América Latina aos olhos de Manoel Bomfim: análise da obra “A América Latina: males de origem
Resumo
Os intelectuais entre o final do século XIX e começo do XX perguntavam-se se a América Latina seria capaz de civilizar-se; se a miscigenação teria formado uma população composta por homens e mulheres fisicamente e moralmente degenerados. Nina Rodrigues e Sílvio Romero responderam afirmativamente a essas perguntas enquanto que Manoel José Bomfim pensou e escreveu na contramão dessas respostas, como é possível ler no seu livro “A América Latina: males de origem”, publicado em 1905. Analisaremos essa obra para investigar como Bomfim refuta a representação existente sobre a América Latina ao mesmo tempo em que elabora uma nova por meio de sua escrita.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Dossiê: Ideia, cultura e política na América Latina
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).