A imagem de Malinche pelas crônicas da conquista espanhola do México (século XVI)
Resumo
A proposta desse breve artigo é analisar os relatos produzidos sobre a conquista espanhola do México no século XVI, com a intenção de perceber qual a imagem que os diferentes cronistas construíram sobre a Malinche. Mais especificamente, o objetivo é assinalar de que maneira ela foi vista e retratada pelos muitos textos produzidos na época, a partir de sua atuação como intérprete de Cortés. Buscaremos mostrar que em meio à narrativa da vivência dos espanhóis nessas terras, dos contatos com diferentes povos e dos acontecimentos que levaram à conquista, Malinche aparece como personagem expressiva em boa parte das crônicas produzidas sobre esse assunto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Dossiê: Ideia, cultura e política na América Latina
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).