FORMAÇÃO DOCENTE (LICENCIATURAS/PROFESSORADOS) EM ARTES VISUAIS NO BRASIL E NA ARGENTINA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Autores

Resumo

Quais são as semelhanças e as diferenças entre os cursos de graduação em Artes Visuais no Brasil e na Argentina? Visando à resposta dessa pergunta, realizamos um breve histórico do ensino e da formação docente em Arte nos dois países, identificamos a quantidade de cursos da área artística, suas categorias administrativas (pública ou privada), às modalidades de ensino (presencial ou EAD) e apresentamos reflexões sobre as matrizes curriculares. A pesquisa é de cunho quali-quantitativo e faz parte do projeto em rede “Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina”. Constatamos que as diferenças entre os cursos são oriundas de fatores externos (econômicos, culturais, sócio-históricos), os quais abrangem a educação como um todo em ambos os países, e que as semelhanças são próprias da área de Arte, tais como: mais cursos de Música e de Artes Visuais, assim como a diversidade de enfoques nas matrizes curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Metroski de Alvarenga, UNINTER

Doutora e mestra em Artes Visuais (UDESC), licenciada e bacharela em Artes Visuais (UFPR), professora de Arte na SEED/PR e cursos de licenciatura (Uninter). E-mail: valeriametroski@hotmail.com

Referências

ALVARENGA, V. M. A formação dos professores formadores nos cursos de graduação em Artes Visuais: estudos comparados entre Brasil e Argentina. 2020. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Udesc, Florianópolis, 2020.

ALVARENGA, V. M. Modificação do locus de formação docente em Artes Visuais no Brasil: do presencial para o EAD. In: SENHORAS, E. M. (org.). Políticas públicas na educação e a construção do pacto social e da sociabilidade humana 3. Ponta Grossa: Atena, 2021. p. 167-176.

ALVARENGA, V. M.; FONSECA DA SILVA, M. C. R. Formação docente em Arte: percurso e expectativas a partir da Lei nº 13.278/16. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1009-1030, jul./set. 2018.

ARGENTINA. Ministerio de Educación. Serie Recomendaciones para la elaboración de diseños curriculares profesorado de Educación Artística. Buenos Aires, 2009. Formación docente. Disponível em: https://cedoc.infd.edu.ar/wp-content/uploads/2020/01/artistica.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.

ARGENTINA. Ministerio de Educación. Ley nº 1.420 de Educación Común y su reglamentación, de 8 de julho de 1884. Buenos Aires, 1884. Disponível em: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL002646.pdf. Acesso em: 4 mar. 2021.

ARGENTINA. Sistema Educativo Nacional. Ley Federal de Educacion, Ley 24.195/1993. Buenos Aires: Honorable Congreso de la Nacion Argentina, 1993. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/normativa/nacional/ley-24195-17009. Acesso em: 15 mar. 2021.

AZEVEDO, I. G. O lugar da América Latina na formação inicial de professores de Artes Visuais no Brasil e na Argentina. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – UDESC, Florianópolis, 2014.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, 1971. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do artigo 26 da Lei nº 9.394/96, referente ao ensino da arte. Brasília: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 23 mar. 2021.

CHAPATO, M. E. Nuevos horizontes y escenarios en educación artística: volver a pensar la formación de arte. In: CHAPATO, M. E.; DIMATTEO, M. C. (org.) Educación artística: horizontes, escenarios y práticas emergentes. Buenos Aires: Biblios, 2014. p. 9-26.

CHAPATO, M. E.; DIMATTEO, M. C. Alcances de la educación artística a comienzos de un nuevo milênio. In: CHAPATO, M. E.; DIMATTEO, M. C. (org.) Educación artística: horizontes, escenarios y práticas emergentes. Buenos Aires: Biblios, 2014. p. 27-52.

FONSECA DA SILVA, M. C. R. Formação de professores nas licenciaturas em Artes Visuais: o processo de criação. In: ENCONTRO DA ANPAP, 23., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 671-685.

FONSECA DA SILVA, M. C. R.; BUJÁN, F. Políticas públicas de formação docente em artes: perspectivas em duas realidades, Brasil e Argentina. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 26-52, jan./abr. 2016.

SAMPAIO, J. L. F. O que se ensina e o que se aprende nas licenciaturas em artes visuais a distância? Divers@: Revista Eletrônica Interdisciplinar, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 8-30, jul./dez. 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/diver/article/view/34161/21278. Acesso em: 13 de mar. 2021.

WELTI, M. E. Martín Malharro y la enseñanza del dibujo en la escuela primaria Argentina (1904-1909). In: JORNADAS NACIONALES DE INVESTIGACIÓN EN ARTE EN ARGENTINA, 8., 2011, La Plata. Anais [...]. UNLP: La Plata, 2011.

Downloads

Publicado

01-12-2021