A História contada por imagens: as escolas normais do início do século XX e o uso de fotografias para a historiografia contemporânea
Resumo
Esse texto pretende apontar as possibilidades de pesquisa no campo da história e da educação, refletindo sobre a conformação de espaços físicos da escola, dentre os diversos vetores possíveis de investigação, a partir da fonte fotográfica. Refletiremos acerca da imagem, o universo visual e ao uso de imagens em pesquisas no campo da história da educação e sobre o conceito de fotografia, os impactos oferecidos pelos dispositivos digitais e as ferramentas teóricas e metodológicas adequadas ao seu manuseio. Alguns percursos de leituras serão assinalados na perspectiva de explorar algumas questões e, ao mesmo tempo, verificar os limites dessa fonte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).