Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v22i52.33446Resumo
Ao refletir sobre as relações complexas entre passado e presente na produção dos historiadores, Marc Bloch nos inspira na constituição deste dossiê, que fala de escolas, de processos de escolarização e da profissão docente, em perspectiva histórica. Processos, espaços e sujeitos que têm sido, nos últimos tempos, constantemente atacados e postos à prova – como também o foram em diferentes momentos do passado –, o que reforça a necessidade de revisitarmos, continuamente, as histórias, as memórias e as trajetórias que nos constituem.
É em busca de trazer à cena esses elementos, que reunimos e apresentamos, neste dossiê, um conjunto de trabalhos que tematizam historicamente a Educação. Sob a temática proposta, encontram-se artigos oriundos de investigações que analisam, em âmbitos internacional, nacional e local, questões que envolvem: a profissão docente, no que tange à formação, ao exercício da docência e às incursões políticas; as instituições de ensino e as práticas escolares; e os processos de escolarização dos sujeitos.
Para isso, contamos com a colaboração de pesquisadores/as de diferentes instituições – sete brasileiras e uma estrangeira – que, sob perspectivas e abordagens diversas, problematizam em seus textos elementos da Educação que se conectam. É com base nessas conexões, menos preocupadas com a proximidade temporal e mais com as aproximações temáticas que nos permitem idas e vindas entre diferentes contextos, que passamos a apresentar os artigos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0