MERCADO DE ARTE E ENSINO DE ARTE: EM BUSCA DE CONEXÕES
Resumo
O texto propõe reconhecer, mapear e compreender as principais estratégias utilizadas no estágio atual do capitalismo para dar seguimento ao projeto societário hegemônico. A partir da constatação que o capitalismo elegeu a cultura como principal mercadoria do momento atual, a pesquisa está fundamentada no conceito de capitalismo cultural, conforme a acepção de Jameson. O estudo evidenciou a reciprocidade direta entre arte e mercado, compondo uma unidade pautada na desdiferenciação. Os aportes teóricos trazem discussões provenientes da história da arte (Graw), sociologia da arte (Quemin), cultura (Jameson) e geopolítica do capitalismo (Harvey). A pesquisa aponta para uma conexão do mercado de arte com o ensino de arte, explicitando que o mesmo grupo de artistas referendados pelo mercado está inserido nos materiais de apoio pedagógico dos professores de Santa Catarina.
Downloads
Referências
ALVES, G. Trabalho e Subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.
BORDIEU, P. As Regras da Arte: Gênese e Estrutura do Campo Literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.
GOLDSTEIN, I e OLIVEIRA, L. Mercado de arte, instituições artísticas e... passaportes. Entrevista com Alain Quemin. Revista PROA, 2007. http://www.ifch.unicamp.br/proa/entrevistas/entrevistaalain.htm
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 7. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
GRAW, I. Cuànto vale el arte? Mercado, especulación y cultura de la celebridade. Trad. Cecilia Pavon y Claudio Iglesias. – Buenos Aires: Mardulce, 2013.
HARVEY, D. Espaços de esperança. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 15. ed. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006.
JAMESON, F. A virada cultura: reflexões sobre o pós-moderno. Trad. Carolina Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MOULIN, R. O mercado da Arte: Mundialização e Novas Tecnologias. Trad. Daniela Kern. Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
QUEMIN, A. Les stars de l’art contemporain. Paris: CNRS Editions, 2013.
WU, C. Privatização da Cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. Trad. Paulo Cezar Castanheira. Co-edição: Sesc e Boitempo Editorial, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0