Alfabetização, leitura e escrita: uma análise das pesquisas apresentadas no período 2002-2006 na (ANPED)/GT-10
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i41.11320Resumo
O artigo analisa a produção científica do GT 10 da ANPEd, durante cinco anos (2002-2006), com o objetivo de revelar temáticas que têm sido priorizadas, além de compreender como têm sido estudadas. Consideramos, do mesmo modo, a história do GT e o contexto e a orientação de trabalhos anteriores, também com o caráter de mapeamento da trajetória do grupo de trabalho. Realizamos um levantamento das comunicações e pôsteres aprovados para apresentação no GT, e definimos categorias que identificam aspectos considerados pertinentes: instituição de vínculo do autor, temática e a abordagem do tema, procurando identificar a metodologia utilizada pelos pesquisadores. Mais de 50% dos estudos se originam na Região Sudeste do país. O assunto priorizado é Alfabetização, especialmente em estudos voltados para sua história no Brasil; apropriação da linguagem escrita; e práticas de professores. Estudos sobre letramento e livro didático surgem no período. 91% da produção analisada são pesquisas; 8% são ensaios e apenas 1% se constitui em relato de experiência.
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