GÊNERO OU SUPORTE? O ENTRELAÇAMENTO DE GÊNEROS NO TWITTER

Autores

  • Ernani Cesar Freitas Universidade de Passo Fundo
  • Pedro Afonso Barth Universidade de Passo Fundo

Resumo

O presente estudo pretende analisar o twitter com o intuito de investigar os gêneros que são mobilizados por seus usuários. O twitter é uma mescla de rede social e microblogging e, aparentemente, é constituído por resquícios de diversos gêneros como notícia, bilhete, propaganda, citação, que foram modificados para atender as necessidades de comunicação encontradas na rede social. O objetivo do trabalho é verificar se os textos produzidos podem ser considerados um novo gênero, ou o site seria um suporte para a veiculação de gêneros já existentes. O referencial teórico deste estudo está ancorado em Bakhtin (2003), Bazerman (2007) Marcuschi (2008), e Xavier (2011). A pesquisa desenvolvida é descritiva, bibliográfica, com abordagem qualitativa. A partir da análise de tweets coletados no dia 22 de fevereiro de 2014, chegou-se à conclusão de que, apesar de mobilizar características do mais variados gêneros, não podemos considerar o site como um suporte, pois o texto veiculado no siteprecisa passar por uma adequação de estilo e de formato.

Palavras-Chave: Gênero. Twitter. Suporte. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernani Cesar Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras (PUCRS) com pós-doutorados em Linguística aplicada e estudos da linguagem (PUC-SP/LAEL); Professor do PPG em letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).


Pedro Afonso Barth, Universidade de Passo Fundo

Mestrando na linha de Leitura e formação do Leitor no PPG de letras da Universidade de Passo Fundo. Especialista em ensino de Língua Portuguesa/UPF. Bolsista CAPES/FAPERGS

Downloads

Publicado

2015-07-14