Educação superior – o ensino com pesquisa na prática do docente universitário

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v1i39.10727

Resumo

RESUMO
Este trabalho vincula-se ao Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento profi ssional e docência universitária – saberes e práticas educativas”, aprovado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), certifi cado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científi co e Tecnológico (CNPq), sob o número 1877760681965074,visa compreender a concepção de docentes universitários sobre ensino com pesquisa e analisar referenciais teóricos que tratem do tema em questão. Propomos uma reflexão acerca das concepções dos professores de cursos de licenciatura sobre o ensino com pesquisa na docência universitária. A partir de entrevistas, evidenciou-se uma preocupação com o tema em questão e a necessidade de desenvolver a pesquisa nas salas de aula das universidades, porém apenas um dos professores (S5) relatou com clareza essa prática no cotidiano da sua ação pedagógica.
Palavras-chave: Ensino com pesquisa. Universidade. Ensino superior. Prática docente.


ABSTRACT
This work is linked to the Research Group “Professional development and university teaching – knowledge and educational practices”, approved by the Federal University of Uberlândia (UFU), certifi ed in the National Counsel of Technological and Scientifi c Development (CNPq), under number 1877760681965074, aims to understand the concept of university teachers aboutteaching with research and analyze theoretical frameworks that treat the topic in question. We propose a reflection on the teachers’ conceptions of undergraduate courses about teaching with research in university teaching. From the interviews, there was a larger concern with the issue at hand and the need to develop the research in the universities’ classrooms, but only one of the teachers (S5) reports clearly this practice in their daily pedagogical action.

Keywords: Teaching with research. University. Higher learning. Teaching practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M (org.). O papel
da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus,
2001. p.55-69. (Série Prática pedagógica)
CASTANHO, M. E. A dimensão intencional do ensino. In: VEIGA, I. P. A. (org.).
Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 35-56. (Coleção Magistério:
formação trabalho pedagógico)
CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In:
PIMENTA, S. G. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um
conceito. São Paulo: Cortez, 2002.p. 89-108.
CUNHA, M. I. Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário. Cad.
Pesq., São Paulo, n.97, p.31-46, maio 1996.
CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In:
MOROSINI, M. C. (org.). Professor do Ensino Superior: identidade, docência
e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais,
2000. p. 45-51.
CUNHA, M. I. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior:
a docência e sua formação. Educação, Porto Alegre, v.54, n.3, p. 525-536, Set./
Dez. 2004.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
GRILLO, M. C.; et al. Ensino e pesquisa com pesquisa em sala de aula. UNIrevista,
v.1, n.2, p.1-11, abr.2006.
MALUSÁ, S. Investigação sobre a atualização docente no ensino superior. In:
MALUSÁ, S.; FELTRAN, R. C. de S. (orgs.). A prática da docência universitária.
São Paulo: Factash Editora, 2003.p.137-174.
MARTINS, P. L. O. As formas e práticas de interação entre professores e alunos.
In: VEIGA, I. P. A. (org.). Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2006.p. 75-
100. (Coleção Magistério: formação trabalho pedagógico)
MASETTO, M. T.. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção
de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias
de comunicação.
Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 29, n. 2, p.
597-620, jul./dez. 2011.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1996.
MOITA, F. M. G. da S. C.; ANDRADE, F. C. B. Ensino-Pesquisa-Extensão: um exercício
de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação,
v.14, n.41, p.269-393, maio/ago 2009.
NOVAES, M. H. Psicologia da educação e prática profissional. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1992.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C.; CAVALLET, V, J. Docência no Ensino
Superior: construindo caminhos. Revista de Educação CEAP, Salvador, n. 36,
2002.p. 103-113.
SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa.
In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.
Campinas, SP: Papirus, 2001.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os
professores e sua formação.Lisboa: dom Quixote, 1992.p. 77-92.
VEIGA, I. P. A. Projeto de ação didática: uma técnica de ensino para inovar a
sala de aula. In: VEIGA, I. P. A.(org.) Técnicas de ensino: novos tempos, novas
configurações. São Paulo: Papirus, 2006. p.69-84. (Coleção Magistério: formação
trabalho pedagógico)

Downloads

Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos