
A imprensa como partido político-ideológico: o caso do 
jornal O Estado de S. Paulo.

CÁSSIO AUGUSTO SAMOGIN ALMEIDA GUILHERME1

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo: Este trabalho objetiva apontar algumas discussões metodológicas fundamentais 
para o uso da imprensa como objeto de pesquisa em História, bem como apresentar estudos 
já feitos e novas análises sobre a atuação política e ideológica do jornal O Estado de S. 
Paulo (Estadão) ao longo da república brasileira. Para tanto, pensamos metodologicamente 
a imprensa como “aparelho privado de hegemonia”, nos termos propostos por Antônio 
Gramsci e observamos que o Estadão conjuga a defesa da ideologia neoliberal, da 
meritocracia, possui fortes ligações com o empresariado paulista, posiciona-se de maneira 
contrária às greves e movimentos sociais, ao mesmo em tempo que se posta como defensor 
dos direitos individuais do cidadão.
Palavras-chave: Imprensa; Política; Estadão.

Abstract: This paper aims to point out some fundamental methodological discussions to 
use the press as a research subject in History, as well as to present studies already made 
and new analyzes on the political and ideological performance of  the newspaper O Estado 
de S. Paulo (Estadão) throughout the republic Brazilian. In order to reach this target, we 
think methodologically the press as a “Hegemonic private apparatus”, according to the 
terms proposed by Antônio Gramsci, and observe that the Estadão supports the defense 
of  neoliberal ideology, meritocracy, has strong links with São Paulo business community 
and opposes strikes and social movements, in the same time it stands as a defender of  
individual rights of  citizens.
Keywords: Press; Politics; Estadão.

Recebido em 24/10/20’7 e aceito em 15/02/2018.
1. Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste 
do Pará (UNIFESSPA).



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869200

Introdução

Consolidam-se, na historiografia contemporânea, novas pesquisas 
que têm a política como objeto de análise, porém não como um 
retorno da narrativa do acontecimento em sentido tradicional, pois 

como diz Rémond “não é a mesma política, nem a mesma história política, 
nem a mesma abordagem, nem inteiramente o mesmo objeto” (RÉMOND, 
2003, p. 58). Uma vez que a renovação metodológica das novas pesquisas em 
História Política tem apontado que o político dialoga com vários aspectos 
da vida coletiva e não se constitui em um ator separado, este artigo2 faz uma 
revisão bibliográfica, acrescida de análises sobre momentos pontuais, acerca 
das narrativas político-ideológicas do jornal O Estado de S. Paulo (OESP ou 
Estadão), desde a sua fundação em 1875 até a reeleição de Lula da Silva em 
2006. O Estadão possui a histórica tradição de se posicionar abertamente, 
via editorial, a favor de um candidato presidencial. O fechamento de nosso 
recorte se justifica ante o limite de páginas deste artigo e, principalmente, 
pelo fato de que o posicionamento do jornal na eleição e reeleição de Dilma 
Rousseff  em 2010 e 2014, seu governo, o processo de golpe parlamentar e 
a sustentação que o Estadão dá ao governo de Michel Temer, serão os temas 
de pesquisa mais aprofundada em tese de doutorado3.
 A imprensa como objeto de pesquisa historiográfica dialoga com as 
renovações em estudos da chamada “Nova História Política”, que buscam 
ampliar as fontes e os métodos de análise. Sabemos que nem sempre a 
exatidão e a independência dominam os conteúdos dos jornais e seus 
editoriais, porém é preciso reconhecer que, embora atue na fabricação da 
opinião pública, a imprensa é “produtora considerável de informações 
diversas, que esclarecem as atitudes e os comportamentos: ela noticia 
reuniões políticas, o número de participantes, traz relatos de manifestações” 

2. O texto é uma versão com discussão e recortes ampliados da comunicação oral 
apresentada no VIII Congresso Internacional de História realizado em outubro de 2017 
na Universidade Estadual de Maringá – UEM.
3. Doutorado em História pela Universidade Estadual de Maringá – UEM sob orientação 
do professor Dr. João Fábio Bertonha.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 201

(BECKER, 2003, p. 196-197). No mesmo sentido, escreve a historiadora 
Tania Regina de Luca, ao defender as pesquisas nos periódicos, que “as 
renovações no estudo da História Política, por sua vez, não poderiam 
dispensar a imprensa, que cotidianamente registra cada lance dos embates 
na arena do poder” (LUCA, 2011, p. 128).
 Assim, ao ter a mídia como objeto de pesquisa histórica, é necessário 
analisar: qual a influência da imprensa sobre a formação da opinião pública; 
se políticos e empresários influenciam e são influenciados pela mídia; qual 
a contribuição da imprensa para criar um clima favorável ou de crise a um 
determinado governo ou política pública; quem financia a imprensa; seus 
vínculos políticos e empresariais (JEANNENEY, 2003). Em tais pesquisas, 
o olhar do historiador, além de saber como os fatos ocorreram, analisa 
como esses fatos foram percebidos, noticiados, ressignificados e narrados 
pela imprensa. Partimos da premissa de que uma política pública que conte 
com apoio da imprensa tem mais chances de se sustentar do que uma 
política pública que receba oposição ostensiva dos meios de comunicação. 

Imprensa e política no Brasil

A grande imprensa, que define-se como filiada aos ideais liberais e 
republicanos, teria, com base na liberdade de expressão, a responsabilidade 
social de atuar na fiscalização dos poderes, como um “quarto poder”. 
Para isso, a imprensa se coloca como alheia aos conflitos sociais, políticos 
e econômicos ao agir com imparcialidade na observação e denúncia de 
irregularidades em nome dos interesses de toda a coletividade.
 Entretanto pesquisas que têm a imprensa como objeto de análise 
apontam para as seguintes contradições e limites dos ideais propagados 
pela grande mídia: a atuação como máquinas de produção do consenso 
do pensamento único às ideias neoliberais e bloqueio de outras formas 
de pensamento contrárias à teoria liberal; a liberdade de expressão é, na 
verdade, a liberdade do proprietário do veículo de imprensa ao definir o que 
será publicado; a fiscalização dos poderes é seletiva; como uma empresa 
privada que visa ao lucro, depende da venda do produto e do patrocínio 



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869202

de anunciantes, a imprensa não está alheia aos conflitos sociais, políticos 
e econômicos; a alegada imparcialidade em nome dos interesses de toda a 
coletividade se constitui em disfarce para o caráter ideológico nas narrativas 
publicadas pela imprensa.
 Embora a imprensa possa não ter vínculos com partidos políticos, 
as pesquisas apontam para a manutenção de vínculos de classe. A grande 
imprensa brasileira, a partir de meados dos anos 1980, agiu partidariamente 
na produção de um consenso ideológico neoliberal, enquanto parecia 
neutra, objetiva e independente aos olhos do leitor. Para ficarmos em 
alguns exemplos clássicos, conforme sistematizou a pesquisadora Carla 
Luciana Silva (2014): para Nelson Werneck Sodré a imprensa é burguesa, 
pois, desde o início do século XX, direciona-se ao leitor da nova pequena 
burguesia com o objetivo de formar aliança/consenso ideológico com a 
grande burguesia. Em sentido próximo, Maria Helena Capelato chama a 
atenção para a ação pedagógica da grande imprensa, direcionada às classes 
trabalhadoras na construção de uma visão de mundo ordeira, cívica, 
patriótica e anticomunista e, em Francisco Fonseca, a imprensa é militante 
na missão de forjar o consenso aos ideais ultraliberais.
 Francisco Fonseca tem um dos trabalhos de referência para os 
estudos da grande imprensa no Brasil. Ao desnudar a fabricação do 
consenso forjado em torno da Agenda Ultraliberal entre 1985-1992 nos 
jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e O Globo, 
o autor discute importantes metodologias para pesquisas que tenham 
a imprensa diária como objeto: a imprensa usa uma linguagem simples, 
vulgar, dicotômica, em nome de valores supostamente universais e naturais; 
não há vozes alternativas; os adversários são desqualificados, estigmatizados 
e hostilizados como atrasados inimigos; e pratica a omissão de fatos que 
desabonam sua narrativa.
 É nos editoriais que os jornais apresentam a posição oficial de 
seus proprietários. Neles podemos perceber a forma de defesa ou crítica 
a determinadas ideias, políticos e partidos, o que serve de baliza para o 
trabalho dos demais jornalistas da empresa. Como aponta Fonseca (2005), 
comumente os editoriais usam o fugidio conceito de “opinião pública” para 
legitimar a própria opinião da empresa jornalística ou, no máximo, da classe 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 203

média/alta que busca representar e dirigir. Embora justifique suas posições 
em nome de uma democracia liberal, na prática, não há pluralismo de ideias 
e debates na grande imprensa brasileira. Arraigados ao conservadorismo e 
à reação, em nome de uma suposta liberdade de expressão, atuam de forma 
antiliberal e antidemocrática na defesa da sociedade capitalista, na qual a 
iniciativa privada é vista de forma positiva e os culpados pela crise sempre 
são o intervencionismo estatal, os movimentos sociais de trabalhadores, as 
greves e os partidos de esquerda.
 As mídias de informação atuam em dois campos que se 
complementam: o econômico, pois se trata de uma empresa que fabrica 
um produto a ser comercializado e que visa ao lucro; e o simbólico, uma 
vez que seu produto busca participar da construção da opinião pública. O 
jornal é sempre um mediador que faz a triagem dos acontecimentos antes 
de publicá-lo na forma de notícia ou opinião, ou seja, o jornal tem a dupla 
função de formar e informar. Conforme a historiadora Tania de Luca, “a 
imprensa periódica seleciona, ordena, estrutura e narra, de uma determinada 
forma, aquilo que se elegeu como digno de chegar até o público” (LUCA, 
2011, p. 139). Da mesma forma que se atenta para os destaques de capa ou 
topo de página das matérias e opiniões publicadas, é preciso atentar para o 
que não é publicado ou o é sem destaque. No caso dos jornais, seu público 
leitor é mais elitizado, os chamados formadores de opinião que, a partir da 
leitura do periódico, atuarão socialmente na propagação da narrativa por 
eles consumida diariamente.
 Assim, é importante buscar quais grupos sociais, políticos e 
econômicos são destacados nas páginas dos jornais, aí incluídos o seu 
caráter publicitário; como os espaços editoriais são utilizados para defender 
um projeto político e econômico de redução do Estado; quais propostas 
a imprensa aponta para a economia brasileira; se tais propostas foram 
importantes para a adesão da imprensa no apoio ou crítica a determinado 
governo ou partido; qual o peso que a imprensa dá para a cobertura política, 
a corrupção, os embates partidários no Congresso, as propostas econômicas 
e sociais dos governos, dentre outros temas.

Os conceitos explicativos elaborados por Antonio Gramsci são 
fundamentais pontos de partida para pensar a imprensa, como meio 



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869204

eficiente para “organizar e difundir determinado tipo de cultura” (2001, p. 
32). Posto que Gramsci entendia a cultura e a ideologia como permeadas 
por relações de poder, a dominação de uma classe sobre a outra necessitava 
de uma liderança ideológica e cultural, que construiria a hegemonia via 
consenso na sociedade civil em disputa. A imprensa é pensada aqui como 
instrumento da luta de classes no embate ideológico, pois busca influenciar 
na grande e na pequena política, apontar o rumo, organizar seus leitores de 
classe média numa educação continuada, visto que a reprodução do capital 
necessita de defensores. Assim, partimos da hipótese de que a imprensa age 
como “aparelho privado de hegemonia” ou um “partido”, uma “trincheira” 
ideológica na “guerra de posições” cujos jornalistas/editores atuam como 
“intelectuais orgânicos” a serviço dos seus patrões na busca pelo “consenso” 
da narrativa pretendida pela empresa jornalística para consolidar-se como 
“hegemônica”.

O jornal O Estado de S. Paulo

Em 1875, ainda no tempo do Brasil Império, um grupo de 
cafeicultores ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP) funda na 
cidade de São Paulo o jornal A Província de São Paulo, o qual “resultava 
de uma aliança entre elites rurais e burguesia ascendente. Amparado em 
sólidos capitais, conjugou ideologia elitista das classes dirigentes com um 
veio de defesa do cidadão” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 88). O jornal inovou 
nos anúncios publicitários e na venda avulsa pelas ruas da cidade. Segundo 
Nelson Sodré, “a população achou aquilo um despautério, houve repulsa 
à iniciativa que levaria à ‘mercantilização da imprensa’” (SODRÉ, 2011, p. 
337).
 A partir de 1885, o jornal assume posição em defesa da República 
e pela abolição da escravidão. Embora a “história oficial” do jornal tente 
consolidar a tese de que já nascera abolicionista, a pesquisa de Juremir 
Machado da Silva (2017) mostra que até 1884 havia anúncios de leilões de 
escravos e de escravos fugidos. Em 1890, no período republicano, muda 
o nome para O Estado de São Paulo. Nos primeiros anos da República, a 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 205

imprensa alinhada admite a hipótese de uma grande conjuração monarquista 
em Canudos e a série de reportagens de Euclides da Cunha4, elogiosas 
ao exército e silenciosa sobre as atrocidades, teve grande repercussão e 
aumentou a tiragem do jornal. A partir de 1902, Júlio de Mesquita se torna 
proprietário único do jornal que havia ingressado em 1885 como redator.
 Durante o período conhecido como República Velha, o Estadão 
compôs, no campo oposicionista, a chamada “república oligárquica”. 
Embora Júlio de Mesquita tenha sido integrante da comissão executiva do 
PRP, sendo deputado estadual, federal e senador, o Estadão apoiou parte das 
pautas do movimento tenentista, Mesquita foi preso e o jornal não circulou 
por duas semanas. Os dois últimos presidentes do período eram chamados 
pelo jornal de “tiranos, déspotas e ditadores” (PILAGALLO, 2012, p. 81). 
Neste período, os leitores do jornal eram associados à elite econômica e 
aos profissionais liberais que simpatizavam com a oligarquia dissidente. 
OESP divulgava a ideologia positivista da “ordem e progresso”: valorizava 
a ciência, estimulava o patriotismo, a instrução cívica para o trabalho e a 
disciplina das classes populares.
 Os grandes veículos de imprensa emprestaram apoio à Aliança 
Liberal em 1930, entre eles o OESP. Embora o jornal mantivesse linha 
editorial liberal, sua “fidelidade flutuava ao sabor das circunstâncias 
e diminuía sensivelmente diante de riscos efetivos de transformações 
sociopolíticas mais profundas” (LUCA, 2015, p. 162). Enquanto se diziam 
contrários à luta armada, a família Mesquita admitia uma “revolução” 
como forma alternativa, que não deveria intervir na estrutura econômica e 
social, caso não vencessem as eleições de 1929. De início, o jornal tentou 
contemporizar as disputas em torno do nome do interventor para o estado 
de São Paulo. A pioneira pesquisa de Maria Helen Capelato e Maria Lígia 
Prado (1980) demonstra que, após 1930, o jornal passou a apontar o 

4. É apenas no livro “Os Sertões”, publicado em 1902, cinco anos após o fim da Guerra de 
Canudos, que Euclides da Cunha muda o tom sobre o tema. Oscar Pilagallo (2012) aponta 
que já em 1899, Euclides da Cunha se mostrava insatisfeito com os rumos da República, 
o que o levou a se desligar do exército, aderir às ideias do socialismo marxista e fundar em 
São José do Rio Preto o jornal O Proletário.



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869206

comunismo como a grande ameaça à estrutura social do país. As páginas do 
matutino paulista alertavam contra os perigos do flerte com a “subversão 
bolchevique” de alguns tenentes ligados ao governo Vargas.

“O ‘sentimento regionalista’ e o receio de mudança das estruturas do 
país fizeram com que os liberais de OESP atuassem como um dos principais 
articuladores do movimento de 1932” (CAPELATO e PRADO, 1980, p. 46) 
e a família Mesquita se envolveu ativamente nas articulações que resultavam 
na revolta. A sede do jornal se transformou em base revolucionária de onde 
eram feitos recrutamentos e distribuídas armas, enquanto o jornal foi usado 
como veículo de propaganda. Membros da família Mesquita se envolveram 
diretamente no front de combate. Ao fim, foram presos, exilaram-se em 
Portugal e o jornal ficou sob intervenção federal por pouco mais de um 
ano, até o clima político ficar mais ameno com a Constituição de 1934.

Até 1935, a retórica do Estadão era a defesa da Constituição. 
Capelato e Prado mostram que, após a Intentona Comunista o “perigo 
vermelho”, há a flexibilizão da ideologia liberal da família Mesquita, que 
passa a fazer graduais concessões ao intervencionismo federal. A família 
apoiou a Lei de Segurança Nacional sob o argumento de que “não há 
liberdades absolutas. Todas estão sujeitas a restrições ditadas pela utilidade 
geral e pelas conveniências do Estado”5. O jornal seguiu apoiando a escalda 
autoritária de Vargas, pois, na visão no periódico, o combate ao comunismo 
é mais importante que a defesa da ideologia liberal ou dos princípios 
constitucionais.

Sob a Ditadura do Estado Novo varguista, em março de 1940, a 
sede do jornal é invadida por militares, é expropriada e permanece sob 
intervenção do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A família 
Mesquita se exila e só retoma o controle do jornal com o fim do Estado 
Novo em 1945. OESP foi vítima de suas próprias contradições liberais 
ante o temor comunista, assim o golpe os atinge com grande eficiência. A 
intervenção de Vargas no Estadão deixou marcas profundas no jornal que, 
nos anos seguintes, se opõe a tudo que lembre as políticas “populistas” 

5. Jornal O Estado de S. Paulo – 26-03-1935 – p.03.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 207

de Vargas, aos políticos do PTB e aliados. Ainda conforme a bibliografia 
existente, O Estado de S. Paulo aderiu ao grupo que tentou impedir a posse 
de Getúlio Vargas como presidente eleito em 1951.

Dois dias antes do suicídio de Getúlio Vargas, o Estadão pedia 
em editorial “a renúncia do presidente” apoiada pelas “corporações mais 
respeitadas, as vozes mais autorizadas, a opinião pública do país. Tudo que 
há de sadio e desinteressado nesse País é pela renúncia”6. Interessante notar 
que, nas reportagens sobre o momento político do país, o jornal geralmente 
se refere a Vargas como “ex-ditador” e não como presidente. No dia 24 
de agosto, o Estadão, em editorial e em diversas reportagens, repercute os 
protestos contra o presidente como unanimidade do povo brasileiro e incita 
as Forças Armadas a deporem Vargas. O mais interessante é a edição do dia 
seguinte ser publicada sem nenhuma comoção sobre o suicídio de Vargas, 
chamada de capa ou grandes repercussões. Há sim, editorial que enfatiza 
já estar formado o novo governo liderado pelo vice Café Filho e que seria 
obrigação de todos os partidos e brasileiros que “raciocinam, que amam a 
sua terra e que detestam a exploração do homem pelo homem”7 o apoio ao 
novo presidente.

Na véspera da eleição presidencial de 1955, o editorial do Estadão 
é nítido exemplo de posicionamento como “partido”. O candidato Juarez 
Távora, da UDN seria “de todos, o único que inspira confiança [...] 
homem em que se pode confiar e que nunca nos poderá surpreender com 
alianças inqualificáveis como a que alguns candidatos celebraram com os 
comunistas”. Embora Távora tenha em sua aliança eleitoral a presença do 
PSB, o jornal finaliza seu editorial dizendo que “o eleitor precisa votar no 
general Juarez Távora”8. Não satisfeito em vangloriar o candidato udenista, 
o Estadão também usa seu espaço editorial para desqualificar os adversários. 
A chapa JK e Jango (PSD-PTB) é descrita pelo jornal como “capazes de 
toda sorte e conluios [...] mancomunados com os comunistas [...] dar-lhes o 
Brasil é preparar futura guerra civil por ódios de classe para cuja difusão tem 

6. Jornal O Estado de S. Paulo – 22-08-1954 – p.03.
7. Jornal O Estado de S. Paulo – 25-08-1954 – p.03.
8. Jornal O Estado de S. Paulo – 02-10-1955 – p.03.



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869208

vocação especial o ex-ministro do Trabalho”. Ao ex-governador paulista 
Adhemar de Barros (PSP) faltar-lhe-iam os “predicados de administrador, 
senso das realidades e amor às coisas lícitas. De justiça, nenhuma noção 
adquiriu até hoje”9.

Ressentido pela derrota eleitoral, dias depois e ainda em clima de 
decepção, o jornal comentou o chamado “golpe preventivo”, liderado pelo 
Marechal Henrique Teixeira Lott que assegurou, meses depois, a posse 
dos eleitos Juscelino Kubistchek e João Goulart. No jornal pró-udenista, 
o ato foi considerado um “indiscutível atentado à Constituição” e , ao 
Parlamento, “faltou também a necessária coragem” para resistir10. Quando 
na eleição seguinte, em 1960, o jornal caracterizava a herança dos cinco 
anos de governo JK como “a leviandade, a inconsistência, a falta de senso 
moral”11.

O Estadão avaliou a campanha de Jânio Quadros (PTN), apoiado 
pela UDN como “harmoniosa e ascendente”, enquanto a de Teixeira 
Lott (PSD) apoiado pelo PTB como “inglória propaganda comuno-
nacionalista”12. Quanto à disputa pela vice, o jornal se precipita ao 
comemorar os resultados parciais que apontariam a derrota de Jango (PTB): 
“o proletariado manifestou nas urnas o seu repúdio pelo sr. Jango Goulart” 
que receberia “o merecido castigo pelas desilusões resultantes de suas falsas 
promessas aos trabalhadores”. A família Mesquita não perdoa o Varguismo 
e completa que a esperada vitória de Milton Campos (UDN) para vice “tem 
significado simbólico de uma inapelável condenação: a de Jango Goulart 
como herdeiro do ideário estadonovista”13.

A eleição de Jânio Quadros representaria “vitória da democracia” 
e a “derrota do nacionalismo”14. Quando ficou certa a vitória de Jango à 
vice-presidência, muito devido à grande votação nos estados do norte e 
nordeste, o Estadão publicitou todo o seu desprezo à população dos rincões 

9. Jornal O Estado de S. Paulo – 02-10-1955 – p.03.
10. Jornal O Estado de S. Paulo – 13-11-1955 – p.04
11. Jornal O Estado de S. Paulo – 02-10-1960 – p.03.
12. Jornal O Estado de S. Paulo – 02-10-1960 – p.03.
13. Jornal O Estado de S. Paulo – 05-10-1960 – p.03.
14. Jornal O Estado de S. Paulo – 06-10-1960 – p.03.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 209

brasileiros e a desqualificou “pelo caráter social das populações que lhe 
conferiam, a vitória” e por serem, segundo o jornal, “os menos indicados 
para refletirem o seu prestígio político”15.

 Apreensivo, no dia seguinte à surpreendente renúncia de Jânio 
Quadros, o jornal já expressa sua decepção com a constitucionalidade da 
posse de seu desafeto João Goulart. Para evitar isso, escreve confiar que as 
Forças Armadas “saberão, com certeza, preservar o Brasil dos golpes que 
as forças subversivas [...] se esforçarão por desfechar contra a democracia e 
a dignidade nacional”16.

Ante o impasse criado sobre a constitucional posse de Jango na 
presidência, o Estadão faz incrível malabarismo para justificar a mudança 
da Constituição a fim de impedir a posse do vice-presidente. Após pedir 
a “desistência espontânea” do sucessor, o Estadão diz que é dever do 
Congresso “lançar mão do recurso constitucional de uma reforma imediata 
da nossa Carta Magna” para aprovar uma emenda que “retirasse ao vice-
presidente da República o direito de suceder ao presidente”, de forma que  
“ficaria assim a salvo a Constituição e o regime”. Ou seja, no entender da 
família Mesquita, vale mudar a Constituição para impedir a posse de seu 
desafeto político17.

Ao perceber que, no plebiscito de 1963, o povo brasileiro daria ampla 
vitória ao presidencialismo como sistema de governo e, consequentemente, 
devolveria os poderes constitucionais ao presidente Goulart, o OESP 
não deixa de deslegitimar o pleito. Segundo o jornal, haveria ambiente de 
indiferença popular e várias denúncias de fraude eleitoral não dariam ao 
resultado  “expressão da vontade popular”, principalmente pelo “deficiente 
grau de instrução e politização das populações do interior do Brasil”18. 
Confirmada a derrota do parlamentarismo, como de costume, o jornal 
exagera ao dizer que o Brasil passará a viver “dentro de uma ditadura [...] 

15. Jornal O Estado de S. Paulo – 11-10-1960 – p.03.
16. Jornal O Estado de S. Paulo – 26-08-1961 – p.03.
17. Jornal O Estado de S. Paulo – 29-08-1961 – p.03.
18. Jornal O Estado de S. Paulo – 05-01-1963 – p.03.



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869210

estamos em pleno regime do ‘Estado Novo’”19.
O jornalista Carlos Chagas, testemunha daqueles anos, aponta Júlio 

de Mesquita Filho como um dos artífices do golpe de 1964, “metido até 
o pescoço na conspiração” (CHAGAS, 2014, p. 43), junto com Roberto 
Marinho do jornal O Globo, onde o jornalista trabalhava. Oscar Pilagallo 
(2012) reconstrói detalhadamente o golpismo da família Mesquita. Desde 
1961, o jornal já conspirava e manipulava o noticiário. Em 1962, Júlio de 
Mesquita Filho entregou ao general Orlando Geisel um documento com 
normas a serem seguidas pelos militares após derrubarem Jango. No ano 
seguinte, escreveu uma carta ao general Emílio Médici intitulada “roteiro da 
revolução”. Além disso, procurou o jurista Vicente Rao para preparar um 
esboço de primeiro Ato Institucional para o governo provisório. “O papel 
de Mesquita em 1964 tinha o peso do jornal que ele dirigia. Esbanjando 
saúde financeira e prestígio editorial, O Estado vivia seu auge [...] não havia 
polo de influência mais forte” (PILAGALLO, 2012, p.163).

Sobre a atuação do Estadão no movimento que golpeou a democracia 
e depôs o presidente João Goulart em 1964, aponta a pesquisa de Maria 
Aparecida de Aquino:

Acompanhando-se os editoriais de OESP no período que 
antecede imediatamente ao golpe de 1964, observa-se o 
tom alarmista de crítica ao governo de João Goulart [...] 
conclamando a sociedade civil e as Forças Armadas na 
defesa do que consideram como interesses gerais e direitos 
naturais dos homens e conspirando abertamente contra o 
governo instituído [...] OESP não somente apóia o golpe, 
mas encara-o como viva aspiração nacional. (AQUINO, 
1999, p. 42).

 Segundo interpretação da mesma pesquisadora, a linha editorial 
liberal e de intervenção política do jornal é “teoricamente justificável 
nos moldes do liberalismo lockeano”, nos quais o poder do governante 
“é outorgado pelos membros da sociedade, podendo ser revogado pela 
insurreição destes, caso as autoridades cometam o abuso do mando” 

19. Jornal O Estado de S. Paulo – 08-01-1963 – p.03.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 211

(AQUINO, 1999, p. 39). Assim, no contexto de Guerra Fria, o jornal 
entendia que as propostas de Reformas de Base do presidente João 
Goulart, bem como suas aproximações com setores da esquerda política e 
sindical, representavam abuso de poder e usurpação dos direitos naturais 
dos indivíduos e justificariam a rebelião armada contra o governante.
 Como demonstramos em outra pesquisa (GUILHERME, 2017), 
na publicação de um caderno especial dos 40 anos do Golpe, uma longa 
e interessante entrevista com Ruy Mesquita, “um dos articuladores do 
movimento de 1964” nos permite observar bem a atuação dos proprietários 
jornal. A família Mesquita teria sido procurada em março de 1964 por dois 
oficiais do Exército. Segundo o proprietário do jornal, eles queriam “nos 
articular para enfrentar o golpe que certamente ia ser desferido pelo Jango” 
e a casa dos Mesquita “era centro da conspiração”. A articulação seria “um 
movimento defensivo contra uma ameaça concreta ao regime democrático”, 
e alega que “se cometeram um crime contra a ordem estabelecida”, foi 
em “legítima defesa”. O que o diretor do Estadão diz que pretendia ao 
participar daquele movimento golpista civil-militar não era uma revolução, 
mas a execução do programa pretensamente defendido pelo marechal 
Castelo Branco de “limpeza do cenário político, com cassações”, mantendo 
o calendário eleitoral. “Tudo isso seria alterado pelo AI-2”, quando o jornal 
teria rompido com o governo e o “movimento acabou se transformando 
em 20 anos de ditadura”20.
 Lendo os editoriais do Estadão, é possível confirmar a tese de Maria 
de Aquino sobre o tom alarmista do jornal em relação a Jango. Porém nossa 
hipótese é que o tom exagerado não tem como alvo apenas o governo João 
Goulart, mas sua simbólica ou real associação ao getulismo e ao trabalhismo 
pretensamente representados pelo presidente. No editorial que comemora 
o “significado maior de uma vitória”, está clara a tese do Estadão:

“o triunfo alcançado está a dizer-nos que, finalmente, a 
democracia brasileira venceu a ditadura sob cujas estruturas 
a Nação vegetava.

20. Jornal O Estado de S. Paulo – 31-03-2004 – p. H9.



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869212

Só os espíritos ingênuos ou apressados podem admitir que 
o 29 de outubro de 1945 assinalou a queda real da ditadura 
implantada no país por Getúlio Vargas. Esse ocaso do 
totalitarismo estadonovista foi apenas aparente [...]
Tão lamentável estado de coisas veio a prolongar-se até 
1961. Nessa data, regia, porém, a democracia brasileira, num 
movimento empolgante de toda a nacionalidade infelizmente 
sustado em plena ascensão pela covarde renúncia do sr. Jânio 
Quadros [...] o poder caiu nas mãos do discípulo dileto do 
ditador morto [...] [agora] sorriu a democracia, terminando o 
embate com o esmagamento completo, e desta vez definitivo 
do Estado Novo”21.

 No vácuo de poder estabelecido após a derrubada de João Goulart, 
enquanto as forças civis no Congresso e militares disputavam quem 
comandaria o país, os editoriais do OESP mostravam a preocupação sobre 
os “rumos da Revolução”. Na visão do jornal, caso as “velhas raposas” do 
Congresso conseguissem o controle do novo governo a se formar, este 
seria posto, em 1965, “a serviço da candidatura de quem? Do sr. Juscelino 
Kubistchek. Voltaríamos assim à estaca zero”, o que comprova nossa 
hipótese acima. No mesmo texto, o jornal comemora o fato de os setores 
militares terem lançado a “candidatura” do general Castelo Branco22.
 Dois temas são recorrentes nos editoriais dos primeiros dias pós-
Golpe. Primeiro, de forma explícita ou subliminar, o jornal propaga a 
narrativa de que toda a população brasileira e a opinião pública aplaudem 
o movimento que depôs Jango. Segundo, o OESP incita “que o futuro 
governo leve às últimas consequências a operação de limpeza reclamada 
pela opinião pública brasileira em todos os setores do Estado, sobretudo 
nas duas Casas do Congresso”23. Em linguagem beligerante, o jornal se 
comporta ideologicamente ao propagar a “necessidade de erradicação 
total” dos “soviets da Petrobrás”, da “UNE com dinheiro de Praga” e a 
“decapitação da hidra vermelha”24.
 O Estadão usa de grande malabarismo retórico e juridiquês para 

21. Jornal O Estado de S. Paulo – 02-04-1964, p.03.
22. Jornal O Estado de S. Paulo – 04-04-1964, p.03.
23. Jornal O Estado de S. Paulo – 10-04-1964 – p.03.
24. Jornal O Estado de S. Paulo – 04-04-1964 e 11-04-1964 – p.03.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 213

aplaudir a decretação do primeiro Ato Institucional “que o povo brasileiro 
na sua totalidade aplaude e subscreve, tal o espírito da medida e juridicidade 
que dele emana”25. A votação no Congresso que “escolheu” o general Castelo 
Branco como “presidente” foi avaliada como “legítima”, “admirável”, “uma 
conquista nacional”26.
 Nos primeiros anos do governo de Castelo Branco, o jornal o 
apoiou e, em certos momentos, até pediu a “ampliação da Revolução” para 
que ocorressem mais cassações de políticos considerados subversivos e 
corruptos. Exemplo é a pressão do Estadão, o jornal que mais se empenhou 
pela cassação dos direitos políticos do ex-presidente Juscelino Kubitschek, 
e a exaltação contida nas páginas do jornal após sua efetivação (CHAGAS, 
2014). Nas páginas do livro memória do jornalista Carlos Chagas, podemos 
perceber que Júlio de Mesquita Filho teve participação ativa nas reuniões 
que tentavam evitar a ruptura de Carlos Lacerda com os governistas, ou 
seja, o proprietário do Estadão não apenas apoiou o golpe, como atuou no 
sentido de manter a estabilidade política do regime em seus anos iniciais e 
pressionar por mais cassações de “subversivos”.
 No final de outubro de 1965, um editorial forte do OESP acusava o 
governo de “conservar em banho-maria esta Revolução meio anêmica [...]. 
O País está cansado de tibiezas, de hesitações e subterfúgios”, cujo maior 
erro foi não ter decretado “estado de sítio” para fazer mais rapidamente 
a “limpeza” para “desembaraçar a vida política nacional”, esperada pelos 
“revolucionários”. O Estadão então pede “um segundo Ato Institucional”27. 
O jornal aplaude o AI-2: “revolucionários que somos, admitimos o recurso 
a medidas de exceção”, ante a “impossibilidade de atingir pela via ‘legalista’ 
os objetivos que haviam sido a própria razão de ser do Movimento”. Apesar 
disso, ao final do editorial de congraçamento, admite que “essas medidas 
de exceção [...] representam uma faca de dois gumes”, pois há, no Ato, 
dispositivos perigosos que podem “abrir o caminho para a ditadura”28.

25. Jornal O Estado de S. Paulo – 11-04-1964 – p.03.
26. Jornal O Estado de S. Paulo – 12-04-1964 – p.03.
27. Jornal O Estado de S. Paulo – 27-10-1965 – p.03.
28. Jornal O Estado de S. Paulo – 28-10-1965 – p.03.



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869214

 Os problemas do O Estado de S. Paulo com a Ditadura começam 
com a apreensão do jornal, dentre outros periódicos, nos dias 13 e 14 de 
dezembro de 1968, no contexto do Ato Institucional n° 5, que “tornou o 
regime uma indiscutível ditadura, reabriu a temporada de punições e serviu 
de base para a montagem dos aparatos que constituíram a repressão política.” 
(FICO, 2015, p. 67). O editorial “Instituições em frangalhos” irritou os 
militares. No texto, o jornal credita a “vitória de 64” a toda coletividade e não 
apenas às Forças Armadas, que alijaram os civis do governo. Os excessos 
dos militares são qualificados como “a ditadura militar que vivemos desde 
1964”, e o jornal aponta para a desagregação institucional com a edição 
de mais um Ato Institucional. Para Maria de Aquino, “O abuso do poder 
pelos chefes da nação, usurpando os direitos naturais dos homens, constitui 
o fundamento da oposição de OESP; em ambos os casos [contra Jango e 
contra o AI-5], de base liberal” (AQUINO, 1999, p. 53).
 Entre os anos de 1968 e 1972, o Estadão, como os demais jornais do 
país, atuou no campo da autocensura, ou seja, a própria direção do periódico 
determinava que certos temas, possivelmente desagradáveis à Ditadura, não 
deveriam ser publicados e se publicados, com viés pró-governo. Ao mesmo 
tempo, os jornais recebiam telefonemas e bilhetinhos vindos do governo 
federal com os assuntos que não deveriam ser publicados. O jornalista 
Carlos Chagas, então diretor da sucursal do jornal em Brasília, bajula seus 
patrões dizendo que “não aceitavam ordens telefônicas de censura, fazia-se 
necessária a presença do censor, mas a maior parte da imprensa amestrada 
praticava a autocensura” (CHAGAS, 2015, p. 15)
 Poucos foram os jornais que ficaram sob censura prévia da Ditadura. 
O OESP foi um deles. Conforme a bibliografia, o ano de 1972 marca a 
instauração da censura prévia no país. O jornal preparava uma reportagem 
especial sobre anistia, na qual constariam falas dos ex-presidentes ainda 
vivos e monitorados pelo Serviço Nacional de Informações (SNI), que 
tentou convencer a direção do jornal a não publicar a matéria. O Estadão 
se negou e no dia 03 de setembro de 1972 o jornal foi ocupado pelos 
censores. Até janeiro de 1975, foram 1.136 matérias censuradas, no todo 
ou em parte, sobre questões políticas, sociais, econômicas, educacionais e 
internacionais, número considerável delas assinadas pelo jornalista Carlos 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 215

Chagas (AQUINO, 1999).
 É popular a estratégia de resistência adotada pelo OESP em publicar 
receitas de bolos e poesias, em especial Os Lusíadas do poeta português 
Luís de Camões, para preencher os espaços vazios que seriam deixados 
pelas matérias censuradas. Para Maria de Aquino, a presença inusitada 
dos poemas tinha o objetivo de chamar atenção do leitor às páginas antes 
destinadas ao noticiário político. Assim, a direção do Estadão esperava 
que o público leitor percebesse que algo estranho estava acontecendo: o 
jornal estava sob censura da Ditadura. Em janeiro de 1975, o último censor 
deixa as dependências do O Estado de S. Paulo, embora os telefonemas e 
bilhetinhos continuassem chegando à redação do jornal. Entre 1975 e 1978, 
há um processo de diminuição da censura prévia à imprensa que passa a ser 
mais discreta e seletiva.

O jornalista Carlos Chagas, que trabalhou no O Estado de S. Paulo na 
quase totalidade dos anos de Ditadura, escreveu recentemente que o jornal 
da família Mesquita “é o melhor lugar para se trabalhar quando há ditadura, 
mas fica apenas conservador quando vem a democracia” (CHAGAS, 2015, 
p. 11), recolhendo-se às suas contradições ideológicas e políticas. Tais 
contradições do OESP são perceptíveis no processo de redemocratização 
analisado por Francisco Fonseca (2005).

Na campanha pelas Diretas Já, de início, o Estadão demonstrou 
ceticismo quanto à capacidade da democracia em resolver os problemas 
do Brasil. Some-se a isso a preocupação quanto às possíveis consequências 
eleitorais ante o favoritismo de Leonel Brizola (PDT), último herdeiro 
da tradição trabalhista/varguista tão odiada e combatida pela Família 
Mesquita29. Ao perceber que a campanha pelas Diretas Já era sucesso de 
público e contava com apoio de 85% da população, o jornal aderiu, mas 
não sem criticar a liderança de Lula e do PT no comício da praça da Sé em 
São Paulo30.

O jornal vê a transição não apenas sob o aspecto político, mas 
principalmente econômico. Embora tenha sido censurado pela Ditadura, o 

29. Jornal O Estado de S. Paulo – 26/01/1984 – p.3.
30. Jornal O Estado de S. Paulo – 27/01/1984 – p.3.



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869216

Estadão defende a incolumidade dos militares, o “não revanchismo” contra 
as Forças Armadas, que seriam o esteio moral garantidor da ordem no 
processo de transição. Incrível é o malabarismo argumentativo para isentar 
os militares de qualquer responsabilidade na crise econômica dos anos 1980.

Segundo Fonseca (2005), os editoriais do OESP defendem a tese 
de que a intervenção do Estado na economia produz déficits públicos que 
geram inflação. Na visão ideológica do jornal, a culpa pela crise é do Estado 
e nunca dos empresários. No papel de “partido do Capital”, o jornal busca 
continuamente influenciar o governo, propõe um “ajuste fiscal”, controle 
dos gastos públicos, cortes em orçamentos sociais e nos salários do 
funcionalismo, retorno do país ao FMI, desregulamentação da economia 
com abertura irrestrita ao capital internacional.

No conflito entre capital e trabalho, a grande imprensa, como 
empresa jornalística dirigida por burgueses e que depende de anunciantes 
também burgueses para financiar suas contas e pagar o salário de seus 
empregados, obviamente milita ao lado do Capital. Quando do Congresso 
Constituinte, o Estadão concitava o empresariado a fazer lobby junto aos 
parlamentares do “Centrão” contra o avanço das pautas sociais e trabalhistas.

Abusando da linguagem beligerante, o jornal postou-se contra 
diversos direitos trabalhistas como a diminuição da jornada de trabalho, 
a ampliação da licença-maternidade, a licença paternidade e o aumento 
do valor da hora extra, vistos como catastróficos para a produção, pois 
desestimulariam o Capital e gerariam desemprego. Sob o mantra da 
“meritocracia”, o OESP se esforça para estimular a competição entre os 
trabalhadores e convencer os sindicalistas de que a “livre negociação” entre 
patrão e empregado é boa para o trabalhador.

Para reforçar nossa hipótese, a qual vê a grande imprensa e OESP 
como aparelho privado de hegemonia, é importante ainda observar sua 
posição em relação ao direito de greve. O jornal tem ojeriza às greves, às 
organizações de trabalhadores e às ideologias à esquerda. Por consequência, 
vê a CUT e o PT como grandes inimigos rotulados como “dinossauros 
ideológicos”. Como Francisco Fonseca (2005) aponta, embora retoricamente 
o jornal admita que as greves são legítimas em uma sociedade democrática, 
na prática todas elas são invariavelmente condenadas. Na visão militante 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 217

pró-empresarial, o Estadão vê todas as greves como inoportunas, político-
ideológicas, ilegais, causadoras de prejuízos, atentatórias à ordem pública 
e que há um suposto consenso da população contra os grevistas. Além 
disso, as greves deveriam ater-se às questões salariais e jamais os sindicatos 
e trabalhadores estariam aptos a se meterem em assuntos políticos ou 
econômicos.
 Naquele contexto, toda a grande imprensa perfilou-se contra a 
candidatura de Lula (PT) em 1989 e em explícito apoio a Fernando Collor 
(PRN). A título de exemplo, destacamos três editoriais do jornal O Estado 
de S. Paulo: o jornal afirma que os petistas são adeptos à “mentalidade do 
ressentimento, da vingança mesquinha, da intolerância e da truculência”31; 
que Lula irá “colocar a questão da reforma agrária em termos tais que 
se transforma num ‘convite para incendiar o campo’”32; após dizer que 
a vitória do PT representaria colocar o Brasil fora do mundo moderno, 
pois seus radicais seriam adeptos de regimes totalitários – o Estadão “se 
esquece” que o jornal deu apoio ao golpe de 1964 que instaurou a Ditadura 
no Brasil –, diz textualmente que “a posição do bom senso e do patriotismo 
recomenda que se vote no respeito à Constituição que hoje é encarada pelo 
sr. Fernando Collor de Mello”33. No dia do segundo turno, o Estadão chegou 
a seus leitores com editorial pedindo para “votar na revolução liberal”34, 
pretensamente, representada por Collor.
 Francisco Fonseca (2005) argumenta que a vitória de Collor 
foi vista pela grande imprensa como a oportunidade de implementar a 
Agenda Ultraliberal. Em nome do liberalismo, o OESP criticou a parte 
intervencionista do Plano Collor que confiscou as poupanças, mas 
apoiou a parte do Plano que prometia abertura ao capital internacional, 
as privatizações, desregulamentação da economia e diminuição do Estado. 
Quanto à crise política que resultaria no impeachment do presidente, o 
Estadão manteve cautela, enfatizava a necessidade de manutenção da ordem 

31. Jornal O Estado de S. Paulo – 15/11/1989 – p. 3
32. Jornal O Estado de S. Paulo – 26/11/1989 – p. 3.
33. Jornal O Estado de S. Paulo – 14/12/1989 – p. 3.
34. Jornal O Estado de S. Paulo – 17/12/1989 – p. 3.



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869218

jurídica, e somente quando as denúncias de corrupção se avolumavam e 
a população saía às ruas é que o jornal aderiu ao impedimento de Collor. 
Porém perfilou-se ao lado dos demais jornais na tentativa de separar a crise 
política da agenda neoliberal que deveria ser seguida e implementada pelo 
sucessor Itamar Franco.
 Em abril de 1993, um novo plebiscito deu novamente à população 
a opção entre presidencialismo e parlamentarismo. Como há 30 anos atrás, 
o tom de desalento pela derrota do modelo parlamentarista leva o Estadão 
a, mais uma vez, creditar a vitória do presidencialismo à “ignorância das 
questões fundamentais e mesmo das secundárias” de “enorme porcentagem 
de brasileiros que comparecerá amanhã às urnas”35.
 Conforme pesquisa de Francisco Fonseca, o OESP se opõe ao 
governo Itamar Franco por seu suposto refluxo à implantação da agenda 
neoliberal. O jornal rotula o presidente de populista ultrapassado que fazia 
o Brasil retornar para o “terceiro mundo”. Para Fonseca, “ninguém melhor 
do que um jornal doutrinário como OESP” para comprovar a “contenda 
em que a hegemonia ultraliberal estaria em jogo” (2005, p. 391).
 Como fez em todas as eleições presidenciais pré-golpe de 1964, o 
Estadão não deixou de se posicionar política, partidária e ideologicamente 
nas sucessões presidenciais da chamada “nova república”, sempre a 
favor da opção neoliberal representada pelo PSDB e contra a opção à 
esquerda representada pelo PT. Animado pela mudança de postura do, 
antes “esquerdista”, Fernando Henrique Cardoso (FHC) para o candidato 
que representava “a condução do processo de reforma [...] como as que 
reformarão os monopólios. Outras, como a da Previdência”, o Estadão foi 
enfático em seu editorial do dia da eleição de 1994: “nossa opção!”36.
 Ao longo dos governos FHC, o jornal manteve a pressão a favor 
da agenda neoliberal. Apenas dois dias após a eleição de 1994, o editorial 
“urgência em privatizar” daria o tom dos próximos anos: “seguir por este 
caminho é fundamental”37. Outro exemplo ilustrativo é em 1997, quando 

35. Jornal O Estado de S. Paulo – 20/04/1993 – p.3.
36. Jornal O Estado de S. Paulo – 02/10/1994 – p.3.
37. Jornal O Estado de S. Paulo – 04/10/1994 – p.3.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 219

o OESP cobra o governo para “agilizar as grandes privatizações” das 
telecomunicações, do setor elétrico e da Vale do Rio Doce38.
 Uma vez que o governo FHC demonstrava compromisso 
ideológico com a agenda neoliberal, o Estadão não fez críticas à Emenda 
Constitucional da reeleição. Na eleição de 1998, comemorou a vitória do 
presidente neoliberal como “um voto racional” do eleitor que “aprendeu o 
suficiente para votar com a cabeça [...] e sabe que alto será o preço a pagar 
pela correção duradoura dos rumos”39.
 Os problemas político-eleitorais do Estadão começaram quando o 
eleitor percebeu que apenas ele, trabalhador, pagava um preço alto pela 
crise do Capital e decidiu dar novo rumo político e econômico ao país na 
eleição de 2002. Ante a possibilidade de vitória do candidato Lula da Silva 
(PT), o OESP escrevia em tom de alento e esperança: “a nossa convicção 
de que um segundo turno, com a eventual vitória de José Serra, seria uma 
alternativa muito mais tranquilizadora”40. Na eleição seguinte, em 2006, o 
Estadão demonstrou seu apego ao neoliberalismo do PSDB e ilusão quanto 
ao republicanismo tucano: “hoje é dia de o eleitor consciente exigir a volta 
da ética na política e da probidade na administração”41.
 Para reforçar nossa argumentação de que o OESP não teve com o 
PSDB e FHC o mesmo senso de análise crítica que teve e tem o Lula e o 
PT, recorremos a dois exemplos de seus editoriais. Em 2002 há uma visível 
tentativa de deslegitimar a vitória de Lula, ao dizer que os brasileiros que 
o elegeram não deram muitos votos ao PT para o parlamento, além de 
que o presidente teria de negociar uma coalizão que lhe desse sustentação 
no Congresso. É fato que o PT sozinho não fez a maioria parlamentar 
naquela eleição, mas cresceu em número de deputados eleitos, porém o 
mais interessante a observar é que, nas eleições de FHC, o jornal não fez 
a mesma ponderação ao fato de seu partido, o PSDB, também não ter 

38. Jornal O Estado de S. Paulo – 27/02/1997 – p.3.
39. Jornal O Estado de S. Paulo – 06/10/1998 – p.3.
40. Jornal O Estado de S. Paulo – 06/10/2002 – p.3.
41. Jornal O Estado de S. Paulo – 01/10/2006 – p.3.



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869220

feito maioria parlamentar e necessitar negociar uma coalizão congressual42. 
Em 2006, o jornal criticou a ausência de Lula em debate televisivo com os 
demais presidenciáveis, porém na eleição de 1998 FHC não compareceu a 
nenhum debate, mas o Estadão não o criticou por isso43.

Considerações finais

Pelos exemplos acima, podemos corroborar as conclusões de 
Francisco Fonseca (2005) sobre a grande imprensa brasileira e sobre o 
OESP em particular. Ao longo de centenária história, é possível observar 
a militante atuação política, claramente a favor dos partidos à direita e das 
alternativas econômicas liberais ou neoliberais. O jornal da família Mesquita 
caracteriza-se por defender posições liberais na economia, mas amalgamadas 
com ideias conservadoras e tradicionalistas, próximas ao positivismo, 
quando o assunto é a organização da sociedade civil, especialmente dos 
trabalhadores. Há ênfase numa democracia restritiva, ou seja, vigorosa 
defesa da “ordem” quando os conflitos sociais questionam os interesses 
do Capital, uma plutocracia onde haja liberdade ao Capital e legislação 
autoritária para reprimir os trabalhadores que a questionem.
 O Estadão conhece o seu público leitor e escreve no objetivo de 
dirigi-lo. O jornal destaca-se como porta-voz dos interesses empresariais, 
especialmente da burguesia paulista representada pela FIESP. Porém “na 
‘guerra de trincheiras’, em que o jornal se encontra envolvido, a classe média 
seria um posto avançado” (FONSECA, 2005, p. 192), a base da democracia 
brasileira, celeiro de líderes para espraiar a ideologia neoliberal. É comum, 
na grande imprensa, a crença no vanguardismo das “iluminadas” classes 
proprietárias, na qual se auto inserem em contraposição ao “barbarismo” dos 
eleitores que não votam nos candidatos apoiados pelas classes proprietárias 
e seus veículos de comunicação. Tal visão de mundo transparece o caráter 
ideológico e conservador da grande imprensa, “como ‘intelectual coletivo’ 

42. Jornal O Estado de S. Paulo – 29/10/2002 – p.3.
43. Jornal O Estado de S. Paulo – 03/10/2006 – p.3.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 221

da burguesia” (FONSECA, 2005, p. 269).
 A grande imprensa sabe que a melhor forma de vencer um debate é 
não debater, e usa essa máxima até as últimas consequências. Não há debate 
nas páginas do Estadão, mas sim um monólogo de narrativa única, no qual 
a ideologia neoliberal é apresentada como “única possível” para resolver 
a crise econômica e nunca o modelo neoliberal é responsável pelas crises 
da economia mundializada. Conforme Fonseca, os jornais, na estratégia 
retórica doutrinária, abusam de conceitos vagos, expressões polissêmicas, 
imagens exageradas, sofismáticas, catastrofistas e de descontextualizações 
históricas. As ideias contrárias e seus defensores são tratadas com escárnio, 
desqualificadas, desconsideradas, estigmatizadas e hostilizadas. “Toda essa 
parafernália retórico-imagética justifica-se, portanto, tendo em vista o 
papel de OESP como ‘partido do Capital” (FONSECA, 2005, p. 320) e 
aparelho privado de hegemonia na busca por firmar o consenso em torno 
da ideologia neoliberal e das teses políticas à direita. Tal postura, em nome 
de uma abstrata liberdade de expressão, na verdade serve para ocultar o 
caráter autoritário, antiliberal e antidemocrático que caracteriza a grande 
imprensa.
 Em sentido análogo, recente trabalho publicado por Fernando 
Antônio Azevedo (2017) quantifica a atuação da grande imprensa contra 
o Partido dos Trabalhadores entre 1989 e 2014. O autor apresenta três 
conclusões centrais: 01 – a grande imprensa atuou e atua no campo da mídia 
em paralelo com as forças políticas de centro-direita; 02 – o alinhamento da 
imprensa com a centro-direita é histórico e ideológico contra o nacional-
desenvolvimentismo; 03 – no passado e no presente os mesmos pacotes 
interpretativos foram acionados contra os governos de centro-esquerda: 
radicalismo/populismo e corrupção.

Dentro da grande imprensa, O Estado de S. Paulo pode ser considerado 
o mais conservador e antipetista. O compartilhamento de valores ideológicos 
que converteu o Estadão em aliado da UDN, dos militares e de Collor, o 
faz hoje aliado do PSDB e do governo Michel Temer. É possível afirmar 
que o jornal sempre se colocou contra as pautas progressistas, estejam elas 
simbolizadas por Vargas, Jango, Lula ou qualquer outro político, movimento 
social ou partido de esquerda. Os mesmos eixos temáticos de ameaça 



Dimensões, v. 40, jan.-jun. 2018, p. 199-223. ISSN: 2179-8869222

populista e corrupção foram usados de forma sistemática para pressionar 
e desestabilizar os governos Vargas, Jango, Lula e Dilma. Neste sentido, a 
excelente pesquisa de Ariel Goldstein (2017) que compara as coberturas 
dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo nos governos Vargas (1951-1954) 
e Lula (2003-2006) é reveladora.
 Em suma, na longa guerra de posições pela consolidação de sua 
ideologia liberal-conservadora, OESP simplifica e vulgariza os problemas 
nacionais, omite e desqualifica interlocutores contrários. Diariamente o 
jornal pressiona e influencia o leitor ao recomendar o  votos em políticos 
à direita e destrata as alternativas de esquerda, como se, invariavelmente, 
a posição neoliberal do jornal fosse natural e não lhe coubesse críticas ou 
debates. Suas atuações “estão rigorosamente submetidas a estratégias e 
táticas típicas dos atores político-ideológicos que são” (FONSECA, 2005, 
p. 445).

Referências:
AQUINO, Maria Aparecida de. Censura, Imprensa e Estado autoritário 

(1968-1978): o exercício cotidiano da dominação e da resistência – O 
Estado de São Paulo e Movimento. Bauru: Edusc, 1999.

AZEVEDO, Fernando Antônio. A grande imprensa e o PT (1989-2014). 
São Carlos: Edufscar, 2017.

BECKER, Jean-Jacques. A opinião pública. In: RÉMOND, René (org.) Por 
uma história política. Rio de Janeiro: editora FGV, 2003.

CAPELATO, Maria Helena e PRADO, Maria Lígia. O bravo matutino. 
Imprensa e ideologia: o jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo: 
Editora Alfa-Ômega, 1980.

CHAGAS, Carlos. A ditadura militar e a longa noite dos generais 
(1970-1985). Rio de Janeiro: Record, 2015.

CHAGAS, Carlos. A ditadura militar e os golpes dentro do golpe (1964-
1969). Rio de Janeiro: Record, 2014.

ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Imprensa a serviço do progresso. In: 
MARTINS, Ana Luiza e LUCA, Tânia Regina de (org.). História da 
Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 223

FICO, Carlos. História do Brasil Contemporâneo: da morte de Vargas 
aos dias atuais. São Paulo: Contexto, 2015.

FONSECA, Francisco. O Consenso Forjado: a grande imprensa e a 
formação da agenda ultraliberal no Brasil. São Paulo: Editora Hucitec, 
2005.

GOLDSTEIN, Ariel. Prensa tradicional y liderazgos populares en 
Brasil. Raleigh, NC, EUA: Editorial A Contracorriente, 2017.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere (vl.2). Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira, 2001.

GUILHERME, Cássio Augusto. 1964: golpe ou revolução? A disputa 
pela memória nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo. 
Revista Cadernos de História, v.18, n. 29, 2° sem. 2017.

JEANNENEY, Jean-Noël. A mídia. In: RÉMOND, René (org.) Por uma 
história política. Rio de Janeiro: editora FGV, 2003.

LUCA, Tania Regina de. A grande imprensa na primeira metade do século 
XX. In: MARTINS, Ana Luiza e LUCA, Tânia Regina de (org.). 
História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.

LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: 
PINSKY, Carla (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 
2011.

PILAGALLO, Oscar. História da Imprensa paulista: jornalismo e poder 
de d. Pedro a Dilma. São Paulo: Três Estrelas, 2012.

RÉMOND, René. O retorno do político. In: CHAVEAU, Agnès (org.). 
Questões para a história do presente. Bauru: Edusc, 1999.

SILVA, Carla Luciana. Imprensa liberal, imprensa partidária: uma 
aproximação historiográfica. SILVA, Carla Luciana e RAUTENBERG, 
Edina. História e imprensa: estudos de hegemonia. Porto Alegre: 
FCM editora, 2014.

SILVA, Juremir Machado da. Raízes do conservadorismo brasileiro: 
a abolição na imprensa e no imaginário social. Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira, 2017.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Porto Alegre: 
EdipucRS, 2011.


