O FUTURO É ANCESTRAL: FAMÍLIAS NEGRAS E AFROFUTURISMO NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

THE FUTURE IS ANCESTRAL: BLACK FAMILIES AND AFROFUTURISM IN CHILDREN’S AND YOUTH LITERATURE

Autores

Resumo

Com o interesse de lançar interpretações sobre a condição de personagens negras na literatura infantil e juvenil brasileira é que este artigo teve como objetivo revisar o percurso histórico até a contemporaneidade, enfocando especialmente a representação de famílias negras e Afrofuturismo. Por meio da análise bibliográfica, revisitamos tendências do gênero literatura infantil e juvenil tendo como centro as personagens negras. Em seguida apresentamos levantamentos de pesquisas sobre famílias negras e Afrofuturismo, escolhendo uma obra para analisar. O estudo apontou para a necessidade de mais investigações sobre os temas a fim de verificar em que medida as transformações das últimas décadas em relação à composição e caracterização das personagens negras na literatura infantil e juvenil está caminhando ao lado de tendências mais recentes no Brasil, como o Afrofuturismo literário.

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Biografia do Autor

Débora Cristina De Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Pedagógico

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma instituição. Coordenadora do “LitERÊtura: Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias”.

Aisha Tuanny Sant’anna Jureswski, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Mestranda em Educação, pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Graduada em Letras-Inglês pela mesma instituição  e  pesquisadora do “LitERÊtura: Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias”.

Daniela Santos Alacrino, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Mestranda em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Graduada em Letras-Português pela mesma instituição e pesquisadora do “LitERÊtura: Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias”.

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Publicado

11-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)