Reformulação urbana em Morrinhos/GO e sua relação com os projetos modernizantes da Ditadura Civil Militar entre 1964 e 1970
Resumo
Ao longo das décadas de 1960 e 1970 uma série de transformações foi operada na área urbana do Município de Morrinhos (GO), sobretudo ao longo da segunda metade dos anos 1960, período da administração do Prefeito Joviano Antônio Fernandes (19661970). A proposta deste artigo é relacionar essas intervenções às ações do governo ditatorial pós-1964, cujo projeto era a busca do desenvolvimento e da modernização da sociedade brasileira, a partir de uma concepção de progresso. Tanto no nível local quanto no nacional, as atividades de transformação e reestruturação urbana tinham como protagonistas o poder público. Nesse sentido, a cidade de Morrinhos é a metáfora da urbanização e industrialização que se buscava.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).