EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Relma Urel Carbone Carneiro Universidade Estadual Paulista (Unesp – Araraquara)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i43.14309

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a inclusão escolar no sistema educacional brasileiro, identificando alguns paradoxos inerentes a nossa realidade, uma vez que a educação inclusiva pressupõe alterações significativas em toda a estrutura vigente. Uma concepção inclusiva de educação implica em mudanças substanciais na estrutura macro e micro que envolve a escola, desde políticas passando por gestão, culminando em mudanças atitudinais de respeito e valorização das diferenças como elemento fundamental da constituição humana e imprescindível para o desenvolvimento de uma sociedade democrática. O artigo discute ainda alguns tópicos como políticas públicas, formação de professores e organização do espaço escolar como elementos chave da mudança de paradigma necessária para a efetivação de uma educação para todos.

Palavras-Chave: Inclusão. Educação. Diversidade.

 

ABSTRACT

 

This paper presents some reflections on school inclusion in the Brazilian educational system, identifying some paradoxes inherent to our reality, since the inclusive education foresees significant changes in the entire structure available. An inclusive conception of education implies substantial changes in the macro and microstructures that involve the school, from the policies passing through the management, up to attitudinal changes of respect and valorization of differences as fundamental elements of human constitution and necessary for the development of a democratic society. The paper further discusses some issues as public policies, training of teachers and organization of the school space as key elements to a necessary change in paradigm, for the achievement of education for all.

Key Words: Inclusion. Education. Diversity.

 

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Publicado

31-07-2016