERAÇÃO TRANSCULTURAL NO ENSINO DE L2
Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre formas de desenvolver a competência comunicativa na língua estrangeira (L2) através do uso de abordagens híbridas de ensino que incorporem tecnologias da informação e comunicação (TICs) como formas de aumentar o contato com a língua e cultura alvo e desenvolver a autonomia do aprendiz de L2. Para tanto, o estudo descreve um projeto de ensino que utilizou uma metodologia híbrida de ensino de L2 com uso de TICs e que foi aplicada a estudantes do nono ano de uma escola pública em Vila Velha, ES. A metodologia aplicada no projeto de ensino descrito no estudo incorporou o uso de vídeos, atividades no laboratório de informática da escola acessando um curso no laboratório virtual da Universidade do Oregon (ANVILL), interação em uma rede social e o uso de um software. Os resultados do projeto de ensino sugerem que abordagens híbridas que incorporam TICs promovem maior motivação e autonomia no aluno além de propiciarem o desenvolvimento da competência comunicativa em L2.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-10-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.