O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, O DISCURSO CIENTÍFICO E O CONFORMISMO SOCIAL NO FILME QUALQUER GATO VIRA-LATA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i43.14314

Resumo

Este artigo realiza uma análise crítica do discurso do filme Qualquer gato vira-lata, de 2011, com o objetivo de discutir a forma como o professor universitário, o discurso científico e a supremacia do amor sobre a razão são apresentados no enredo. A partir de discussões sobre tabus acerca do magistério superior, em Adorno (1995); a pretensa superioridade do discurso científico, em Manacorda (2008) e Gramsci (1982); e o conformismo social, em Gramsci (2002), são tecidas análises que permeiam a narrativa e que relacionam a realização do filme com os interesses econômicos e ideológicos que seu produtor – Organizações Globo - e patrocinadores pretendem hegemonizar.

Palavras-chave: Professor Universitário; Discurso Científico; Conformismo Social.

Abstract

This article presents a critical analysis of the film discourse Qualquer Gato Vira-Lata , 2011, in order to discuss how the university professor, scientific discourse and the supremacy of love over reason are presented in the plot . From discussions of taboo about the university teaching, in Adorno (1995); the alleged superiority of scientific discourse in Manacorda (2008 ) and Gramsci (1982); and social conformity , in Gramsci (2002 ) , analyzes are woven that pervade the narrative and relate the making of the film with the economic and ideological interests that its producer – Organizações Globo - and sponsors intend hegemonic .

 

Keywords: Professor; Science Discourse; Social Conformism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

NOTAS DE FIM:
1- Segundo informe anual da ANCINE (2012), Qualquer gato vira-lata (2011) teve mais de um milhão de espectadores. http://www.ancine.gov.br/media/SAM/Informes/2012/InformeAnual2012.pdf
2- De acordo com Keller e Kotler (2012), o merchandising é uma estratégia de marketing e pode se referir a inserção de produtos/marcas em conteúdos de entretenimento, como programas de televisão, filmes e novelas.

REFERÊNCIAS

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Indústria cultural e Sociedade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009.

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

BARRETO, Raquel. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, 2012.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, vol. 3: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

_______________. Caderno 12. São Carlos: UFSCar, 1982.

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2012.

MANACORDA, Mario. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. Campinas: Alínea, 2008.

QUALQUER GATO VIRA-LATA – Direção: Tomas Portela – Ficção – 98 min – Globo Filmes – Brasil – 2011.

RODRIGUES, Chris. O Cinema e a Produção: Para Quem Gosta, Faz Ou Quer Fazer Cinema. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Downloads

Publicado

31-07-2016