FORMANDO LEITORES: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Vânia Kelen Belão Vagula UNESP-Presidente Prudente
  • Marta Campos de Quadros
  • Silvana Ferreira de Souza Balsan UNESP-Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i44.15873

Resumo

Este texto debate a presença de estratégias de leitura como metodologia de ensino discutida e pesquisada no Brasil. Reflete e analisa sua presença nos documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais e Cadernos de Língua Portuguesa do PNAIC, que orientam o ensino de Língua Portuguesa no país. Objetiva constatar como tais documentos se referem a estratégias de leitura; identificar quais concepções de estratégia de leitura os pautam e em que medida apoiam a formação de docentes para o ensino de estratégias de compreensão leitora. Conclui que os documentos oficiais, embora citem estratégias, e mesmo o aporte teórico que lhes dão suporte, não orientam o educador a usá-las para melhorar sua prática de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2016