v. 16 n. 35 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades

As últimas décadas evidenciam, no Brasil, a intensificação da referência a princípios etnográficos nos modos de fazer pesquisas no campo dos estudos da linguagem e suas interseções com as ciências sociais, a educação, a comunicação social, entre outras. Nessa mobilização, ora assumindo a etnografia como um método, ora modalizando como de inspiração etnográfica ou, mais recentemente, assumindo-se etnografia como uma episteme ou um modo de pensar o mundo social, torna-se significativo que pesquisadores/as cada vez mais especifiquem, proponham ou argumentem de que modo o pensar etnográfico está constituindo a pesquisa realizada. No que tange aos estudos da linguagem, para além da reiteração dos modos convencionais de etnografia como uma descrição densa da participação numa comunidade, são também emergentes estudos que colocam sob escrutínio discursos em circulação em diferentes eventos institucionais ou não, em contextos virtuais ou não, desafiando o/a pesquisador/a em um engajamento de observação e participação não convencionadas nos clássicos manuais oriundos da antropologia. Assim, neste dossiê, objetivamos reunir estudos que colocam em reflexão pesquisas nos diferentes campos dos estudos da linguagem e suas interseções que reivindiquem a etnografia como perspectiva metodológica, teórica, praxiológica ou epistêmica. Serão consideradas contribuições indisciplinares situadas na educação, na saúde, no direito, na comunicação, nas ciências sociais etc. e que também dialoguem com os campos dos estudos da Análise da Conversa, da Antropologia Linguística ou da Sociolinguística Interacional, entre outras abordagens discursivas e interacionais, como possibilidades de análise de dados gerados em estudos etnográficos.

Organizadores: Roberto Perobelli (UFES), Alexandre Cadilhe (UFJF) e Janayna Bertollo Cozer Casotti (UFES)

Publicado: 29-12-2022

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