A LEITURA NOS CURRÍCULOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ESTADOS BRASILEIROS

Autores

  • Deisi Luzia Zanatta Faculdade Jangada de Jaraguá do Sul/SC
  • Gislene Aparecida da Silva Barbosa Faculdade de Presidente Prudente – FAPEPE
  • Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva Universidade Federal de Goiás (UFG/Jataí)
  • Ronis Farias de Souza Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i44.15868

Resumo

A leitura proporciona o encontro ou a comunicação entre o leitor e o autor por meio dos signos linguísticos que formam a tessitura do texto. O objetivo da leitura não é a memorização, mas, sim, a reflexão e compreensão crítica, única maneira de o leitor construir seu próprio texto e ampliar seu horizonte. Nesse sentido, este artigo tem como norteamento central identificar e comparar as concepções de leitura que circulam nos currículos oficiais dos estados do Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, levando em consideração que a leitura é essencial no desenvolvimento da cidadania do estudante e que a disciplina de Língua Portuguesa, do 6º ao 9º ano, tem um compromisso com o desenvolvimento da compreensão dos mais variados textos, segundo os referenciais nacionais dos currículos - LDB e PCN, uma vez que a cultura e o sujeito se constituem na e pela linguagem. 

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Publicado

31-12-2016