O aluno com Doença Falciforme e a escola

Autores

  • Artemis Socorro do Nascimento Rodrigues Universidade Federal do Amapá-UNIFAP
  • Lindaci Viana da Silva
  • Marilene Vilhena Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Wanda Souza

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v1i39.10733

Resumo

A Doença Falciforme (DF) é causada pela mutação no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina alterada denominada hemoglobina S, que pode se polimerizar e promover a falcização das hemácias quando em homozigose. No Brasil, é uma doença de caráter endêmico, com tendência a atingir uma parcela cada vez mais signifi cativa da população, devido ao alto grau de miscigenação. As manifestações clínicas que a criança apresenta compromete seu desenvolvimento escolar. Este estudo teve como objetivo analisar e refletir, a partir de estudos literários, a baixa escolaridade do aluno com DF, analisando suas complicações psicossociais causadas pela doença e refletindo uma forma para amenizar o sofrimento da criança com DF em seu ambiente escolar. As implicações do quadro clínico da doença sobre a aprendizagem da criança merecem atenção da escola. Os professores e os colegas de sala de aula têm um papel fundamental para reverter a situação da criança no ambiente escolar. Acreditamos que é necessário conhecer as necessidades desses alunos, para então melhor atendê-los, o que tornará possível o acesso e a permanência dos mesmos na escola.
Palavras-chave: Doença Falciforme. Aluno com doença falciforme. Ambiente escolar.


ABSTRACT
The Sickle Cell Disease (SCD) is caused by a mutation in the beta globin gene of hemoglobin, resulting in a modifi ed hemoglobin called hemoglobin S, which can polymerize and promote sickling of red blood cells when homozygous. In Brazil, is an endemic disease, with a tendency to reach a increasingly signifi cant portion of the population, due to the high degree of miscegenation. Clinical manifestations that the child has committed his schooling. This study aimed to analyze and reflect, from literary studies, low education of students with DF, analyzing their psychosocial complications caused by the disease and reflecting a way to alleviate the suffering of children with SCD in their school environment. The clinical implications of the disease on the child’s learning deserve attention of the school. Teachers and classmates classroom has a key role to reverse the situation of children in the school environment. We believe it is necessary to meet the needs of these students, strive to better serve them, which make it possible to enter and remain in the same school.

Keywords: Sickle cell disease. Sickle cell disease with student. School
environment.

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Publicado

12-12-2014

Edição

Seção

Artigos