O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: UM OLHAR A PARTIR DA EVOLUÇÃO DAS MATRÍCULAS ENTRE 2009 E 2020
THE SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE AT THE MUNICIPAL NETWORK OF EDUCATION FROM PORTO ALEGRE: A VIEW FROM THE DEVELOPMENT OF APPLICATIONS BETWEEN 2009 AND 2020
Resumo
A presente investigação pauta-se em uma abordagem qualitativa, objetivando, prioritariamente, tanto considerar a evolução das matrículas quanto proceder a uma análise textual, que apresenta a história da Rede Municipal, associadas ao atendimento educacional especializado (AEE) na rede municipal de ensino de Porto Alegre (RME/POA). Assenta-se, no tocante ao referencial teórico, que tal seção se associa ao pensamento sistêmico (Bateson, 1986; Capra, 2006; Vasconcellos, 2012), cujo enfoque se volta aos conceitos de contexto e de retroalimentação. A análise de dados organizou-se a partir do levantamento de matrículas dos estudantes público-alvo da educação especial que frequentam o atendimento educacional especializado a partir dos dados disponibilizados a partir do Censo Escolar da Educação Básica entre os anos de 2009 e 2020. A partir dessa análise, em articulação à história da constituição das ações relacionadas à inclusão escolar na RME/POA, torna-se possível afirmar que o número de matrículas no atendimento educacional especializado vem expressando um aumento importante e aponta o seguinte: existe uma história de investimento associada à rede analisada, a qual vem se qualificando e ampliando os serviços associados ao AEE; como um sistema vivo, a RME se organiza em um processo de retroalimentação e o atendimento educacional especializado se operacionaliza a partir de uma rede de ações articuladas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0