A FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA COLABORATIVA*
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i47.21334Resumo
A pesquisa Letramento Literário na Educação Infantil objetivou apoiar professores na formação de crianças como leitoras de literatura, empregando a metodologia da pesquisa colaborativa. A prática docente foi tomada como objeto de reflexão, por meio da análise de entrevistas e de observações, registradas em fotografias, vídeos e anotações em diário de campo. Em reuniões técnicas e em encontros de estudos, os registros foram debatidos por professores e pesquisadores com vistas ao aprofundamento teórico e à elaboração de estratégias de intervenção. Pelo seu caráter de construção coletiva e processual, a pesquisa fomentou espaços de reflexão, apoiando a criação, o desenvolvimento e a vivência de situações de aprendizagem nas quais a leitura literária se concretizava como prática social e cultural para as crianças e seus professores. Evidenciou-se, entre os professores participantes, maior domínio de conhecimentos relativos à seleção de livros, organização de espaços e estratégias de mediação de leitura. Além disso, ratificou-se a necessidade de as instituições responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil assumir, como importante componente da formação inicial e continuada, a discussão acerca da organização dos espaços do livro e da leitura, bem como o planejamento e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a formação de leitores.
Downloads
Referências
BAPTISTA, M. C. et al. Relatório do Projeto de pesquisa-ação Letramento Literário na Educação Infantil. Edital 13/2012. FAPEMIG/CAPES. Belo Horizonte, agosto de 2016.
BAPTISTA, M. C. Bebeteca (Biblioteca para a primeira infância). In: Glossário CEALE. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. FRADE, I. C. A. da S; VAL, M. G. C; BREGUNCI, M. G. de C. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014, p. 43-44.
BELO HORIZONTE. Resolução CME/BH nº 001/2015. Fixa normas para o funcionamento de instituições de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte (SME/BH). Diário Oficial do Município, Poder Executivo, Belo Horizonte, MG, 19 de mar.2015.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
CARRASCO, A. A. Escuelas y construcción de acervos de calidad para la primera infancia. In BRASIL-MEC-COEDI. Literatura na Educação Infantil: espaços, acervos e mediações. Brasília: MEC, 2015.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set/dez. 2005.
GALVÃO, B. L. Livros para crianças de 0 a 6 anos: estabelecendo critérios de qualidade. 2015. 69p. Monografia. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2015.
IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livro, 2008.
PAULINO, G. Diversidade de narrativas. In: PAIVA, A. et al (orgs.). No fim do Século: a diversidade. O jogo do livro infantil e juvenil. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
REYES, Y. A casa imaginária. São Paulo: Global, 2010.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0