INSTITUIÇÃO EDUCATIVA E FAMÍLIA: LINGUAGENS SILENCIADAS E RELAÇÕES DE PODER

Autores

  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Claudemir Dantes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i43.14311

Resumo

RESUMO

Esse artigo apresenta parte de nossa pesquisa de mestrado, cujo título é “Família e Educação Infantil: relações interdependentes”. Alguns dados empíricos são desvelados e analisados a partir da teoria do sociólogo Norbert Elias, mais especificamente, do conceito de poder, fruto das relações de interdependência. A proposta foi problematizar o cotidiano relacional dessas instituições sociais, refletindo sobre, em que medida o CEIM se impõe como lócus privilegiado para o cuidado e educação das crianças pequenas, ocupando um lugar onde é possível estigmatizar, por uma serie de fatores, os grupos familiares, que por sua vez, são forçados à “linguagem do silêncio”, na tentativa de manter menos tensa e conflituosa as relações cotidianas.

Palavras- Chave: Família, Educação Infantil, Norbert Elias, poder.

 

 

ABSTRACT

This search is an excerpt about a completed master’s research, entitled "Family and kindergarten: interdependent relations." Some empirical data are showed and observed from the theories Norbert Elias, about it the conception of power, like results  in the relations interdependency. A proposal was to question the relational daily lives of these social institutions, reflecting on the extent to which the Centro de EducaçãoInfantil/CEIM shows as a privileged locus for the care and education of young children, occupying a place where can be stigmatized, by a series of factors, family groups, which in turn, are forced to "language of silence" in an attempt to keep less tense and conflictual everyday relationships.

Key words: Family, Childhood Education, Norbert Elias, power.

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