As artes de educar: rastros da escola moderna na constituição de uma escola inclusiva

Autores

  • Gisele Ruiz Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i39.10249

Resumo

O artigo tem como objetivo evidenciar ao leitor a atualização de discursos da escola moderna confi gurada a partir do século XVII na constituição da escola inclusiva do fi nal do século XX. Tomam-se como corpus empírico do estudo as edições da Revista Nova Escola publicadas entre 2008 e 2013. Assim, problematiza-se o discurso da inclusão escolar na atualidade a partir da discussão sobre a máxima comeniana todos na escola, a formação da sociedade disciplinar e o processo de escolarização de massas, apontando a escola como uma importante peça para a manutenção da sociedade ainda em nossos dias. Neste estudo, assume-se como campo teórico a perspectiva dos Estudos Foucaultianos tomando como ferramentas analíticas os conceitos de sociedade disciplinar, norma e normalização para entender o contexto no qual a instituição escolar está inserida e quais algumas das condições de possibilidade para a emergência de outras roupagens para uma mesma instituição.
Palavras-chave: Escola Moderna. Inclusão Escolar. Estudos Foucaultianos.

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Publicado

30-06-2014

Edição

Seção

Artigos