RETEXTUALIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão em torno de uma prática de letramento literário na Educação Básica. O objetivo é verificar como os alunos manifestam suas posições discursivas em retextualizações produzidas a partir de um evento de letramento constituído pela escuta de um texto literário. A partir do aporte teórico que considera as concepções de letramento (COSSON, 2011; PAULINO E COSSON, 2009; SOARES, 2001; TFOUNI, 2001) e de retextualização (MARCUSCHI, 2001; MATENCIO, 2002), serão analisados textos produzidos por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do Estado do Espírito Santo. A análise dessas produções demonstra como as práticas de letramento literário na escola tornam possível a participação do aluno no processo dialógico que permite recuperar e atualizar textos marcados pelas variadas experiências culturais que o circundam.
Palavras-chave: Letramento literário. Retextualização. Posições discursivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.