OS MOVIMENTOS CURRICULARES INVENTIVOS E OS ENCONTROS IMPREVISÍVEIS COM AS CRIANÇAS

INVENTIVE CURRICULAR MOVES AND UNPREDICTABLE ENCOUNTERS WITH CHILDREN

Autores

Resumo

Este artigo é um convite a entrar nas andanças realizadas com as crianças e professoras de uma escola pública de Ensino Fundamental do município da Serra/ES. Trata de uma pesquisa que buscou cartografar os movimentos curriculares inventivos criados por crianças e professoras nos encontros/acontecimentos cotidianos das turmas dos primeiros anos. Argumenta que na potência do acontecimento e na força do encontro entre a docência inventiva e as experimentações das crianças há produções de currículos que apostam na vida e na alegria. 

Entende a alegria, como potência político-afetiva e inventiva, que instaura agenciamentos de corpos políticos e libera a vida intensiva e inventiva. Dialoga com Deleuze, Kastrup, Guattari, entre outros, e problematiza: Que efeitos os encontros com a força das crianças produzem nos movimentos curriculares inventivos na turma do primeiro ano do ensino fundamental I? Conclui-se que a força e a potência dos encontros e acontecimentos imprevisíveis rompem linhas e se conectam com outras, fazendo o rizoma acontecer e inventando currículos.

Biografia do Autor

  • Sandra Kretli Da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

    Professora Adjunta III, vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas de
    Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora permanente e
    Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação
    (PPGE/Ufes) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em
    Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo
    (PPGMPE/Ufes). Realizou estágio de pós-doutorado em Educação na linha de
    pesquisa Currículo e Culturas do Programa de Pós-Graduação em Educação e
    Inclusão Social, da FaE/UFMG. Doutora e mestre em Educação pela
    Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

  • Viviane De Moraes Garcia Vargas, Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria Municipal de Educação de Vitória

    Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado
    Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo –
    Professora da Prefeitura Municipal da Serra e Pedagoga da Prefeitura
    Municipal de Vitória

Referências

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Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)