A cidade do Recife e a consciência da intelectualidade acerca do subdesenvolvimento brasileiro em meados do século XX

Autores/as

  • Fabio Silva de Souza Doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23871/dimensoes-n42-19389

Resumen

Este ensaio tem como finalidade propor uma análise sobre a percepção do subdesenvolvimento durante os anos 1946 – 1964, como experiência social e cultural. O eixo dessa perspectiva gira em torno das reflexões sobre o subdesenvolvimento econômico e social do Nordeste levadas a cabo por uma determinada elite intelectual de esquerda. Pretendemos a partir desse exercício de reflexão apontar para um possível perfil coletivo desses intelectuais nesse meio de século, em Recife. Suscitar ideias e reflexões sobre o lugar da cena intelectual engajada recifense nos projetos reformistas da Quarta República e, por fim, apresentar a possibilidade de uma nova sensibilidade intelectual com relação ao “espetáculo da pobreza”, em meados do século XX, ter contribuído para a formulação canônica do conceito de subdesenvolvimento brasileiro.

Biografía del autor/a

  • Fabio Silva de Souza, Doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

    Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu o mestrado em 2014. Licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (2008). Integrou a equipe do projeto "Transcrição documental: levantamento e organização dos dados quantitativos sobre Bens Movéis e Integrados Tombados constantes do processo e inciso de tombamentos", do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN (2007). Tem experiência em docência em nível básico e superior. Foi professor da Faculdade Santa Izildinha/UNIESP (2014-2015) e da Faculdade Sumaré (2016-2018). Tem como principal campo de interesse: história do período republicano, com ênfase nas relações entre arte e política durante a Quarta República.

    Publicações recentes: 

    DE SOUZA, Fábio. A cultura popular na perspectiva dos intelectuais do Movimento de Cultura Popular do Recife. ArtCultura (UFU), v. 17, p. 151-168, 2015.

     

    DE SOUZA, Fábio . O Movimento de Cultura Popular do Recife (MCP) nos autos dos Inquéritos Policiais (IPMs) produzidos pelo Regime Militar Brasileiro (1964-1985). In: Seminário 1964-2014: um olhar crítico para não esquecer, 2014, Belo Horizonte. Artistas e intelectuais, 2014.

     

    DE SOUZA, Fábio . Católicos e comunistas no MCP. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Intelectuais, sociedade e política (século XIX e XX), 2013.

    Artigos aceitos para publicação:

    DE SOUZA, Fábio. A Cultura Popular em tempos de Arraes. HISTÓRIA UNICAP, 2018


Publicado

2019-07-01

Número

Sección

Artigos