OS MOVIMENTOS CURRICULARES INVENTIVOS E OS ENCONTROS IMPREVISÍVEIS COM AS CRIANÇAS

INVENTIVE CURRICULAR MOVES AND UNPREDICTABLE ENCOUNTERS WITH CHILDREN

Autores

Resumo

Este artigo é um convite a entrar nas andanças realizadas com as crianças e professoras de uma escola pública de Ensino Fundamental do município da Serra/ES. Trata de uma pesquisa que buscou cartografar os movimentos curriculares inventivos criados por crianças e professoras nos encontros/acontecimentos cotidianos das turmas dos primeiros anos. Argumenta que na potência do acontecimento e na força do encontro entre a docência inventiva e as experimentações das crianças há produções de currículos que apostam na vida e na alegria. 

Entende a alegria, como potência político-afetiva e inventiva, que instaura agenciamentos de corpos políticos e libera a vida intensiva e inventiva. Dialoga com Deleuze, Kastrup, Guattari, entre outros, e problematiza: Que efeitos os encontros com a força das crianças produzem nos movimentos curriculares inventivos na turma do primeiro ano do ensino fundamental I? Conclui-se que a força e a potência dos encontros e acontecimentos imprevisíveis rompem linhas e se conectam com outras, fazendo o rizoma acontecer e inventando currículos.

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Biografia do Autor

Sandra Kretli Da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Professora Adjunta III, vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas de
Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora permanente e
Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE/Ufes) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em
Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo
(PPGMPE/Ufes). Realizou estágio de pós-doutorado em Educação na linha de
pesquisa Currículo e Culturas do Programa de Pós-Graduação em Educação e
Inclusão Social, da FaE/UFMG. Doutora e mestre em Educação pela
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Viviane De Moraes Garcia Vargas, Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria Municipal de Educação de Vitória

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado
Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo –
Professora da Prefeitura Municipal da Serra e Pedagoga da Prefeitura
Municipal de Vitória

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Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)