O olhar sobre a educação em tempo integral: o que mudou em 10 anos?

Autores

  • Lúcia Velloso Maurício UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v2i42.12170

Resumo

Minha mobilização para escrever este artigo decorreu da constatação de uma mudança de visão do jornal O Globo em relação à escola de tempo integral, materializada na experiência educacional dos CIEPs no estado do Rio de Janeiro, em reportagens publicadas em 2015 e em 2006. O artigo, com base na concepção de educação em tempo integral de Darcy Ribeiro, é dividido em três seções: a primeira descreve a mudança de posicionamento visível nas publicações do jornal; a segunda apresenta a análise realizada por Cavaliere e Coelho sobre o desenvolvimento dos CIEPs com 15 anos de implantação, com base no depoimento de gestoras, e com 25 anos de implantação, com base nos resultados do IDEB 2009. Na terceira seção, discuto que elementos mudaram no cenário educacional brasileiro para que o jornal alterasse seu posicionamento a respeito de escola de tempo integral de forma tão incisiva. A conclusão indica que a tendência à terceirização do ensino público para instituições privadas a partir do PDE 2007 contribuiu para um olhar favorável para a escola de tempo integral, pela forte presença do Movimento Todos pela Educação, tendo em vista que a ampliação da jornada escolar possibilita constituição de nicho de mercado educacional.

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Publicado

31-12-2015