IMPLANTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE GOIÁS E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEG-CCET

Autores

  • ROGÉRIO DANIEL PEREIRA RAMOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • NYUARA ARAÚJO DA SILVA MESQUITA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo

Realizou-se um estudo de natureza política e pedagógica a respeito da implantação das Organizações Sociais (OSs) na Educação Básica do Estado de Goiás e suas implicações no curso de Licenciatura em Química da UEG – Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), localizado na cidade de Anápolis-GO. Por meio da aplicação de questionário, foi investigada a compreensão dos professores formadores do curso de licenciatura em Química sobre as OSs, bem como os impactos desse novo modelo de gestão escolar sobre o curso de licenciatura em Química da UEG. A natureza da pesquisa é qualitativa utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). De acordo com as opiniões dos professores formadores, as OSs têm como princípios norteadores: o caráter mercadológico, econômico e operacional, em que a qualidade do ensino é medida por testes, segregando os alunos que respondem bem a este tipo de avaliação e excluindo aqueles de menor desempenho. Quanto às implicações no curso de licenciatura em Química da UEG, os professores temem que a procura por este curso diminua ainda mais, pois nesse novo modelo de gestão, exclui-se a obrigatoriedade do estado em selecionar professores por meio de concurso público, precarizando cada vez mais o trabalho docente.

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Biografia do Autor

ROGÉRIO DANIEL PEREIRA RAMOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Docente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

NYUARA ARAÚJO DA SILVA MESQUITA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Professora do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

02-05-2020