O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DA REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÁTICA

THE PROCESS OF ESTABLISHING THE PROFESSIONAL POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF ESPÍRITO SANTO: THE TRAINING OF THE TEACHER-RESEARCHER BASED ON THE CRITICAL REFLECTION OF THE PRACTICE

Autores

Resumo

Busca analisar a constituição do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, política voltada à formação strictu sensu de profissionais da Educação em efetivo exercício na Educação Básica e no Ensino Superior. Dialoga com autores sobre a formação docente e os pressupostos de Mestrados e de Doutorados em Educação na modalidade profissional. Realiza-se por meio da pesquisa qualitativa e da análise documental, adotando, como fonte, os relatórios da Avaliação Quadrienal da Capes (2017-2020). Como resultados, aponta que o programa tem contribuído com a formação de professores-pesquisadores para a Educação Básica e para o Ensino Superior, com a interiorização e inserção social da universidade, assim como as produções dos estudantes tem apontado alternativas para os desafios presentes na Educação Básica e no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Juliana Sousa Elias, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduada em História pela Ufes. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação
de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/CE/UFES). Professora de
História pela Secretaria de Educação do Espírito Santo e Coordenadora de
Turnos pela Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha/ES.

Shellen De Lima Matiazzi, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Ufes. Mestra em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/CE/UFES).
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE/CE/UFES). Professora de Educação Infantil e Pedagoga na Rede
Municipal de Educação de Vitória/ES.

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduado em Letras e Pedagogia. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Educação
pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/UFES) e docente
do referido prograda. Coordenador do Programa de Pós-Graduação de
Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/CE/UFES).

Referências

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Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)