MUNICÍPIO PEDAGÓGICO: DIRETRIZES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

PEDAGOGICAL MUNICIPALITY: THEORETICAL METHODOLOGICAL GUIDELINES

Autores

  • Tony Honorato Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Carolina Martin Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Ana Clara Bortoleto Nery Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Cesar Romero Amaral Vieira Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v21i49.20243

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma sistematização de diretrizes sobre modos de fazer pesquisa no campo da Educação a partir da categoria historiográfica Município Pedagógico. Iniciando por uma discussão da categoria em foco, realizamos pesquisa de textos que utilizam a categoria, tomamos como referência um município paulista – Piracicaba – e autores como Justino Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e Carlos Henrique de Carvalho nos deram suporte para a produção da narrativa. O resultado consiste em encaminhamentos teórico-metodológicos a serem observados ao assumir como objeto de pesquisa as ações municipais no desenvolvimento educacional e cultural de munícipes de realidades singulares.

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Biografia do Autor

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista Produtividade Fundação Araucária.

Carolina Martin, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Ana Clara Bortoleto Nery, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação pela FEUSP. Docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Bolsista Pq 2 do CNPq.

Cesar Romero Amaral Vieira, Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Programa de Pós-Graduação em educação e Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

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Publicado

31-07-2019