Representações da educação feminina em imagens: trabalhos manuais na Primeira República
Resumo
A disciplina de trabalhos manuais integrou-se ao currículo escolar brasileiro a partir do período imperial (século XIX). No período republicano, essa disciplina permaneceu na grade curricular e passou a ter uma grande significação no que tange a educação feminina. Dessa forma, o objetivo deste estudo é perceber como se dava a relação entre a disciplina de trabalhos manuais e a educação feminina durante as primeiras décadas do século XX, no que tange à formação proporcionada às mulheres e as representações sociais desse grupo. Para tanto, utiliza-se como fontes de pesquisa fotografias que versam sobre exposições de trabalhos manuais e de pinturas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).