REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Mariana Alves de Souza Gama Oliveira Faculdade de Odontologia de Pernambuco
  • Sandra Conceição Maria Vieira Faculdade de Odontologia de Pernambuco
  • Kalina Vanderlei Paiva da Silva Universidade de Pernambuco
  • Maria do Rosário de Fátima Brandão Amorim Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i43.14313

Resumo

O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa, com a seguinte questão norteadora: Quais são as Representações Sociais dos professores de alunos com deficiência? O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados, pelo endereço eletrônico do portal de periódicos da CAPES, de março a abril de 2015. Para a busca de informações sobre o assunto proposto, foram utilizados os seguintes descritores combinados com o operador lógico: “Representações Sociais AND Deficiência”; Representações Sociais AND Educação Inclusiva”. Analisaram-se todos os estudos por meio dos títulos e resumos, tendo sido selecionados oito estudos.De acordo com o local da pesquisa, apenas um trabalho foi realizado em Portugal, e os outros sete, no Brasil. Quanto ao ano de publicação, publicou-se apenas um artigo em 2002, 2006, 2007, 2008, 2010; em 2012, dois, e um, em 2013. Todos os artigos apresentaram uma abordagem de caráter qualitativo. Os estudos tiveram como objetivo investigar, explorar, identificar, determinar e analisar as Representações Sociais dos professores em relação aos alunos com deficiências e a inclusão desses alunos com necessidades educativas especiais. Os resultados relatados mostraram como as Representações Sociais dos professores trabalharam de formas diversificadas com esses alunos.Os professores dos estudos abordados, em sua maioria, ainda encontram-se presos a uma representação social arraigada de muitos preconceitos e estereótipos. É necessário, portanto, que haja um amplo e contínuo esclarecimento sobre as potencialidades desses alunos para que mudanças atitudinais ocorram.

 

Palavras-Chave: Representações Sociais. Docentes. Deficientes.  

ABSTRACT

Thisstudy aims to carry out an integrative review, the following guiding question: what are the social representations of teachers of students with disabilities? The literature review was conducted in the databases by the electronic address of CAPES periodical portal, between March and April 2015. To search for information on the proposed subject, we used the following descriptors combined with the logical operator: "Representations social AND Disabilities "; Social representations AND Inclusive Education ". Was analyzed all studies through the titles and abstracts. Thus, eight were selected studies. De according to the search location, only one study was conducted in Portugal and the other seven were in Brazil. As the year of publication, only one item has been published each year 2002, 2006, 2007, 2008, 2010, two in 2012 and one in 2013. All items presented a qualitative approach. The studies were designed to investigate, explore, identify, determine and analyze the social representations of teachers in relation to students with disabilities and including these pupils with special educational needs. Reported results showed the social representations of diverse form of teachers to work with these students. Os teachers of the published studies, mostly, are still stuck in a social representation of many entrenched prejudices and stereotypes. It is necessary, therefore, that there is a broad and continuous insight into the potential of these students so that attitudinal changes occur.

 

Keywords: Social Representations. Teachers. Disabled.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário de Fátima Brandão Amorim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

  

 

Referências

Souza VS, Alves MS, Silva LA, Lino DCSF, Nery AA, Casotti CA. Tentativas de suicídio e mortalidade por suicídio em um município no interior da Bahia. J bras psiquiatr. 2011; 60 (4):294-00.

World Health Organization - WHO. Multisite intervention study on suicidal behaviors – SUPRE-MISS, 2002.

World Health Organization - WHO. Preventing suicide: a global imperative. Luxembourg: WHO; 2014.

Monteiro RA, Bahia CA, Paiva EA, Sá NNBD, Minayo MCD. S Hospitalizations due to self-inflicted injuries-Brazil, 2002 to 2013. Ciência & Saúde Coletiva. 2013; 20 (3): 689-99.

Baggio L, Palazzo LS, Aerts DRGC. Planejamento suicida entre adolescentes escolares: prevalência e fatores associados. Cad. Saúde Pública. 2009; 25 (1): 142-50.

García-Rábago H, Sahagún-Flores JE, Ruiz-Gómez A, Sánchez-Ureña GM, Tirado-Vargas JC, González-Gámez JG. Factores de riesgo, asociados a intento de suicidio, comparando factores de alta y baja letalidad. Ver. salud pública. 2010; 12(5): 713-21.

Souza LDM, Silva RA, Jansen K, Khun RP, Horta BL, Pinheiro RT. Suicidal ideation in adolescents aged 11 to 15 years: Prevalence and associated factors. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2010; 32(1): 37-41.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Saúde Brasil 2012: uma análise da situação de saúde e dos 40 anos do Programa Nacional de Imunizações. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Informática do SUS (Datasus). Estatísticas vitais. [acessado 2015 Out 1]. Disponível em: URL: <http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0205 L>.

Schlösser A, Rosa, GFC, More CLOO. Revisão: comportamento suicida ao longo do ciclo vital. Temas em Psicologia. 2014; 22 (1): 133-45.

Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. The Brazilian healthsystem history, advances, and challenges. The Lancet 2011; 377 (9779): 1778-797.

Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Comportamento Suicida: Conhecer para Prevenir (Manual dirigido para profissionais de Imprensa). São Paulo: ABP;2009.

Werlang BSG, Borges, VR, Fensterseifer L. Fatores de risco ou proteção para a presença de ideação suicida na adolescência. Revista interamericana de psicología= Interamerican journal of psycholog. 2005; 39 (2): 259-66.

Nock MK, Borges G, Bromet EJ, Cha CB, Kessler RC, Lee S. Suicide and suicidal behavior. Epidemiologic reviews. 2008; 30: 133-54.

Azevedo A, Matos AP. Ideação suicida e sintomatologia depressiva em adolescentes. Psicologia, Saúde & Doenças. 2014; 15 (1): 179-90.

Brown DL, Jewell JD, Stevens AL, Crawford JD, Thompson R. Suicidal risk in adolescent residential treatment: Being female is more important than a depression diagnosis. Journal of Child and Family Studies. 2012; 21: 359–67.

Arria AM, O'Grady KE, Caldeira KM, Vincent KB, Wilcox HC, Wish ED. Suicide ideation among college students: a multivariate analysis. Archives of Suicide Research. 2009; 13(3): 230-46.

Barrios LC, Everett SA, Simon TR, Brener ND. Suicide ideation among US college students. Associations with other injury risk behaviors. Journal of American College Health. 2000; 48(5): 229-33.

Crow S, Eisenberg ME, Story M, Neumark-Sztainer D. Are body dissatisfaction, eating disturbance and body mass index predictors of suicidal behaviour in adolescents? A longitudinal study. Journal of Consulting and Clinical Psychology. 2008; 76(5): 887-92.

American Psychiatric Association (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 4th ed. Washington DC: APA:2003.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Portaria nº 1.876, de 14 de agosto de 2006. In: Diário Oficial da União. Brasília: DOU; 2006. p. 65.

Ferreira, CLB. Avaliação do nível de ideação suicida em pacientes atendidos após tentativa de suicídio: resultados preliminares. Revista da ANPG. 2013; 1(1): 60-5.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem. 2008; 17(4):758-64.

Batterham PJ, Ftanou M, Pirkis J, Brewer J L, Mackinnon AJ, Beautrais A, et al. A Systematic Review and Evaluation of Measures for Suicidal Ideation and Behaviors in Population-Based Research. 2014. Psychol Assessment. 2015; 27(2): 501-12.

World Health Organization - WHO. Young People´s Health – a Challenge for Society. Report of a WHO Study Group on Young People and Health for All. Technical Report Series 731. Geneva: WHO, 1986.

Beck AT, Steer RA, Ranieri WF. Scale for suicide ideation: Psychometric properties of a self-report version. Journal of Clinical Psychology.1988; 44(4): 499–505.

Patterson WM, Dohn HH, Bird J, Patterson GA. Evaluation of suicidal patients: the SAD PERSONS scale. Psychosomatics. 1983; 24(4): 343-49.

Reynolds WASIQ, Adult Suicidal Ideation Questionnaire: Professional Manual. Psychological Assessment Resources, Incorporated. 1991.

Osman AK, Gutierrez PM, Barrios F, Chiros C. The positive and negative suicide ideation inventory: Development and validation. Psychological Reports. 1988; 82(3): 783-93.

Posner K, Oquendo MA, Gould M, Stanley B, Davies M. Columbia Classification Algorithm of Suicide Assessment (C-CASA): classification of suicidal events in the FDA’s pediatric suicidal risk analysis of antidepressants. American Journal of Psychiatry. 2007; 164(7): 1035-043.

Coric V, Stock EG, Pultz, J, Marcus R, Sheehan DV. Sheehan Suicidality Tracking Scale (Sheehan-STS): preliminary results from a multicenter clinical trial in generalized anxiety disorder. Psychiatry (Edgmont). 2009; 6(1): 26-31.

Spijker BAJ, Batterham PJ, Calear AL, Farrer L, Christensen H, Reynolds J. et al. The suicidal ideation attributes scale (SIDAS): Community-based validation study of a new scale for the measurement of suicidal ideation. Suicide and life-threatening behavior. 2014; 44(4): 408–19.

Ribeiro JD, Witte TK, Van Orden KA, Selby EA, Gordon KH, Bender TW,et al. Fearlessness about death: The psychometric properties and construct validity of the revision to the Acquired Capability for Suicide Scale. Psychological assessment. 2014;26(1):115.

Fountoulakis KN, Pantoula E, Siamouli M, Moutou K, Gonda X, Rihmer Z et al. Development of the Risk Assessment Suicidality Scale (RASS): a population-based study. Journal of affective disorders. 2012; 138(3): 449-57.

Eaton DK, Kann L, Kinchen S, Shanklin S, Ross J, Hawkins J, et al. Youth risk behavior surveillance--United States, 2007. MMWR Surveil Summ. 2008; 57(4): 1-131.

Friedman JM, Harkavy JM, Asnis GM. Assessment of suicidal behavior: A new instrument. Psychiatric Annuals. 1989; 19(7): 382-7.

Holi MM, Pelkonen M, Karlsson L, Kiviruusu O, Ruuttu T, Heilä H. et al. Psychometric properties and clinical utility of the Scale for Suicidal Ideation (SSI) in adolescents. BMC psychiatry. 2005; 5(1): 1-8.

Juhnke GA. The adapted-SAD persons: A suicide assessment scale designed for use with children. Elementary School Guidance & Counseling. 1996; 30(4): 252-8.

Reynolds W. ASIQ, Adult Suicidal Ideation Questionnaire: Professional Manual. Psychological Assessment Resources, Incorporated, 1991.

Osman A, Barrios FX, Gutierrez PM, Wrangham JJ, Kopper BA, Truelove RS. et al. The Positive and Negative Suicide Ideation (PANSI) Inventory: Psychometric evaluation with adolescent psychiatric inpatient samples. Journal of Personality Assessment. 2002; 79(3): 512-30.

Posner K, Brown GK, Stanley B, Brent DA, Yershova KV, Oquendo MA, et al. The Columbia–Suicide Severity Rating Scale: initial validity and internal consistency findings from three multisite studies with adolescents and adults. American Journal of Psychiatry. 2011; 168(12): 1266-77.

Amado DM, Beamon DA, Sheehan DV. Linguistic validation of the pediatric versions of the Sheehan Suicidality Tracking Scale (S-STS). Innovations in clinical neuroscience. 2014; 11(9-10): 141-163.

Meyer RE, Salzman C, Youngstrom EA, Clayton PJ, Goodwin FK, Mann JJ, et al. Suicidality and risk of suicide--definition, drug safety concerns, and a necessary target for drug development: a brief report. J Clin Psychiatry. 2010; 71(8): 1040-6

Bertolote, JM. Mello-Santos C, Botega JN. Detecção do risco de suicídio nos serviços de emergência psiquiátrica. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2010; 32(Supl II): s87-s95.

Borges VR, Werlang BSG. Estudo de ideação suicida em adolescentes de 15 a 19 anos. Estud. psicol. (Natal). 2006; 11(3): 345-51.

Reinherz HZ, Giaconia RM, Silverman AB, Friedman A, Pakiz B, Frost A. et al. Early psychosocial risks for adolescent suicidal ideation and attempts. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 1995; 34(5): 599-611.

Borges VR, Werlang BSG, Copatti M. Ideação suicida em adolescentes de 13 a 17 anos. Barbarói. 2008; 28: 109-23.

De Leo D, Cerin E, Spathonis K, Burgis S. Lifetime risk of suicide ideation and attempts in an Australian community: prevalence, suicidal process, and help-seeking behaviour. Journal of affective disorder. 2005; 86(2): 215-24.

Downloads

Publicado

31-07-2016