As artes de educar: rastros da escola moderna na constituição de uma escola inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i39.10249Resumo
O artigo tem como objetivo evidenciar ao leitor a atualização de discursos da escola moderna confi gurada a partir do século XVII na constituição da escola inclusiva do fi nal do século XX. Tomam-se como corpus empírico do estudo as edições da Revista Nova Escola publicadas entre 2008 e 2013. Assim, problematiza-se o discurso da inclusão escolar na atualidade a partir da discussão sobre a máxima comeniana todos na escola, a formação da sociedade disciplinar e o processo de escolarização de massas, apontando a escola como uma importante peça para a manutenção da sociedade ainda em nossos dias. Neste estudo, assume-se como campo teórico a perspectiva dos Estudos Foucaultianos tomando como ferramentas analíticas os conceitos de sociedade disciplinar, norma e normalização para entender o contexto no qual a instituição escolar está inserida e quais algumas das condições de possibilidade para a emergência de outras roupagens para uma mesma instituição.Palavras-chave: Escola Moderna. Inclusão Escolar. Estudos Foucaultianos.
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Publicado
30-06-2014
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Artigos
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