A ATUALIDADE DA PESQUISA SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO BRASIL
Resumo
Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento da pesquisa sobre as estratégias de leitura no Brasil. Desde a década de 70, a investigação sobre leitura sob o ponto de vista psicolinguístico tem aberto caminhos para que a área de leitura avance. Nesse sentido, muito se tem discutido sobre os tipos de processamento que ocorrem durante o ato de ler. Já na década de 90, quando modelos de leitura interativos passam a dominar as pesquisas, uma discussão voltada às estratégias de leitura ganha espaço. Atualmente, o que se observa é que as estratégias metacognitivas são de grande interesse para a educação, em especial ao ensino de leitura em sala de aula. Isso porque o conhecimento das estratégias torna possível ao professor ensiná-las explicitamente a ponto de tornar o aluno consciente do uso. Para fins deste trabalho, coletamos dados do portal da CAPES sobre as produções acadêmicas mais recentes publicadas no Brasil, cujo assunto estratégias de leitura é central. Os resultados apontam para uma diversidade de interesses sobre as estratégias, tanto cognitivas como metacognitivas, e revelam como o assunto acabou se inserindo na área de educação e não apenas de psicolinguística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-08-2014
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.