O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DA REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÁTICA
THE PROCESS OF ESTABLISHING THE PROFESSIONAL POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF ESPÍRITO SANTO: THE TRAINING OF THE TEACHER-RESEARCHER BASED ON THE CRITICAL REFLECTION OF THE PRACTICE
Resumo
Busca analisar a constituição do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, política voltada à formação strictu sensu de profissionais da Educação em efetivo exercício na Educação Básica e no Ensino Superior. Dialoga com autores sobre a formação docente e os pressupostos de Mestrados e de Doutorados em Educação na modalidade profissional. Realiza-se por meio da pesquisa qualitativa e da análise documental, adotando, como fonte, os relatórios da Avaliação Quadrienal da Capes (2017-2020). Como resultados, aponta que o programa tem contribuído com a formação de professores-pesquisadores para a Educação Básica e para o Ensino Superior, com a interiorização e inserção social da universidade, assim como as produções dos estudantes tem apontado alternativas para os desafios presentes na Educação Básica e no Ensino Superior.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 823-841, 2017.
BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernadete. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores – RBFP, v. 1, n. 1, p. 90-102, mai. 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
HETKOWSKI, Tania Maria. Mestrados Profissionais em Educação: Políticas de implantação e desafios às perspectivas metodológicas. Plurais: Revista Multidisciplinar. Salvador, v. 1, n. 1, p. 10-29, jan/abr. 2016.
NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: Ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pesquisa educacional: da consistência epistemológica ao compromisso ético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 900-916, jul./set., 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Relatório da Avaliação Quadrienal do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação 2017-2020. Vitória, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Relatório da Avaliação Quadrienal do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação 2017-2020. Vitória, 2020.
VENTURINI, Anna Carolina; FERES JUNIOR, João. Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 882-909, jul./set. 2020.
ZEICHNER, K. M. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0