Dossiê 45 (2020/2) - Dossiê "Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes"

25-11-2019

A Revista Dimensões, publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da UFES, torna pública a chamada para o dossiê “Mulheres e criações artísticas na história: tramas e poderes”. Com este tema, propomos reunir artigos que tenham como linha de pesquisa e estudo a presença e a participação das mulheres no campo das criações artísticas e culturais no decorrer da história, seja como produtoras de conhecimento e arte, portanto como sujeitos da produção e manifestação artística, científica e cultural, seja como objetos representados pela arte em suas mais variadas expressões. Este é um debate ainda pouco explorado na historiografia brasileira, o que significa dizer que além da busca por tornar visíveis a existência de mulheres artistas e mulheres pensadoras ao longo dos séculos, também é necessário discutir as marcas de gênero que geram assimetrias no modo como são estruturados e acessados os espaços de criação e saberes artísticos. Nesse sentido, o dossiê pretende abarcar contribuições que busquem aproximar criticamente os elos que vinculam arte (em uma acepção ampla da palavra) e poder, buscando desconstruir noções de neutralidade que, desde uma perspectiva canônica, tendem a apagar as tensões e as relações desiguais no universo criativo das artes e do pensamento. Serão contemplados trabalhos que abordem o tema proposto a partir de múltiplos olhares, pensando desde a trajetória de mulheres nas artes e nas ciências, os protagonismos e os estereótipos, a sexualidade, os corpos, a diversidade sexual e de gênero, as representações e autorrepresentações, as estéticas feministas, bem como a relação entre arte e gênero, os papeis sociais e as subjetividades e as interseções na arte entre feminismos, gênero e raça.

O dossiê está aberto a pesquisadorxs da área de Ciências Humanas e Sociais, tanto brasileirxs quanto estrangeirxs, aceitando artigos em português, espanhol, inglês e francês.

A Revista Dimensões receberá também trabalhos para a seção de artigos livres que atendam à especificidade do periódico e que sejam artigos decorrentes de relatos de pesquisas inéditas, resultantes de debate acadêmico-científico relativos ao referido tema.

O prazo final de recebimento de trabalhos será no dia 31 de outubro de 2020.

As instruções aos autores se encontram no site http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes/ assim como demais números da Dimensões – Revista de História da UFES.

Dúvidas poderão ser esclarecidas através dos e-mails marxis@terra.com.br; liviaasrangel@gmail.com ou pelo telefone (27) 3335-2520.

Organizadoras

Dra. Maria Beatriz Nader

Dra. Livia de Azevedo Silveira Rangel