CAMINHOS NA FORMAÇÃO LEITORA: ENSINO E MEDIAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i44.15870Resumo
O objetivo desse texto é analisar os diferentes espaços de mediação (família, biblioteca e escola) que têm como finalidade a constituição do leitor literário a fim de identificar como têm (ou não) cumprido esse papel e as consequências que essas mediações, ou a ausência delas, trazem para o adulto leitor e para as suas práticas formadoras de novos sujeitos leitores. Para isso, demos voz, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, a alguns sujeitos que realizam, em sua prática cotidiana, a formação de professores que ensinam a leitura literária na escola. Como resultado desse estudo, podemos inferir que as histórias de leitura literária de cada um dos sujeitos é um processo único, que demanda mediação, mas que esta possui formas diversas de se constituir. Em todos os casos foi possível identificar mediadores que marcaram a formação do professor e a sua prática de constituição de novos leitores. Mas esses medidores nem sempre assumem de forma intencional essa função e sua mediação ocorre de forma e com consequências diferenciadas.
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