MUNICÍPIO PEDAGÓGICO: DIRETRIZES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
PEDAGOGICAL MUNICIPALITY: THEORETICAL METHODOLOGICAL GUIDELINES
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v21i49.20243Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma sistematização de diretrizes sobre modos de fazer pesquisa no campo da Educação a partir da categoria historiográfica Município Pedagógico. Iniciando por uma discussão da categoria em foco, realizamos pesquisa de textos que utilizam a categoria, tomamos como referência um município paulista – Piracicaba – e autores como Justino Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e Carlos Henrique de Carvalho nos deram suporte para a produção da narrativa. O resultado consiste em encaminhamentos teórico-metodológicos a serem observados ao assumir como objeto de pesquisa as ações municipais no desenvolvimento educacional e cultural de munícipes de realidades singulares.
Downloads
Referências
BICA, Alessandro Carvalho; CORSETTI, Berenice. O município pedagógico e a constituição do sistema educacional municipal no período da Intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929). Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia-MG, v. 15, n.3, p. 1056-1077, set/dez., 2016. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38484/20290> Acesso em 14 mai. 2017.
CARVALHO, Carlos Henrique de; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. História comparada do município pedagógico no Brasil e em Portugal: os casos de Uberabinha e Mafra. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 40, p. 49-59, dez, 2010a. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639805/7368>. Acesso em 23 mai. 2017,
CARVALHO, Carlos Henrique de; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. O município pedagógico e a descentralização do ensino no Brasil: a educação em Minas Gerais no início da república (1889-1906). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, UNESP de Araraquara/Universidade de Alcalá, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2010b. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3485>. Acesso em 20 mai. 2016.
GONCALVES NETO, Wenceslau. A documentação oficial de Uberabinha e a compreensão da História da Educação em Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia-MG, v. 1, n.1, p. 133-139, 2002.
GONCALVES NETO, Wenceslau. Organização do ensino público no final do século XIX: o processo legislativo em Uberabinha, MG. Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia, v. 2, p. 59-66, 2004.
GONCALVES NETO, Wenceslau. Educação em movimento: Reformas no Regulamento Escolar do município de Uberabinha (1896-1899). Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia, v. 6, p. 203-220, 2007.
GONCALVES NETO, Wenceslau. O município e a educação em Minas Gerais: a implementação da instrução pública no início do período republicano. Revista história da educação, v. 13, n. 28, p. 159-185, mai/ago, 2009. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29021/pdf> Acesso em 19 de mai. 2017.
GONÇALVES NETO, Wenceslau. Repensando a História da Educação Brasileira na Primeira República: o município pedagógico como categoria de análise. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p.19-35.
GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação Municipal e Educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015a. (Coleção Pensar a Educação, Pensar o Brasil: 1822-2022).
GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de. Apresentação: A ação municipal nos assuntos da educação na Primeira República Brasileira: algumas considerações. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015b. p.7-18.
GONÇALVES NETO, Wenceslau; MAGALHÃES, Justino. Ação privada e poder público na luta pela instrução: Portugal na segunda metade do século XIX. Revista Brasileira de História da Educação – RBHE, v. 9, n. 2 (20), p. 15-39, maio/ago, 2009. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/69/77>/ Acesso em 18 mai. 2017.
GRANELL-GÓMEZ, Carmen; VILA, Ignácio (Orgs.). A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
HONORATO, Tony; MONARCHA, Carlos. De boca de sertão à cidade da instrução: institucionalização do ensino em Piracicaba no século XIX. Revista da Educação Pública, Cuiabá, v.25, n.58, jan./abr, p.175-198, 2016. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1908>. Acesso em 20 jun. 2016.
MAGALHÃES, Justino. O município liberal e a decisão política. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 54, p. 05-14, dez, 2013. Disponível em: < http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640164/7723>. Acesso em 23 mai. 2017.
MAGALHÃES, Justino. Do Portugal das luzes ao Portugal democrático – Atlas Repertório dos Municípios na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. Disponível em: <www.ie.ulisboa.pt>. Acesso em 07 set. 2015.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. O município liberal e a decisão política. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 37-46.
MAGALHÃES, Justino; ADÃO, Áurea (Org.). Os municípios na modernização educativa. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. (Coleção Estudos e Ensaios). Disponível em: <www.ie.ulisboa.pt> Acesso em 07 set. 2015.
MAGALHÃES, Justino; ADÃO, Áurea. Os municípios na educação e na cultura. Revista Interacções, v. 11, n. 35, p. 1-2, 2015. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/448>. Acesso em 07 set. 2015.
PAUPÉRIO, A. Machado. O município e seu regime jurídico no Brasil. 2. ed. Rio de janeiro: Forense, 1973.
PIRACICABA. Relatório do Presidente da Câmara Municipal para o triênio de 1889-1910. São Paulo: Espindola, Siqueira & Comp. 1902.
SOUZA, Rosa Fátima de. A atuação dos municípios na difusão da instrução primária no Estado de São Paulo (Campinas, 1889-1910). In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 121-128.
VIEIRA, Cesar Romero A.; NERY, Ana Clara B.; AGUIAR, Thiago Borges. Cultura e escolarização: um panorama do município de Piracicaba na virada do século XX. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de (Orgs.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 129-152.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0