Educação superior – o ensino com pesquisa na prática do docente universitário
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v1i39.10727Resumo
RESUMO
Este trabalho vincula-se ao Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento profi ssional e docência universitária – saberes e práticas educativas”, aprovado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), certifi cado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científi co e Tecnológico (CNPq), sob o número 1877760681965074,visa compreender a concepção de docentes universitários sobre ensino com pesquisa e analisar referenciais teóricos que tratem do tema em questão. Propomos uma reflexão acerca das concepções dos professores de cursos de licenciatura sobre o ensino com pesquisa na docência universitária. A partir de entrevistas, evidenciou-se uma preocupação com o tema em questão e a necessidade de desenvolver a pesquisa nas salas de aula das universidades, porém apenas um dos professores (S5) relatou com clareza essa prática no cotidiano da sua ação pedagógica.
Palavras-chave: Ensino com pesquisa. Universidade. Ensino superior. Prática docente.
ABSTRACT
This work is linked to the Research Group “Professional development and university teaching – knowledge and educational practices”, approved by the Federal University of Uberlândia (UFU), certifi ed in the National Counsel of Technological and Scientifi c Development (CNPq), under number 1877760681965074, aims to understand the concept of university teachers aboutteaching with research and analyze theoretical frameworks that treat the topic in question. We propose a reflection on the teachers’ conceptions of undergraduate courses about teaching with research in university teaching. From the interviews, there was a larger concern with the issue at hand and the need to develop the research in the universities’ classrooms, but only one of the teachers (S5) reports clearly this practice in their daily pedagogical action.
Keywords: Teaching with research. University. Higher learning. Teaching practice.
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