OS MOVIMENTOS CURRICULARES INVENTIVOS E OS ENCONTROS IMPREVISÍVEIS COM AS CRIANÇAS
INVENTIVE CURRICULAR MOVES AND UNPREDICTABLE ENCOUNTERS WITH CHILDREN
Resumo
Este artigo é um convite a entrar nas andanças realizadas com as crianças e professoras de uma escola pública de Ensino Fundamental do município da Serra/ES. Trata de uma pesquisa que buscou cartografar os movimentos curriculares inventivos criados por crianças e professoras nos encontros/acontecimentos cotidianos das turmas dos primeiros anos. Argumenta que na potência do acontecimento e na força do encontro entre a docência inventiva e as experimentações das crianças há produções de currículos que apostam na vida e na alegria.
Entende a alegria, como potência político-afetiva e inventiva, que instaura agenciamentos de corpos políticos e libera a vida intensiva e inventiva. Dialoga com Deleuze, Kastrup, Guattari, entre outros, e problematiza: Que efeitos os encontros com a força das crianças produzem nos movimentos curriculares inventivos na turma do primeiro ano do ensino fundamental I? Conclui-se que a força e a potência dos encontros e acontecimentos imprevisíveis rompem linhas e se conectam com outras, fazendo o rizoma acontecer e inventando currículos.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente: ensaios e conferências, São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Trabalho original publicado em 1934).
CARVALHO, Janete Magalhães (org.). Infância em territórios curriculares. Petrópolis: DP et Alii, 2012.
CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli; DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerreira Frizzera. Currículos como corpos coletivos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 801-818, set./dez. 2018.
CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli; DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerreira Frizzera. A dimensão política da alegria e a alegria como dimensão do político. Cadernos de pesquisa em educação, n. 45, p. 82-93, jul. 2017.
DELEUZE, Gilles. A lógica do sentido. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981)/Gilles Deleuze. Tradução para o português Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Francisca Evilene Barbosa de Castro, Hélio Rebello Cardoso Júnior e Jefferson Alves de Aquino. 3. ed. Fortaleza: EdUECE, 2019.
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles. O Abecedário de Gilles Deleuze. 1988-1989. Entrevistado por Claire Parnet. 1988-1989. Transcrição integral do vídeo para fins exclusivamente didáticos.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antônio Picquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, v. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011, 128 p.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. José Gabriel Cunha. Lisboa: Relógio D´Água Editores, 2004.
GONÇALVES, Camila Borini Vazzoler. As fabulações das crianças nos agenciamentos dos currículos. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES, 2019.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 587-604, maio/ago. 2010.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020. 207 p.
PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0