
Agências internacionais de notícias, telegramas e política: 
expedientes e práticas dos jornais brasileiros no alvorecer 

da Guerra Fria

EDVALDO CORREA SOTANA1

Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo: Este artigo está inscrito na fronteira entre as áreas de história e comunicação. 
Nossa pretensão é apresentar alguns dados sobre a história das agências internacionais de 
notícias para, em seguida, refletir sobre aspectos do trabalho efetuado por jornais brasileiros 
com os telegramas utilizados para a produção do noticiário internacional sem, contudo, 
desconsiderar interesses econômicos e políticos nos momentos iniciais da Guerra Fria. 
Além da bibliografia consultada, utilizamos como fontes os jornais O Estado de S. Paulo, 
Folha da Manhã, Jornal do Brasil, Correio de Manhã, Tribuna Popular, Hoje e Voz Operária, bem 
como a revista Publicidade e Negócios e o Boletim da Associação Brasileira de Imprensa.
Palavras-chave: História, agências internacionais de notícias, Guerra Fria.

Abstract: This article is between the areas of  history and communication. We intend to 
present information in the history of  international news agency. Then, our ambition is 
think about the work performed by Brazilian newspapers with telegrams used for the 
production of  international news. Therefore, we consider economic and political interests 
in the early stages of  the Cold War. Beyond the bibliography, we use as documents the 
newspapers O Estado de S. Paulo, Folha da Manhã, Jornal do Brasil, Tribuna Popular, Hoje, Voz 
Operária and Vanguarda Socialista, as well as the magazine Publicidade e Negócios and the News 
Brazilian Press Association.
Keywords: History, International News Agencies, Gold War.

Recebido em 28/11/2017 e aceito em 13/10/2018.

1. Doutor em História pela FCL – UNESP/Assis. Professor Adjunto da Universidade 
Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana, Curso de História. 
Coordenador do Laboratório de Estudos da Imagem, Imprensa e Som (LEIIS). E-mail: 
sotana.ufms@gmail.com



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 253

Já se foi o tempo dos doces isolamentos provincianos; 
hoje, todo o jornal que mereça este nome está no centro do 
mundo, pois os meios de comunicação e a teia incessante das 
relações humanas põem-no em contato quase instantâneo 
com todos os pontos do globo (O Estado de S. Paulo, 18 dez. 
1951, p. 30)2 

Publicado nas páginas de O Estado de S. Paulo, o texto chama a atenção 
para as modificações no processo de produção do noticiário nos 
jornais brasileiros em meados do século XX. Segundo o matutino 

paulista, jornais deveriam romper os “isolamentos provincianos” e 
estabelecer contato com “todos os pontos do globo”. O periódico da família 
Mesquita aludia, provavelmente, à utilização de telegramas provenientes das 
agências internacionais de notícias e ao peso do noticiário internacional nas 
páginas dos jornais publicados em território nacional.

É certo que pesquisadores brasileiros têm se ocupado em estudar 
o jornalismo internacional. João Batista Natali (2004), Sidney Garambone 
(2003), Verônica Goyzueta e Thierry Ogier (2003), Andreia Carolina 
Schvartz Peres (2005), Orivaldo Biagi (2001), Igor Marx Freire Ferreira 
Lima e Silva (2006), Fhoutine Marie Reis Souto (2009), Pedro Aguiar 
(2008, 2009) e Rafael Henrique Antunes (2013) são exemplos de estudiosos 
interessados em analisar o noticiário acerca de acontecimentos que passam 
no mundo e são veiculados pela imprensa escrita brasileira. 

No entanto, poucas linhas foram dedicadas ao trabalho dos jornais 
brasileiros com o material enviado pelas agências internacionais de notícias. 
Dentre os pesquisadores, Souto (2009) abordou a cobertura do 11 de 

2. Nas citações subsequentes, os periódicos serão assim abreviados: O Estado de S. Paulo 
(OESP), Folha da Manhã (FM), Jornal do Brasil (JB), Correio da Manhã (CM) Tribuna Popular 
(TP), Hoje (H), Voz Operária (VO), Publicidade e Negócios (PN) e Boletim da Associação Brasileira 
de Imprensa (ABI).



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869254

setembro feita pelos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, analisando, 
ainda que muito pontualmente, a influência das agências de notícias e de 
jornais estrangeiros no material publicado. Já Aguiar (2008), após detectar 
a carências de textos, procurou tratar da história das agências de notícia, 
comparando as práticas realizadas no mundo com aquelas adotadas no 
território brasileiro. Por sua vez, Antunes (2013) discutiu o noticiário da 
grande imprensa brasileira sobre a Revolução dos Cravos (1974) e buscou 
compreender as fontes, as formas e os significados impressos pelos jornais 
Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Para tanto, 
investigou as agências internacionais de notícias e os correspondentes 
estrangeiros que forneceram material para os periódicos brasileiros. Para 
além dos trabalhos citados, livros sobre a história da imprensa brasileira 
apresentam dados para compor a história do jornalismo internacional e 
da utilização dos telegramas pelos jornais brasileiros, como pontualmente 
fazem Sodré (1966) e Barbosa (2007).

A despeito das pesquisas citadas, ainda existem lacunas nos estudos 
voltados para o trabalho dos jornais brasileiros com material proveniente 
das agências internacionais de notícias, especialmente no que diz respeito 
ao levantamento de dados e elementos para o entendimento de momentos 
históricos específicos.

Parece possível investigar, por exemplo, os laços estreitos entre 
Guerra Fria, agências internacionais de notícias, jornais brasileiros, 
noticiário internacional e propaganda.3 Pouco tempo após a Segunda 

3. Entre o período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial e o fim da década 
de 1980, adeptos do capitalismo e do comunismo, liderados, respectivamente, por EUA e 
URSS, cultivaram um diferente estado de beligerância denominado Guerra Fria. Munhoz 
(2004) apresenta consistente balanço bibliográfico e situa as ideias centrais de cinco 
correntes analíticas sobre o início da Guerra Fria: a ortodoxia, a história oficial soviética, o 
revisionismo, o pós-revisionismo e o corporativismo. Ainda para os leitores interessados no 
debate, seu estudo sugere ampla bibliografia especializada acerca do debate historiográfico 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 255

Guerra Mundial, ficava patente o esfacelamento da aliança firmada na 
luta conta o nazifascismo. Segundo Vizentini (2000, p. 200), o discurso 
proferido por Churchill, em 1946, sobre a cortina de ferro estabelecida em 
diversas capitais europeias, transformou-se em “símbolo maior dos ventos 
da Guerra Fria”. Para o autor, a rivalidade foi impulsionada, em 1947, 
pela proclamação da Doutrina Truman e pelo Plano Marshall. Também 
precipitou o acirramento das tensões o discurso em que Zadanov, então 
dirigente soviético, afirmou ser irredutível o antagonismo entre socialismo 
e capitalismo. Não obstante Estados Unidos e União Soviética terem 
mantido relações hostis no período anterior à Segunda Guerra Mundial, as 
pesquisas históricas comumente atribuem papel central aos acontecimentos 
da segunda metade dos anos 1940 (SMITH, 1989).

Embora a corrida armamentista e o confronto militar tenham 
aparecido como “aspecto mais óbvio da Guerra Fria”, suas maiores 
consequências foram políticas e contribuíram para a polarização do 
“mundo controlado pelas superpotências em dois ‘campos’ marcadamente 
divididos” (HOBSBAWM, 1995, p. 234; 235). Por certo, o embate travado 
entre Estados Unidos e União Soviética foi marcado por disputas militares, 
políticas, econômicas, diplomáticas e ideológicas, assim como por incontáveis 
lances de propaganda. A própria denominação Cold War provém da pena de 
um jornalista estadunidense. O termo Guerra Fria se popularizou a partir 
de Walter Lippmann, também responsável pelo emprego do conceito de 
“opinião pública”, em decorrência do seu livro Public Opinion (1922). A 
repercussão de seus artigos no New York Herold Tribune, em 1947, contribuiu 
para a “universalização do termo Guerra Fria para qualificar os conflitos 
envolvendo a União Soviética e os Estados Unidos após a conclusão da 

sobre o início da Guerra Fria.



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869256

Segunda Guerra Mundial” (MUNHOZ, 2004, p. 263-264).
Assim, se a Guerra Fria ajudou a moldar a política externa e a política 

interna da maioria das nações ao redor do globo (LEFFLER; PAINTER, 
2005), parece plausível que tenha influenciado o modo de fazer jornalismo, 
especialmente a produção noticiosa, bem como o conteúdo veiculado na 
editoria internacional. Corrobora a proposta aqui apresentada o estudo 
desenvolvido por Heloisa Reichel (2004). Para ela, nos momentos inicias 
da Guerra Fria, o comunismo “substituiu o nazismo como inimigo e foi 
representado, principalmente na imprensa, como a grande ameaça que o 
comunismo devia combater” (REICHEL, 2004, p. 207). 

Sem diminuir o papel exercido por outros meios de comunicação 
para a divulgação de imagens relativas ao embate entre EUA e URSS, a 
imprensa escrita pode ser tomada como fonte para o pesquisador ocupado 
com os efeitos da Guerra Fria em território brasileiro4, pois, assim como 
os filmes, as canções e as histórias em quadrinhos, a imprensa também 
produziu “imagens extremamente ideologizadas e estereotipadas do 
confronto, motivo pelo qual, tais fontes, outrora menosprezadas, têm sido 
reconhecidas como de grande relevância para o estudo dos efeitos gerados 
pela Guerra Fria ao longo do século XX” (MUNHOZ, 2004, p. 275).

E cabe perguntar: como os jornais brasileiros produziram 
seu noticiário internacional no quadro histórico da Guerra Fria? Esse 
questionamento instiga a refletir sobre a relação de jornais nacionais com 

4. Dois estudos são inspiradores para pensar a relação entre imprensa brasileira e Guerra 
Fria. O primeiro é a dissertação de mestrado em que Rodolfo Gauthier Cardoso dos 
Santos (2009) analisa o comportamento da imprensa, da comunidade científica nacional 
e de outros atores da sociedade brasileira no debate público sobre discos voadores entre 
1947 e 1953. Embora voltado para período um pouco posterior à proposta em nosso 
trabalho, também chama a atenção a pesquisa de Júlio Barnez Pignata Cattai (2011) sobre 
a atuação da United States Information Agency (USIA) no Brasil, entre 1953 e 1964, a partir do 
material veiculado nos jornais Correio da Manhã e Tribuna da Imprensa. 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 257

o material telegráfico enviado pelas agências internacionais de notícias nos 
anos inicias da Guerra Fria.

Dados da história das agências internacionais 

Algumas invenções conferiram outra dinâmica à vida social, 
encurtaram distâncias e transformaram a produção da notícia. Em fins 
do século XIX, a maior agilidade na produção da informação estava 
profundamente vinculada à expansão da rede telegráfica mundial e ao 
surgimento de outras inovações que possibilitaram a rápida circulação da 
notícia e ofereceram novas possibilidades para a imprensa brasileira (DE 
LUCA, 1999). Para veicular o material telegráfico, muitos jornais chegaram 
a criar uma página internacional (SODRÉ, 1966).  É possível inferir, 
então, que a invenção do telégrafo foi fundamental para o surgimento e 
consolidação das agências noticiosas internacionais e, consequentemente, 
criou condições para a formação de uma rede mundial de notícias 
(BARBOSA, 2007).

Em 1874, o Jornal do Commércio inovou ao recorrer ao telégrafo 
para publicar notas enviadas pela agência Reuter-Havas, fundada em 1825 
por Charles Havas na França. Tal agência serviu por 71 anos à imprensa 
brasileira e, ao final da Segunda Guerra Mundial, passou a chamar-se France-
Presse (SODRÉ, 1966).  A partir de 1902, o Correio da Manhã passou a ter 
acesso ao material divulgado pela agência Havas. O impresso alardeou 
a novidade e tratou da implantação do serviço telegráfico como uma 
importante inovação para acompanhar os outros diários cariocas da época 
(BARBOSA, 2007). 

Em pouco tempo, contudo, a Havas deixou de ser a única agência 
responsável pela distribuição de notícias em solo brasileiro. No curso da 



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869258

Primeira Guerra Mundial, a agência Americana também enviou telegramas 
para o eixo Rio-São Paulo (GARAMBONE, 2003). Pouco depois, a 
United Press Internacional (UPI) entrou no mercado nacional. Caracterizada 
por comercializar noticiário redigido em moldes diferenciados da sua 
principal concorrente (a Havas) e integrada ao modelo norte-americano de 
jornalismo, a UPI se apresentava como preocupada com a transmissão da 
informação e não com a interpretação da notícia. Além disso, começou a 
fornecer abundantes informações sobre atividades estadunidenses, as quais 
passaram a interessar mais de perto ao público brasileiro, em virtude da 
previsível entrada dos Estados Unidos no primeiro conflito mundial. 

Jornais perceberam a conveniência de repartir seu espaço de 
publicação entre os telegramas da Havas e da United Press (JOBIM, 1960). 
Em 1918, a United Press International começou a fornecer material ao jornal O 
Estado de S. Paulo. Em 1922, passou a atender o Jornal do Brasil e, no final da 
década, responsabilizou-se por fornecer material para O Jornal (BARBOSA, 
2007).

Já durante a década de 1920, Nova Iorque começou a figurar como 
centro irradiador de noticiário para a América Latina. Antes de chegar ao 
Brasil, as informações passavam pelo escritório da UPI em Buenos Aires ou, 
então, eram remetidas por telégrafo, em inglês, via Wertern, Pal American ou 
Italcabo. Nesse mesmo período, a Associated Press International (API) instalou 
seu escritório no Rio de Janeiro e iniciou seus serviços, fornecendo material 
noticioso ao Correio da Manhã (BARBOSA, 2007).

É pertinente evidenciar que tais agências noticiosas contribuíram 
no processo de consolidação da presença cultural estadunidense em 
território brasileiro. Bandeira (1978) ressaltou, por exemplo, que, até a 
Primeira Guerra Mundial, a formação cultural brasileira se caracterizava 
como predominantemente europeia. Como observou Bandeira, as agências 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 259

noticiosas de origem norte-americana se transformaram em presença 
constante no noticiário internacional da imprensa escrita brasileira e, em 
pouco tempo, passaram a fazer frente àquelas situadas na Europa. Além 
de concorrerem com a francesa Havas, os profissionais norte-americanos 
começaram a “contra-atacar o serviço de propaganda da Alemanha, 
presente na América Latina com a agência Transoceânica Alemã, que 
fornecia notícias e fatos a preços insignificantes” (TOTA, 2000, p. 55). De 
acordo com Gerson Moura (1991, p. 98), as iniciativas dos Estados Unidos 
para eliminar a influência do Eixo no Brasil e construir um “sistema de poder 
americano” implicavam ações na área econômica, na organização militar, 
na política externa e também na atuação frente aos meios de comunicação.  

Também é importante sublinhar que a implantação do Estado 
Novo repercutiu na estrutura material dos jornais e, consequentemente, 
na produção da notícia. A criação do Departamento de Imprensa e 
Propaganda (DIP), em 1939, permitiu a intervenção estatal sobre os meios 
de comunicação. Com o objetivo de formular uma imagem “uníssona do 
Estado para a sociedade”, o DIP instalou censores nas redações dos jornais 
e forneceu grande parte do noticiário a ser imprenso. A publicação de 
muitos fatos ou nomes foi proibida e muitos jornalistas foram perseguidos, 
presos e aliciados com propina ou outras formas de cooptação pelo 
governo federal.  Paralelamente a esse quadro de censura característica do 
regime ditatorial e da ausência de liberdade para exprimir os conflitos e os 
interesses políticos internos, a imprensa escrita brasileira ampliou o volume 
de informação fornecido pelas agências internacionais de notícias que, na 
época, encontravam-se em franco fortalecimento. Durante o Estado Novo, 
UPI, API e Reuters se consolidaram como significativas fornecedoras de 
informação para a imprensa brasileira (RIBEIRO, 1998). 

Com a Segunda Guerra Mundial e a opção do governo brasileiro 



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869260

de lutar ao lado dos países aliados, ampliou-se a influência norte-americana 
em território nacional. Esta, no entanto, não se restringiu à imprensa, pois 
também atingiu diversas áreas da vida social. O cinema5, a música, as formas 
de comportamento e os padrões de consumo são exemplos da introdução do 
american way of  life no Brasil (RIBEIRO, 2007). Na década de 1940, o território 
brasileiro foi alvo de múltiplas missões culturais oficiais e de diversas ações 
de jornalistas, professores universitários, publicitários, artistas, militares 
cientistas, diplomatas e empresários norte-americanos. Esse organizado 
processo de difusão cultural possuía um objetivo extremamente delineado, 
já que o governo estadunidense pretendia obter o apoio brasileiro na luta 
contra o nazifascismo (MOURA, 1984). Para isso, foi criado o The Office 
for Coodinatior of  Inter-American Affairs (Ociaa). Sob o comando de Nelson 
Rockefeller, o órgão se responsabilizou pelas relações culturais dos Estados 
Unidos com países da América Latina. Entre 1940 e 1946, procurou difundir 
informações positivas sobre os Estados Unidos e combater a propaganda 
do Eixo. Sua estrutura organizacional contemplava diversas divisões, como, 
por exemplo, a Divisão de Informações, que, desde o início do programa, 
auxiliou as agências United Press e Associated Press na elaboração e difusão das 
notícias favoráveis aos Estados Unidos em solo brasileiro. Assim, centenas 
de jornais e revistas brasileiras recebiam “dezenas de milhares” de notícias, 
fotografias e artigos sobre “as relações interamericanas” (MOURA, 1984, 
p. 33-4). Nesse processo, as agências noticiosas norte-americanas ganharam 
poder e espaço internacional e, mesmo após a extinção do Ociaa, passaram 

5. Sobre a produção cinematográfica estadunidense em cartaz em território brasileiro entre 
1945 e 1954, consultar a tese de Alexandre Busko Valim (2006). Em trabalho recente, 
Valim (2017) investigou a documentação do National Archives para analisar as ações do 
Office of  the Coordinador of  American Affairs, seu Motion Picture Division e a Brazilian Division, 
com vistas a estudar o emprego do cinema no Brasil como instrumento de persuasão 
política pelos Estados Unidos durante a chamada política de Boa Vizinhança no transcurso 
da Segunda Guerra Mundial. 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 261

a ser a principal fonte de consulta dos jornais brasileiros (PRADO, 2000). 
Mas aprofundar os laços entre os serviços de mídia locais e as agências 

noticiosas internacionais não foi incumbência somente do escritório de 
Rockfeller. Em 1948, o governo norte-americano externou posição oficial 
sobre a utilização de agências privadas de notícia, pois “as competências 
inscritas no Smith-Mundt Act, de 1948, posteriormente incorporadas à USIA, 
já aceitavam a utilização dos serviços governamentais junto às audiências 
internacionais”. Além disso, a Central Intelligence Agency (CIA) também atuou 
“junto às agências internacionais de notícias, no sentido de que publicassem 
material favorável à imagem dos Estados Unidos no exterior”. A CIA 
possuía “uma rede de contatos dentro e fora dos Estados Unidos que 
oferecia acesso direto a um grande número de jornais e periódicos, dezenas 
de serviços de imprensa e agências de notícias” (CATTAI, 2011, 45-46).

Aos poucos, Reuters, UPI e API começavam a exercer papel 
fundamental na distribuição de informações para os jornais brasileiros 
(MARTINS; DE LUCA, 2006), processo expressado em matéria veiculada 
no O Estado de S. Paulo: 

[o redator] redigia notícias, corrigia comunicados, traduzia 
telegramas. Traduzia telegramas? Essa expressão tem uma 
história. Muitos anos antes, os três ou quatro telegramas que o 
jornal publicava ficavam-lhe a peso de ouro. Eram mandados 
por correspondentes estabelecidos nas grandes capitais da 
Europa e aqui chegavam em francês ou inglês, devendo ser 
traduzidos para o português, a fim de serem publicados. A 
função do redator de telegramas era traduzir. Com o tempo, 
surgiram as agências que facilitaram e ampliaram o serviço. 
Os telegramas passaram a chegar ao jornal já traduzidos 
e quase prontos para a publicação. No entanto, a palavra 
traduzir subsistiu. O redator, diante dos despachos, chegados 
pelo Telegrafo Nacional ou pelo telegrafo das estradas de 
ferro, continuava a traduzi-las... (OESP, 4 jan. 1946, p. 6).



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869262

Telegramas no início da Guerra Fria: informação x propaganda

No período inicial da Guerra Fria, a UPI e a AP praticamente 
monopolizaram a distribuição de notícias e começaram a mostrar um 
mundo dividido em partes antagônicas e irreconciliáveis. É certo que uma 
multiplicidade de outros fatores econômicos, políticos, diplomáticos e 
culturais devem ser levados em consideração para tratar dessa influência 
cultural norte-americana (MOURA, 1984). Mesmo assim, é considerável 
o papel exercido pelas agências de notícia ao distribuírem informações 
no quadro de Guerra Fria, posto que algumas empresas se tornavam 
responsáveis por quase todo o “noticiário estrangeiro utilizado por meios 
de comunicação de massa em todo o mundo” (MOREIRA, 1996, p. 23). 

Também é preciso considerar que as agências distribuem textos “a 
partir de uma perspectiva particular”, relacionada à cultura ou a política 
governamental do seu país de origem (MOREIRA, 1996, p. 23). Assim, os 
EUA se transformavam em centro a partir do qual as agências internacionais 
de notícias recebiam e divulgavam informações aos jornais brasileiros. 
Material veiculado pelo Jornal do Brasil revela isso:

Se Nova York já era a grande metrópole que todos sabem, 
ficou ainda maior em sendo a sede, provisória, das Nações 
Unidas. Daqui partem os milhões de despachos com assuntos 
para os jornais do mundo, e para aqui convergem as boas e 
más notícias desse mundo e de outros. Quando essas notícias 
interessam ao espírito americano, são elas, então, divulgadas 
para o conhecimento deste tribunal da opinião pública. É, 
pois, interessante visitar as agências, onde se encontram 
jornais a telegrafar de toda a parte e a ouvir o que se passa 
a respeito. O mundo, ali, se desdobra diante dos olhos da 
gente, dando mais asas ao espírito. Os acontecimentos giram, 
muitas vezes, como as modas femininas. Ficam no cartaz, 
saem de cartaz, voltam ao cartaz (JB, 21 jul. 1946, p. 01, seção 
2).



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 263

Países do bloco capitalista controlavam o “circuito mundial de 
notícias através de cinco agências” e reiteravam um fenômeno econômico 
com os países da América Latina, consumindo os produtos industriais 
e comerciais do mundo desenvolvido, bem como “as informações dali 
procedentes” (ROSSI, 1980, p. 81; 89). 

Em algumas ocasiões, os periódicos comunistas adquiriam material 
de agências noticiosas do mundo capitalista, como sugere a veiculação de 
material noticioso distribuído pela UPI ou pela API por parte dos jornais 
Tribuna Popular6 e Hoje7.

Esse tipo de material também foi utilizado por órgãos responsáveis 
por comentar a situação dos meios de comunicação no Brasil. As notas 
telegráficas alimentaram o espaço intitulado “Notícias do Estrangeiro” da 
revista Publicidade e Negócios (PN, jan. 1947, p. 26-28) e figuraram no Boletim 
publicado quinzenalmente pela Associação Brasileira de Imprensa, tal como 
demonstra a edição de julho de 1952 (ABI, jul. 1952, p. 3). 

A própria localização geográfica das agências influenciava o acesso 
aos pronunciamentos dos líderes políticos do chamado “Bloco Ocidental”, 
tal como demonstra a veiculação dos discursos e entrevistas de Harry 
Truman e Winston Churchill. Como exemplo, entre 1945 e 1953, O Estado 
de S. Paulo veiculou 37 matérias com entrevistas ou pronunciamentos de 
Truman sobre o tema paz mundial. Com frequência, a posição do presidente 
norte-americano também foi estampada nas páginas de dois periódicos 
cariocas, pois sua opinião foi publicada em 31 edições do Correio da Manhã 
e 22 edições do Jornal do Brasil. No mesmo período, os pronunciamentos 

6. Tribuna Popular, 2 ago. 1945, p. 1; 3 ago. 1945, p. 1; 8 ago. 1945, p. 1; 10 ago. 1945, p. 1; 
4 set. 1945, p. 1.
7. Hoje, 13 nov. 1945, p. 1; 7 jan. 1947, p. 1; 28 jan. 1947, p. 2; 19 abr. 1947, p. 2; 2 maio 
1947, p. 1.



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869264

do líder soviético Josef  Stálin raramente figuraram nas páginas da grande 
imprensa, pois os jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Correio da 
Manhã fizeram uso das entrevistas de Stálin, respectivamente, em oito, seis 
e quatro edições. 

Além disso, alguns jornais utilizavam expediente bastante 
engenhoso para publicar as declarações de Stálin. A Folha da Manhã, por 
exemplo, recorreu à API. Essa agência, por sua vez, remeteu perguntas 
sobre a situação internacional ao governo soviético. As respectivas questões 
e respostas foram irradiadas pela emissora de Moscou (FM, 23 mar. 1946, 
p. 1). 

As próprias agências situadas no mundo capitalista criavam 
estratégias para buscar informações referentes ao mundo soviético, como 
bem ilustram as situações em que captaram informações da Rádio Soviética 
e, em seguida, venderam aos jornais brasileiros. Assim reconhecia o jornal 
O Estado de S. Paulo: “só podemos saber o que acontece naquele país por 
intermédio das transmissões oficiais da Rádio Moscou” (OESP, 2 abr. 1948, 
p. 1). Essa não foi, contudo, uma novidade do final da década de 1940. 
De acordo com Jeanneney (1996), as emissoras de rádio desempenharam 
um papel fundamental na transmissão de informação no desenrolar da 
Segunda Guerra Mundial e, paulatinamente, militares e políticos alemães, 
russos e franceses descobriram a importância dessa arma de propaganda, 
tanto para difundir suas ideias quanto para criar obstáculos e interferir 
nas transmissões dos seus adversários. Por sua vez, os norte-americanos 
passaram a utilizar as emissoras de rádio após o ataque japonês ao Pearl 
Harbor em dezembro de 1941. Criaram o Serviço de Informação de 
Guerra para “escutar atentamente” aquilo que o adversário difundia e reagir 
às notícias por eles consideradas falsas e ardilosas ou mesmo aos rumores. 
Em princípios da década de 1940, portanto, usavam as emissoras de rádio 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 265

para captar informações provenientes de regiões de difícil acesso.
A falta de informações sobre a URSS até chegou a ser alvo de 

debate nas páginas do O Estado de S. Paulo. Em meio aos comentários 
sobre uma possível preparação militar soviética para futuros combates, 
um editorial sentenciou: “[...] o que se lê nesses despachos parece indicar 
que a União Soviética se encontra antes em fase de recomposição interna 
do que, propriamente, em períodos de preparativos bélicos agressivos 
ou defensivos”. E concluiu: “tão poucas e tão falhas são a informações 
que temos acerca da vida interna na União Soviética, que não devemos 
desperdiçá-las numa interpretação simplista e apressada, sobretudo se há 
perigo de um futuro conflito” (OESP, 9 out. 1946, p. 3). 

Em outro momento, a falta de informações sobre a União Soviética 
foi novamente reconhecida pelo matutino paulista. Ao tratar da posição 
soviética na Conferência de Paris, o articulista do O Estado de S. Paulo destacou 
que “a falta de informações suficientes impossibilita uma clara percepção 
do principio básico da política externa soviética”. Carente de informações, 
o jornal reconheceu a possibilidade de estabelecer “muitas hipóteses” sobre 
a posição soviética (OESP, 18 ago. 1946, p. 3). Essa não foi, porém, uma 
postura predominante na imprensa do período. Os articulistas raramente 
assumiram que a falta de informações provenientes da União Soviética se 
transformava em obstáculo para a produção das análises internacionais. O 
Conde Emanuel de Benningsen apareceu como uma voz preocupada com 
essa situação ao indicar que os jornais continuavam “a publicar declarações 
das mais variadas, acerca das probabilidades de uma nova guerra”, embora 
os autores dessas “previsões” não alegassem qualquer motivo razoável para 
justificá-las. Desse modo, o jornalista afirmava: 

Diz-se geralmente que a Rússia se prepara para desencadear 
nova guerra, mas é interessante notar que, enquanto as 



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869266

pessoas que estiveram nesse país afirmam, por ocasião do 
seu regresso, que ela não se acha em condições de participar 
de um novo conflito armado, os jornalistas que nunca 
transpuseram a chamada ‘Cortina de Ferro’ são geralmente 
os que se mostram mais alarmistas em suas previsões (OESP, 
8 out. 1946, p. 16). 

Em poucas oportunidades, os jornais brasileiros utilizavam material 
proveniente de agências noticiosas soviéticas. O Estado de S. Paulo recorreu 
a esse material, mas fez questão de mostrar ao leitor brasileiro que a 
informação veiculada fora divulgada por uma agência noticiosa soviética. 
Para isso, usou o expediente de começar o texto, tratando a informação 
como produzida pela agência e apenas veiculada pelo jornal. Ao se referir 
às notícias provenientes da União Soviética, o jornal paulista adotou como 
prática rotineira iniciar o texto com os seguintes registros: “telegramas 
de Moscou informam que...”, ou mesmo: “A ‘Agência Tass’ divulga 
pormenores...”8, algo que não ocorria quando os telegramas vinham da 
UPI, API e Reuters. 

Além da escassez de material, os poucos telegramas utilizados 
foram tomados pelos articulistas como difusores de propaganda política. 
Em 1946, o jornalista Frederico Heller salientava a estratégia soviética de 
enaltecer sua própria política externa. Afirmava que “a política externa da 
União Soviética merece, reiteradamente, observações e análises”, sendo 
que “uma de suas características mais destacadas é a utilização metódica e 
persistente da arma de propaganda” (OESP, 8 mar.1946, p. 14).   

Em 1947, um artigo publicado pelo O Estado de S. Paulo comentou o 
início de “uma campanha da verdade” para neutralizar propaganda inimiga 
dos EUA. O texto destacou que autoridades de vários departamentos do 
exército norte-americano, parlamentares, publicistas e muitos observadores 

8. OESP, 08 out. 1946, p. 16 e 01 jul.1947, p. 1.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 267

leigos pleiteavam uma campanha que poderia irritar, magoar e causar 
desespero, mas que, no fim, faria a verdade triunfar (OESP, 14 nov. 1947, 
p. 16).

Ainda no mesmo ano, o matutino paulista publicou outro artigo 
enfocando a Guerra Fria como uma “guerra de nervos”, a qual fazia um 
duplo uso de notícias sensacionais para impressionar e, até certo ponto, 
aterrorizar o adversário (OESP, 25 nov. 1947, p. 20). Já em 1948, o jornal 
publicou um editorial evidenciando “as armas de propaganda” como 
os “únicos recursos de que dispõe os russos para enfrentar os norte-
americanos” (OESP, 16 jan. 1948, p. 3) ― tema retomado pelo periódico 
em princípios da década de 1950: “Propaganda é propaganda e não vale a 
pena polemizar” (OESP, 26 out. 1951, p. 20).

 Em contrapartida, os periódicos comunistas acusavam a grande 
imprensa brasileira de reproduzir a propaganda política remetida pelas 
agências internacionais de notícias. Fundando em 1949 por Aydano do 
Couto Ferraz e Mário Alves, o periódico Voz Operária se mantinha com 
recursos provenientes de atividades organizadas pelos militantes comunistas 
e exercia importante papel na formação política dos seus leitores, refletindo 
“a orientação justa” do Partido Comunista do Brasil (PCB) e a palavra de 
ordem de Prestes, principalmente na divulgação do movimento comunista 
pela paz.9 O periódico veiculou, por exemplo, que o material distribuído 
pelas principais agências internacionais de notícias incentivava a participação 
na Guerra da Coreia. Na matéria sugestivamente intitulada “Desmascarar 
as agências propagandistas de guerra”, o periódico registrou:

Não podemos silenciar diante desse crime nefasto que 

9. Voz Operária, 08 jul. 1950, p. 10. Sobre o movimento mundial pela paz, consultar Ribeiro 
(2003).



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869268

é a propaganda de uma nova guerra. Devemos levar o 
povo a boicotar os pasquins da propaganda de guerra ― 
propaganda que é destilada diariamente pelas agências norte-
americanas: United Press, Internacional News Service, pela 
inglesa Reuters ou a francesa France Press. Essas agências 
não passam de porta-vozes dos incendiários de guerra de 
Wall Street, transmitem para o nosso país um noticiário 
padronizado e visando um objetivo fundamental ― incentivar 
animosidade e ódio contra outras nações, sobretudo contra 
a União Soviética e a República Popular da China. [...] É uma 
propaganda de guerra diária e sistemática que devemos desmascarar 
diária e sistematicamente, esclarecendo às massas que tais agências 
telegráficas não passam de instrumentos dos monstros que querem impor 
uma nova guerra aos povos. E que é nosso dever não só estar 
vigilante diante do veneno que elas destilam, mas também 
desmascarar os seus objetivos e boicotar os jornais que 
utilizam seu noticiário (VO, 27 jan.1951, p. 4, grifo nosso).    

Outra matéria do jornal comunista tratou de uma entrevista 
concedida pelo líder soviético Josef  Stálin. Entremeando observações 
ao conteúdo da entrevista, o periódico abordou a relação entre agências 
internacionais de notícias e a imprensa brasileira, assim como da produção 
de notícias e de questões financeiras:

Aí está a imprensa das classes dominantes do Brasil repleta 
de propaganda de guerra, a mais cínica, a mais desprezível, 
a mais criminosa. Aí estão os pasquins imundos do agente 
norte-americano Chateaubriand, sua cadeia de “Diários 
Associados” financiados pelos trustes norte-americanos, 
escrevendo monstruosidades (VO, 17 mar. 1951, p. 4).

Ainda que raramente, os jornais da chamada grande imprensa 
levantavam suspeita acerca da neutralidade do material distribuído por 
agências internacionais de notícias. Em 1947, O Estado de S. Paulo tratou da 
imparcialidade do material telegráfico em texto sobre a Organização das 
Nações Unidas (ONU):



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 269

Basta relancear os olhos pelo noticiário telegráfico dos jornais 
para se verificar que os tropeços suscitados às iniciativas, 
quer da ONU quer dos governos em conferências diretas, 
para um acordo, surgem da irredutibilidade da posição da 
Rússia, em relação aos pontos de vista dos outros “grandes”. 
Descontando mesmo o aspecto tendencioso que possam 
ter as informações divulgadas pelas agências, que estão 
longe de ser imparciais, os fatos permanecem. Podemos 
considerar suspeitas e parciais as explicações e razões dos 
correspondentes (OESP, 4 jul. 1947, p. 14).

Em 1948, o documento norteador da produção jornalística da 
Folha da Manhã, intitulado Programa de Ação das Folhas, apresentou ressalvas 
ao trabalho com material enviado por agências telegráficas. O Programa 
estabelecia a intenção do jornal em noticiar de “forma objetiva”, com 
suas páginas espelhando “fielmente os fatos”, sem servir aos “propósitos 
religiosos, políticos, econômicos ou sociais”. Em seguida, ressaltava que “o 
propósito de fidelidade aos acontecimentos é muitas vezes perturbado pela 
deficiência de agências telegráficas, de correspondentes e de repórteres”. 
Com o intento de evitar ou, ao menos, diminuir a enunciada deficiência, 
propunha a substituição daqueles elementos de informação por outros 
“mais capazes e idôneos”, sempre que isso se tornasse necessário e possível 
(MOTA; CAPELATO, 1980, p. 134).

As críticas ao trabalho das agências também ganharam as páginas 
de outros órgãos da imprensa. A falta de neutralidade no trabalho da United 
Press não foi bem acolhida numa matéria veiculada pela Tribuna da Imprensa, 
em 5 de maio de 1950, e reproduzida pela revista Publicidade e Negócios.  
De acordo com a matéria, os serviços prestados pela UP deveriam ser 
“meditados” por todos os diretores e secretários de jornais:

Com a acentuação da Guerra Fria, morna ou quente, essas 
informações [da UP] vão sendo filtradas para o Brasil de tal 
modo que não raro os telegramas se transformam em mera 
propaganda. [...] No Brasil, é preciso que a UP compreenda, 



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869270

não estamos dispostos a dar aos leitores, como informação, 
propaganda política. Quando queremos comentar, fazemos 
por nossa conta. Não pagamos uma agência para que nos dê 
pontos de vista. [...] Pedimos publicamente providências à 
United Press para que cumpra os seus contratos, fornecendo 
notícias e não propaganda (PN, maio 1950, p. 27).

As informações produzidas pelas agências também foram 
questionadas em editorial publicado pelo Jornal do Brasil que, ao comentar 
os resultados da IV Consulta de Chanceleres, realizada em 1951, em 
Washington, salientou:

As agências telegráficas e os enviados especiais dos 
jornais não têm prestado, desta vez, informações muito 
esclarecedoras sobre os debates das teses em que não houve 
concordância absoluta, de modo que os comentários não 
podem ser muito precisos. Houve, indiscutivelmente, na 
transmissão das notícias, uma prudência circunspecta, e, 
se não conhecêssemos o respeito que a América volta à 
liberdade de imprensa, suspeitaríamos até que tivesse sido 
exercida certa censura ou, pelo menos, que todos, governo 
norte-americano e delegados, tivessem tido a preocupação 
de não permitir que sobre os superficiais contrastes acerca 
da técnica de colaboração política, militar e econômica 
surgissem equívocos de interpretação (JB, 8 abr. 1951 p. 5).

Além da quantidade de informação disponível, os articulistas 
percebiam a falta de qualidade do material enviado pelas agências. No 
Correio da Manhã, o jornalista Raul Brandão ressaltou o grande volume de 
telegramas existentes, o fato de os jornais brasileiros não serem obrigados 
a publicar as mensagens telegráficas e salientou: “é de entristecer a pobreza 
das notícias do Brasil nos jornais da Europa e da própria América. Em 
alguns deles a sua falta é absoluta. Parece que não havendo aqui revolução 
ou coisa que se pareça, nada há para eles informar”. Em contrapartida, o 
jornalista constatava que “pelo volume de telegramas, nossos jornais dão 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 271

provas do quanto são benevolentes. Tudo o que vem de fora serve, mesmo 
o que não presta” (CM, 01 jul. 1947, p. 1). 

Em algumas situações, os próprios periódicos publicavam notas 
para tratar dos equívocos cometidos pelas agências. O Correio da Manhã 
veiculou, por exemplo, matéria em que tratou de despachos telegráficos 
publicados e, em seguida, desmentidos. Como o próprio jornal colocou: “A 
Casa Branca publica documentos, desmentindo os despachos das agências 
telegráficas” (CM, 01 dez. 1951, p. 1).

 Mesmo com as críticas pontuais ao aspecto propagandístico, à falta 
de neutralidade, à imparcialidade do material telegráfico e às suposições 
formuladas pelas agências internacionais de notícias, é possível salientar 
que algumas agências praticamente monopolizavam o noticiário do exterior 
veiculado na imprensa escrita brasileira, notadamente no período inicial da 
Guerra Fria. É certo que Reuters, Associated Press, United Press International e 
France Presse remetiam material para jornais destinados a grupos diferenciados 
de leitores, de tendências e gostos diversos (JOBIM, 1960), bem como 
forneciam informações para periódicos com diferentes orientações políticas 
e “editoriais”, funcionando como empresas capitalistas com o objetivo de 
transformar a informação em “mercadoria” para vendê-la aos periódicos 
interessados (SOMAVIA, 1979, p. 133). Isso posto, concordamos que a 
rede de agências internacionais de notícias “é tentacular”, isto é: “elas estão 
presentes na grande maioria dos países do mundo e vendem seus serviços, 
da mesma forma, para quase todos eles” (ROSSI, 1980, p. 83). Ao considerar 
essa perspectiva, Somavia (1979, p. 138) argumentou que as agências

“apropriam-se” da realidade e de suas características, pela 
circunstância única de dispor da capacidade técnica para 
fazê-la conhecer. Sua ‘comercialização’ modifica a natureza 
e a importância relativa dos acontecimentos, os quais, de 
fato, não acontecem para o público em geral, a menos que 
sejam escolhidos para a publicação pelas fontes noticiosas. 



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869272

A agência transforma, assim, um fato, cuja dimensão e 
compreensão específica estão dadas pelos contextos e 
circunstâncias que o rodeiam, em uma “notícia”, que para 
sê-lo, necessita seja apresentada de tal maneira que resulte 
“vendável”. 

Vale lembrar, por fim, que a construção do noticiário internacional 
se inicia com uma seleção por parte das agências internacionais de notícias, 
pois, como frisou Ribeiro (1994), nem tudo o que acontece no mundo é 
passível de ir para as bancas. Ao contrário, somente a parte mínima que 
atrai e preocupa as pessoas ou que o leitor aprecie e o anunciante aprove 
(BERGER, 2002).

Considerações finais

Nos momentos iniciais da Guerra Fria, os jornais brasileiros tinham 
um volume muito maior de informação proveniente do bloco capitalista 
do que do bloco comunista. Como salientou Peres (2005, p. 38), uma 
espécie de “seleção natural” permitia que os jornais brasileiros tivessem 
acesso a uma quantidade maior de telegramas provenientes dos lugares com 
ampla cobertura da mídia em detrimento de outros em que a cobertura 
jornalística era escassa. Também deve-se considerar, de acordo com 
Sotana (2010), o alto custo para manter correspondentes internacionais em 
território estrangeiro, a incipiente especialização dos jornalistas brasileiros 
e a complexidade da conjuntura política internacional. Mesmo levando 
em conta os requisitos necessários para as agências atenderem à lógica de 
mercado, não podemos afirmar que a neutralidade política caracterizava os 
telegramas e, principalmente, os usos que os jornalistas brasileiros faziam 
deles no início da Guerra Fria. 

A utilização de material proveniente de agências noticiosas 



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 273

internacionais, a veiculação de artigos produzidos por articulistas 
estrangeiros, a reprodução ou o comentário das matérias publicadas 
por periódicos internacionais foram práticas rotineiras do jornalismo 
brasileiro do período. É preciso indicar, entretanto, que os textos não 
foram reproduzidos mecanicamente pela imprensa do Brasil. Os jornais 
selecionavam, traduziam e recortavam o material noticioso proveniente das 
agências internacionais de notícias e escolhiam o espaço para veiculá-lo. E, 
esporadicamente, criticavam a qualidade do material recebido e suspeitavam 
da sua neutralidade. Como ressaltou Pierre Bourdieu (1997, p. 35), é 
fundamental refletir sobre como “são informadas as pessoas encarregadas 
de nos informar” e entender que os jornalistas mantêm relações de troca 
muito complexas com as agências internacionais de notícias, tema que 
carece, certamente, de estudos numa perspectiva histórica. 

No período posterior à Segunda Guerra Mundial, jornais como O 
Estado de S. Paulo, Folha da Manhã, Correio da Manhã e Jornal do Brasil recorreram 
às agências Reuters, United Press International e Associeted Press International 
para produzirem o noticiário internacional e municiarem os redatores dos 
seus editoriais, mas também de olho no alinhamento do governo brasileiro 
às diretrizes estadunidenses e, com frequência, alimentados por uma 
tradicional posição anticomunista e ambicionando abocanhar uma fatia 
maior das verbas publicitárias provenientes de empresas multinacionais que 
se mostravam promissoras na órbita capitalista do planeta. Ainda que com 
eventuais críticas e suspeições, a opção dos periódicos brasileiros contribuiu 
para o fortalecimento da “ordem americana”10.

Há de se notar a influência do padrão norte-americano de jornalismo 
sobre a imprensa brasileira sem, no entanto, afirmar que ela se tornou 

10. “Ordem americana” é uma expressão tomada de empréstimo do instigante livro de 
Vizentini (2004).



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869274

completamente submissa e meramente reprodutora de valores e conceitos 
alheios. Mesmo assim, o trabalho dos jornalistas com os telegramas 
internacionais não pode ser caracterizado como uma atividade neutra, 
imparcial e apolítica. A opção feita pelos jornais faz parte de um conjunto 
de estratégias fundamentais para a viabilização financeira da publicação, 
integra seus interesses políticos e demonstra vinculação aos Estados Unidos 
em detrimento da URSS (BIAGI, 2001). Portanto, nos anos iniciais da 
Guerra Fria, os jornais brasileiros utilizavam material de agências situadas 
na área de influência capitalista, fato que, muito provavelmente, pode ficar 
ainda mais evidente ao pesquisarmos a história da utilização de material 
noticioso proveniente de agências e jornais soviéticos, trabalho ainda por 
ser feito por pesquisadores da área.

REFERÊNCIAS
AGUIAR, Pedro. Por uma história do jornalismo internacional no Brasil. 

Anais do VI Encontro Nacional de História da Mídia. 2008 (CD-Rom). 
Niterói: Rede Alfredo de Carvalho, 2008. 

AGUIAR, Pedro. Notas para uma história do jornalismo de agências. 
Anais do VII Encontro Nacional de História da Mídia. 2009. Fortaleza: 
Rede Alfredo de Carvalho, 2009. Disponível em: <http://
memoriadojornalismo.com.br/upload/imagem_ 0140603052729.
pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.

ANTUNES, Rafael Henrique. Pra não dizer que não se falou de flores: a 
repercussão da Revolução dos Cravos na imprensa brasileira, 1974-
1976. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual 
Paulista, Assis, 2013. 

BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil: dois séculos de 
história. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 275

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil (1900-2000). Rio 
de Janeiro: Mauad, 2007.

BERGER, Christa. Do jornalismo: toda notícia que couber, o leitor 
apreciar e o anunciante aprovar, a gente publica. In: PORTO, Sérgio 
Dayrell; MOUILLAUD, Maurice. O jornal: da forma ao sentido. 2. 
ed. Brasília: Editora da UnB, 2002. p. 273-284.

BIAGI, Orivaldo. O imaginário e as guerras da imprensa: estudo das coberturas 
realizadas pela imprensa brasileira da Guerra da Coreia (1950-1953) 
e da Guerra do Vietnã na sua chamada “fase americana” (1964-
1973). Tese. (Doutorado em História) – Universidade Estadual de 
Campinas, Campinas, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 
1997. 

CATTAI, Júlio Barnez P. O estandarte silencioso: a United States Information 
Agency na mídia impressa do Brasil – Correio da Manhã e Tribuna 
da Imprensa, 1953-1964. Dissertação (Mestrado em História) – 
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

DE LUCA, Tânia Regina. A revista do Brasil: um diagnóstico para a (N)
ação. São Paulo. Editora Unesp, 1999.

GARAMBONE, Sidney. A primeira Guerra Mundial e a imprensa brasileira. 
Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

GOYZUETA, Verônica; OGIER, Thierry. Guerra e imprensa: um olhar 
crítico da cobertura da Guerra do Iraque. São Paulo: Summus, 2003.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São 
Paulo: Companhia das Letras, 1995. 

JEANNENEY, Jean-Noel. Uma história da comunicação social. Lisboa: 
Terramar, 1996.

JOBIM, Danton. Espírito do jornalismo. Rio de Janeiro: Livraria São José, 



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869276

1960.
LEFFLER, Melvyn P.; PAINTER, David S. Origins of  the Cold War: an 

international history. New York: Routledge, 2005.
MARTINS, Ana Luiza; DE LUCA, Tânia Regina. História da imprensa no 

Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.
MOREIRA, Sônia Virgínia. O mundo pelas agências de notícias. 

Comunicação e Educação, n. 5, p. 23-26, jan./abr. 1996.
MOTA, Carlos Guilherme; CAPELATO, Maria Helena. História da Folha 

de S. Paulo (1921-1981). São Paulo: Immpress, 1980.
MOURA, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil: a penetração cultural norte-

americana.  São Paulo: Brasiliense, 1984.
_____. Sucessos e ilusões: relações internacionais do Brasil durante e após a 

Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 
1991.

MUNHOZ, Sidnei. Guerra Fria: um debate interpretativo. In: SILVA, 
Francisco Carlos Teixeira. O século sombrio: uma história geral do 
século XX. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004. p. 261-281.

NATALI, João Batista. Jornalismo internacional. São Paulo: Contexto, 2004. 
PRADO, Maria Lígia Coelho. Davi e Golias: as relações entre Brasil e 

Estados Unidos no século XX. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). 
Viagem incompleta, a experiência brasileira: a grande transação. São 
Paulo: Senac, 2000. p. 321-347.

PERES, Andréa Carolina Schvartz. Enviado especial à...: uma análise 
antropológica da cobertura da imprensa brasileira das guerras da 
ex–Iugoslávia (anos 90). Dissertação (Mestrado em Antropologia) – 
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 
1950. Rio de Janeiro: E-Papers, 2007.



UFES – Programa de Pós-Graduação em História 277

RIBEIRO, Jayme Fernandes. Os “combatentes da paz”: a participação 
dos comunistas brasileiros na Campanha Pela Proibição das 
Armas Atômicas (1950). Dissertação (Mestrado em História) – 
Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2003.

RIBEIRO, Jorge Cláudio. Sempre alerta: condições e contradições do 
trabalho jornalístico. São Paulo: Brasiliense, 1994. 

RIBEIRO, Lavina Madeira. A institucionalização do jornalismo no Brasil: 
1808-1964. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade 
Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

REICHEL, Heloisa Jochims. O “perigo vermelho” na América Latina e a 
grande imprensa durante os primeiros anos da Guerra Fria (1947-
1955). Diálogos, v. 8. n. 1, p. 189-208, 2004.

ROSSI, Clovis. O que é jornalismo. São Paulo: Brasiliense, 1980.
SANTOS, Rodolfo Gauthier Cardoso dos. A invenção dos discos voadores: 

Guerra Fria, imprensa e ciência no Brasil (1947-1958). Dissertação 
(Mestrado em História) –Universidade Estadual de Campinas, 
Campinas, 2009.

SILVA, Igor Marx Freire Ferreira Lima e. Enquadramentos de guerra: a 
cobertura do recente conflito no Iraque em dois jornais brasileiros. 
Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de 
Brasília, Brasília, 2006.

SMITH, Joseph. The Cold War (1945-1965). New York: Basil Blackwell, 
1989.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. São Paulo: 
Civilização Brasileira, 1966.

SOMAVIA, Juan. A estrutura transnacional de poder e a informação 
internacional.  In: WERTHEIN, Jorge (org.). Meios de comunicação: 
realidade e mito. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. p. 



Dimensões, v. 41, jul.-dez. 2018, p. 252-278. ISSN: 2179-8869278

129-146.
SOTANA, Edvaldo Correa. A paz sob suspeita: representações jornalísticas 

sobre 
a manutenção da paz mundial (1945-1953). Tese (Doutorado em 
História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2010.

SOUTO, Fhoutine Marie Reis. Depois da queda das torres: a cobertura 
jornalística do 11 de Setembro nos jornais Folha de S. Paulo e O 
Estado de S. Paulo.  Ponto-e-Vírgula, n. 5, p. 230-235, 2009.  

TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil 
na época da segunda Guerra. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

VALIM, Alexandre Busko. Imagens vigiadas: uma história social do cinema 
no 
alvorecer da Guerra Fria (1945-1954). Tese (Doutorado em 
História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

______. O Triunfo da Persuasão: Brasil, Estados Unidos e o Cinema da 
Política de Boa Vizinhança durante a II Guerra Mundial. São Paulo: 
Alameda, 2017.

VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. A Guerra Fria. In: REIS FILHOS, 
Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX: o 
tempo das crises (revoluções, fascismos e guerras). Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira, 2000. p. 195-223.

______. A Guerra Fria: o desafio socialista à ordem americana. Porto 
Alegre: Leitura XXI, 2004. 


