EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: BREVE ANÁLISE
FIELD EDUCATION AND TEACHER TRAINING: BRIEF ANALYSIS
Resumo
O presente artigo analisa a formação de professores no contexto da Educação do Campo, tendo como foco a construção da identidade e saberes docentes. A Educação do Campo enquanto modalidade de ensino está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394-96 e ao longo das duas últimas décadas tem sido foco de muitos debates dos movimentos sociais camponeses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que elegeu a pesquisa bibliográfica como abordagem de estudo, anconrando-se em referências teóricas sobre a formação de professoras(es) e Educação do Campo. Tais referências são Arroyo (2011), Caldart (2009), Molina (2014), Tardif (2014), dentre outras(os), pois as mesmas nos permitiram inferir que formar professoras para atuar nas escolas camponesas é muito imprtante para a garantia da qualidade do trabalho docente e para a emancipação dos sujeitos que habitam os espaços rurais.
Downloads
Referências
ABBOTT, A. The System of Professions. Chicago: University of Chicago Press, 1988.
ALTET, M. Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto: Porto Editora, 2000.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Rio de Janeiro:Vozes, 2011.
______. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Caderno CEDES, v.27, n.72, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jL4tKcDNvCggFcg6sLYJhwG/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12.12.2023.
______. CALDART. R. S; MOLINA. M. Por uma educação do campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Resolução CNE/CEB n° 1, de 03 de abril de 2002. Distrito Federal: MEC/ SECAD/CNE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/90931-educacao-do-campo. Acesso: 12.12.2023.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Distrito Federal: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 12.12.2023.
CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho Educação e Saúde. v. 7 (n. 1). Rio de Janeiro, pp. 35-64, mar./jun.2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/abstract/?lang=pt. Acesso: 12.12.2023.
______. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M; MOLINA, M. (Org.). Por Uma Educação do Campo: Vozes, 2004.
______; PALUDO, C. e DOLL, J. Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, Adultos, Jovens, Crianças e Educadores (Org.) Brasília: NEAD, 2006.
DESLANDES, S. E A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
FERNANDES, N. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional Por uma Educação básica do Campo. In: ARROYO, M. G; CALDART, R. S; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1992.
GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Rio Grande do Sul: Editora INIJUI, 2013.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBANEO, J. C. Buscando a qualidade social do ensino. In: Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiania: Editora Alternativa, 2001.
LOPES, M. M. Trabalho docente rural: dores e prazeres do ofício. Revista Psi. UERJ. v6. N1. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v6n1/artigos/v6n1a09.htm. Acesso em 12.12.2023.
MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. de. Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Distrito Federal: Vozes, 2004.
______. Possibilidades e limites de transformações das escolas do campo: reflexões suscitadas pela Licenciatura em Educação do Campo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
______; HAGE, S. Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, jan./abr. 2014.
NÓVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, S. G (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1995.
ROCHA, M. I. A; MARTINS, A. A. Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SHULMAN. L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review nº 1, vol. 57, febr.1987.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
VASSALO, B. O desafio poliamoroso: por uma nova política dos afetos. São Paulo: Elefante, 2022.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2002.
VIGHI, C. S. B. Formação docente: a educação do campo em foco. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 7, n. 13, p. 115–132, 2015. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/126. Acesso em: 22 set. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0