A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Cinthia Magda Fernandes Ariosi Unesp/Presidente Prudente
  • José Carlos Miguel Unesp/Marília

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i44.15872

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir o tratamento oferecido à literatura nos documentos oficiais brasileiros referentes à Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos – EJA, com delimitação nos aspectos referentes à formação de professores. Para consolidar essa intenção foi realizada uma análise dos documentos que orientam as duas modalidades de ensino mencionadas. A análise buscou identificar qual a orientação oficial para a formação de professores quanto ao desenvolvimento da educação literária na educação básica, especificamente na educação do campo e na EJA, respondendo a questões como: existe alguma menção à literatura na formação de professores para as especificidades das escolas? Qual a orientação subjacente nesses documentos sobre a literatura? Os documentos curriculares contemporâneos apresentam orientações que se voltam às especificidades da EJA e Educação do Campo?

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Publicado

31-12-2016