O missionarismo protestante e as representações da América Latina no início do século XX: algumas considerações
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n39-18636Resumo
Neste artigo reflito sobre as representações de América Latina construídas por missionários protestantes norte-americanos entre as duas primeiras décadas do século XX, com a intenção de compreender o processo de circulação e difusão da ideia de reinvenção da América Latina dentro desse círculo específico. Para tanto, apesento elementos dessas representações que estão inscritos em livros nos quais os missionários apresentam suas impressões sobre a história, os costumes e as gentes do continente e com base nessas representações, constroem estratégias e elaboram projetos para a transformação dessa parte do continente. Em mesma medida, esse conjunto de representações contribuía para legitimar a atuação missionária no campo religioso latino-americano, constituindo-se de um modelo descritivo e analítico da região sob as lentes do protestantismo missionário norte-americano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-12-2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).