O USO DE IMAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

Autores

  • Adriano Cecatto Universidade Federal de Minhas Gerais
  • Antonio Germano Magalhães Junior Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i43.14315

Resumo

RESUMO

Objetivou-se investigar como os professores dos cursos de História ensinam a utilização de imagens nas disciplinas de Ensino de História. A demarcação espaciotemporal envolveu os cursos de formação de professores em História da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade de Fortaleza-CE, em 2012. A investigação é qualitativa, de caráter documental, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Constatou-se entre os docentes: pouco uso de imagens; a formação para trabalhar com imagens foi sendo adquirida com suporte nas necessidades profissionais; reconhecem a necessidade de utilizar imagens com maior frequência e de se criar espaços de formação para o estudo da utilização de imagens.

Palavras-chave: Imagem. Cultura Visual. Ensino de História. Formação Docente. Saberes Docentes.

 

ABSTRACT

This study aimed to investigate how teachers of History use images in courses of this subject. Spatial-temporal demarcation involved teacher training courses in History from the State University of Ceará (UECE) and Federal University of Ceará (UFC) in Fortaleza, during the year of 2012. The research is qualitative and of documentary essence, having semi-structured interviews and non-participant observation as its data collection technique. Findings among teachers were: little use of images; groundwork for their use in classroom environment has been gathered as means to professional needs; the interest in using images in a more frequent basis was undeniable, as well as the creation of training spaces for practicing its use.

Keywords: Image. Visual Culture. History Teaching. Teacher Training Process. Knowledge and approaches.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Decreto nº 200-A, de 8 de Fevereiro de 1890. Coleção de Leis do Brasil de 1890a.

, Decreto nº 511, de 23 de Junho de 1890. Coleção de Leis do Brasil de 1890b, v. 1, p. 1387.

. (1898), Synopse do Recenseamento – 31 de dezembro de 1890. Rio de Janeiro, Officina da Estatística.

. (1907), Atas do Governo Provisório. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional.

. (1924a), “Annaes do Congresso Constituinte da República - 1890”, Imprensa Nacional, 1: 1117.

. (1924b), “Annaes do Congresso Constituinte da República - 1890”, Imprensa Nacional, 2: 841.

. (1924c), “Annaes do Congresso Constituinte da República - 1890”, Imprensa Nacional, 3: 923.

COSTA, Wilma Peres (1994), A questão fiscal na crise do Império e na implantação da República. Projeto Balanço e perspectivas do federalismo fiscal no Brasil, Vol. 8 – Os dilemas históricos da federação brasileira –, Tomo 2.

KUGELMAS, Eduardo (1994), O federalismo nos anos 20. Projeto Balanço e perspectivas do federalismo fiscal no Brasil, Vol. 8 – Os dilemas históricos da federação brasileira –, Tomo 2.

LESSA, Renato (1988), A invenção do Republicanismo: Campos Sales, as bases e a decadência da Primeira República brasileira.

GOERTZ e MAHONEY (2012), A Tale of Two Cultures. Princeton: Princeton University Press, Chapter 11, 12, 13, p. 139-160.

SILVEIRA, Rosa Maria de Godoy. (1978), Republicanismo e federalismo: um estudo da implantação da República no Brasil (1889-1902). Brasília, Universidade Federal da Paraíba.

VAN EVERA, Stephen (1997). Guide to methods for students of political science. New York: Cornell University, 1997.

Downloads

Publicado

31-07-2016