ALGUNS ASPECTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL EM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

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Resumo

Este artigo objetiva descrever o processo de construção do letramento digital de crianças de escola pública e privada de Recife-PE, anteriormente e durante o processo de Alfabetização. Para tanto, foi elaborado um conjunto de testes a partir das habilidades linguístico‐cognitivas envolvidas na construção do letramento digital. A partir dos dados, dividiu-se o corpus de análise em duas partes, sendo o primeiro referente a seis domínios do letramento digital que contemplavam as habilidades para sua construção. A partir dos resultados nestes testes, foram elaborados os perfis de letramento digital, que corresponderam ao segundo nível de análise. Os perfis descritos foram nomeados de errante, passageiro, navegante e guia, numa ordem crescente dos graus de letramento digital. Em síntese pode‐se destacar que as habilidades envolvidas na construção do letramento digital entrelaçavam‐se umas às outras, em um continuum e que o desempenho dos sujeitos no mundo virtual dependia da experiência e do domínio do código alfabético, todavia, na ausência deste, outros códigos eram acionados. Por fim, ressaltou-se que todas as crianças do estudo apresentaram melhores resultados no segundo ano da pesquisa, fornecendo autoridade para afirmar que a relação entre avanços na escolaridade, idade e experiências na hipermídia tendem a fomentar eventos de letramento digital.

Palavras-chave: Letramento digital. Alfabetização. Práticas sociais.

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Biografia do Autor

Flávia Girardo Botelho Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Flávia Girardo Botelho Borges possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento digital, linguagem e tecnologia, linguística cognitiva e gêneros textuais. 

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Publicado

14-07-2015