A CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DE PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.21684Resumo
Esse artigo objetiva analisar como se dá a configuração subjetiva dos docentes contratados em regime temporário (PSS). A base teórica utilizada foi a teoria da subjetividade de González Rey que permite, a partir de uma abordagem sócio histórica, identificar aspectos da subjetividade dos sujeitos levando em consideração de que tais aspectos são desenvolvidos a partir da interação com o outro e com mundo. A subjetividade é constituída não somente a partir do aparato biológico do indivíduo, mas é vai se formando também pelas vivências e estruturada pela cultura produzida pela humanidade. Sendo assim, o homem interage ativamente com um mundo de ações, interpretações e sentidos. A atividade que o sujeito desenvolve, nesse sentido, pode ser um importante elemento da subjetividade. Levando em consideração a atividade de professor é que este artigo foi pensado, contemplando as condições de trabalhos dos docentes em regime temporário. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, utilizando-se de Aguiar e Ozzela (2013), os núcleos de significação encontrados foram de Estabilidade/mudança e Autonomia, Prazer/Sofrimento. Os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas e teste de complemento de frases. Isso para que o sujeito investigado pudesse expor, interpretar e refletir sobre as perguntas e respostas. Foi identificado que transitoriedade do local de trabalho é visto como algo negativo, bem como, a dificuldade de criação de vinculo e realização de um trabalho no decorre do ano letivo. Identificou-se aspectos da infância presente na escolha da profissão, porém a permanência se deu a experiências singulares da trajetória docente.
PALAVRAS-CHAVES: Subjetividade. Professor. Processo seletivo simplificado. González Rey.
Downloads
Referências
______________________________. Núcleos de Significação como Instrumento para a Apreensão da Constituição dos Sentidos. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/pcp/v26n2/v26n2a06.pdf> Acesso em 07 out 2017.
BOCK, A. B.; FURTADO; O; TEXEIRA, M. de L. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
COSTA, J. M. & GOULART, D. M. A saúde humana como produção subjetiva: aproximando clínica e cultura. 2015.<Disponível em: www.scielo.br/pdf/psoc/v27n1/1807-0310-psoc-27-01-00240.pdf. < Acesso em 29 Ago 2017.
DOBRÁNSZKY, I de A. Subjetividade no esporte: o impacto da subjetividade do técnico na constituiçao de uma equipe de triatlo. 2007. 159 p. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: < http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/381>Acesso em 22 Ago 2017.
GONCALVES, M da G. M. Sujeito e subjetividade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 0-0. ISSN 18084281.Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180842812004000300008. Acesso em 26 Ago 2017.
GONZÁLEZ REY F. L As configurações subjetivas do câncer: um estudo de casos em uma perspectiva construtivo-interpretativa. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp.328-345. <Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000200009. < Acesso em 22 set 2017
___________________ Sujeito e subjetividade. São Paulo: Thomson, 2003.
FERREIRA, J. M. A ação da mulher empreendedora sob a perspectiva sócio-histórica de Gonzalez Rey. Tese (doutorado). 2012. Curitiba. Universidade Positivo.
FERREIRA, J. M; NOGUEIRA, E. E.S. Mulheres e suas histórias: razão, sensibilidade e subjetividade no empreendedorismo feminino. Rev. adm. contemp. [online]. 2013, vol.17, n.4, pp.398-417. ISSN 1982-7849. < Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552013000400002. < Acesso em 28 Ago 2017.
OLIVEIRA. M. C. F. de; ALMEIDA J. M. de. Compreendendo a subjetividade: um diálogo entre Freud e kierkegaard. Disponível em: < http://periodicos.uesb.br/index.php/jieks/article/viewArticle/2167> Acesso em 25 Ago 2017.
JAZAR.W. F Constituição da subjetividade da mulher empreendedora rural. < Disponível em:http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38340/R%20-%20D%20-%20FABIOLA%20WEINHARDT%20JAZAR.pdf;sequence=3. < Acesso em 8 Ago 2017.
LINO . V. A. Políticas públicas e a precarização da educação pelo contrato pss no paraná. 2012. <Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/ALLAN%20%20%20ORIENT.%20ANGELA.pdf< Acesso em 10 Set 2017.
MATOS, S. S. de ; HOBOLD, M de S. Constituição de Sentidos Subjetivos do Processo Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.299-308. ISSN 2175-3539. < Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192838. < Acesso em 29 Ago 2017.
MOURA.C da. R; PERES. A.L.V; GONZALES REY.F. Doenças crônicas, subjetividade e construção de categorias de saúde. <Disponível em: seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/download/1921/1206 < Acesso em 29 Ago 2017.
MORI. D.V; GONZÁLEZ REY. F. A saúde como processo subjetivo: uma reflexão necessária. <Disponível em: <http://www.fernandogonzalezrey.com/images/PDFs/producao_biblio/fernando/artigos/Saude_e_Subjetividad/A_saude_como_processo_subjetivo.p\df.< Acesso em 26 Ago 2017.
MORI.D. V; GONZALES REY.F. Reflexões sobre o social e o individual na experiência do câncer. <.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v23nspe/a13v23nspe.pdf. < Acesso em 28 Ago.
MOROZ. M; RUBANO R. D; EQUIPE. Subjetividade: a interpretação do behaviorismo Disponível em: < pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n20/v20a07.pd> Acesso em 24 Ago 2017.
ROSSATO. M ;MARTINEZ.M.A . Desenvolvimento da subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/pee/v17n2/v17n2a11.pd> Acesso em 04 Set 2017.
SIRGADO, P. A. Corrente Sócio-Histórica De Psicologia: Fundamentos Epistemológicos E Perspectivas Educacionais .1990. Disponível em: < http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/corrente_socio-historica_repeb.pdf>Acesso em 24 Ago 2017.
TACCA, M. C. V. R; GONZÁLEZ REY F. L. Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicologia: ciência e profissão 28.1 (2008): 138-161.Disponível em: < http://www.fernandogonzalezrey.com/images/PDFs/producao_biblio/fernando/artigos/teora_da_subjetividade/Producao_de_sentido.pdf>Acesso em 22 Ago 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0