Currículo pensadopraticado e o cotidiano escolar: da regulação às práticas “potencialmente” emancipatórias

Autores

  • Marcelo Paraíso Alves UniFOA/ IFRJ-VR
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles UniFOA/FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v1i39.10732

Resumo

RESUMO
Este trabalho faz parte do Estágio Pós-Doutoral e possui a intenção de refletir sobre os processos emancipatórios que emergem das práticas ordinárias das ofi cinas de um projeto de educação musical desenvolvido nas escolas públicas do interior do estado do Rio de Janeiro. As reflexões ora apresentadas partem de uma centralidade: a produção coletiva do grupo de sujeitos participantes do espaço cultural investigado e dos múltiplos sujeitos da escola envolvida na pesquisa. Os fundamentos teórico-epistemológico-metodológicos que nortearam as investigações, na tentativa de atingir o objetivo proposto, tiveram como base a sociologia das Ausências e a das Emergências, bem como os sujeitos praticantes de Certeau (1994), trazendo para o centro do debate as práticas culturais “produzidas” a partir das entrevistas, observações e fotografi as construídos nas oficinas de percussão. O paradigma venatório (Ginzburg, 1989) permitiu encontrar enredamentos entre a história local e produção singular do espaço estudado.
Palavras-chave: Ensino fundamental. Cotidiano escolar. Currículo.

ABSTRACT

This work is part of Post Doctoral Stage and has the intention of reflecting on emancipatory processes emerging from the ordinary practices of the workshops of a project developed music education in public schools in the state of Rio de Janeiro. The reflections presented here are based on a centrality: the collective production of the group of participants in the cultural space and investigated the multiple subjects involved in the research school. The theoretical-epistemological and methodological foundations that guided investigations in an attempt to achieve the proposed objective were based on the sociology of absences and Emergencies as well as the subjects practitioners Certeau (1994), bringing to the center

of the debate practices cultural “produced” from the interviews, observations and photographs built in percussion workshops. The venatório paradigm (Ginzburg, 1989) allowed to find entanglements between local history and singular production of the studied space.
Keywords: Primary school. Daily school. Curriculum.

 

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Referências

BRANDÃO, L. A casa subjetiva: matérias, afectos e espaços domésticos. São Paulo: Perspectiva, 2008.

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Publicado

22-12-2014

Edição

Seção

Artigos